65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
ESTUDO DA SATISFAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA “MOSTRA-RH” NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN EM MOSSORÓ/RN
José Marcione da Costa - Depto. de Administração – UERN
Thaisa Sayonara de Medeiros Ferreira - Depto. de Administração – UERN
José Orlando Costa Nunes - Prof. Me./Orientador – Depto. de Administração – UERN
Antônio Pereira Júnior - Prof. Me./Orientador – Depto. de Administração – UERN
INTRODUÇÃO:
Ante as constantes mudanças ocorridas dentre o meio organizacional, torna-se necessário também aos cursos de Administração a busca pela criação e aperfeiçoamento de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a percepção dos discentes de uma forma mais dinâmica, proporcionando um maior aprendizado e fixação dos conteúdos lecionados. Para Andrade e Amboni (2004) deve-se existir uma atenção ao que diz respeito à escolha do procedimento de ensino/aprendizagem desde a concepção do projeto pedagógico de forma que esses métodos proporcionem as qualidades necessárias para o desenvolvimento profissional dos alunos. Quanto à prática pedagógica MOSTRA-RH, este pode ser um método inovador que visa o estimulo à pesquisa científica entre os alunos, onde, assuntos relacionados à área de Recursos Humanos são abordados cientificamente e apresentados em uma mostra de pôsteres ao final da disciplina de Recursos Humanos. Desta forma, objetivando-se avaliar a opinião dos discentes quanto ao método, pergunta-se: qual o nível de satisfação dos discentes da disciplina de recursos humanos do curso de administração da UERN com a prática pedagógica MOSTRA-RH? Portanto, espera-se que o presente estudo possa proporcionar informações úteis acerca do tema e ainda propicie melhorias na aplicação do método.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a participação dos discentes do curso de administração da UERN na prática pedagógica intitulada MOSTRA-RH, buscando-se mais especificamente, conhecer os fatores positivos e negativos na utilização da prática, como também conhecer a opinião dos alunos para a institucionalização da prática na disciplina de Recursos Humanos do curso.
MÉTODOS:
Quanto ao processo, pode-se definir a presente pesquisa como quanti-qualitativa. Para Collis e Hussey (2005, p. 26) o método quantitativo é “objetivo por natureza e focado na mensuração dos fenômenos. Consequentemente, um método quantitativo envolve coletar e analisar dados numéricos e aplicar testes estatísticos”. Já o método qualitativo “é mais subjetivo e envolve examinar e refletir as percepções para obter um entendimento de atividades sociais e humanas” (COLLIS; HUSSEY, 2005, p.26). O método quanti-qualitativo ou quali-quantitativo é um novo paradigma metodológico que visa avaliar os seres ou situações sobre ambos os enfoques, tanto o objetivo quanto o subjetivo, para se obter o valor real dos estudos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas que buscaram fazer o levantamento dos dados de acordo com os objetivos propostos na investigação. A população da pesquisa foi composta por um total de 241 alunos que são devidamente matriculados no curso de Administração da UERN, sendo que foram pesquisados 55 destes, formando assim, a amostra do estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os respondentes 7% são organizadores, 31% expositores e 62% observadores da Mostra-RH. Os resultados mostram que 91% deles consideram importante institucionalizar essa prática na disciplina de Recursos Humanos. Eles afirmaram que a prática é uma ótima forma de desenvolver competências dos participantes, tirando-os da rotina da sala de aula e fazendo com que conheçam a realidade das organizações. Sobre a satisfação, 20% dos participantes disseram está totalmente satisfeitos, 73% satisfeitos e 7% ficaram neutros. Com relação aos pontos positivos relacionados a cada tipo de participação, os organizadores citaram habilidades pessoais e grupais desenvolvidas a partir do evento, como o comprometimento, a comunicação e o espírito de equipe. Já os expositores relacionaram-os, principalmente, aos benefícios da relação prática-teoria, como uma melhor absorção e compreensão dos assuntos estudados. O incentivo às pesquisas e a experiência obtida pela apresentação destas também foram citados. Para os observadores, foram pontos positivos o ganho de conhecimentos diversos num curto espaço de tempo e o estímulo a investigação. Os pontos negativos identificados foram: a pouca quantidade de trabalhos, a estrutura do ambiente e o curto espaço de tempo destinado a Mostra.
CONCLUSÕES:
A presente pesquisa identificou, como propôs o seu objetivo, os principais motivos de satisfação e insatisfação dos participantes da “Mostra RH” e a opinião destes quanto a institucionalização desta prática. A grande parte das respostas se concentrou em altos índices de satisfação, o que sugere a boa aceitação do evento. Esta prática, ao requerer diversas atividades dos discentes (pesquisa, produção textual e apresentação), desenvolve habilidades pessoais e técnicas cada vez mais exigidas nas organizações, influindo positivamente na formação dos futuros profissionais. A sua realização leva os participantes a conhecerem e compreenderem as práticas que abrangem o ambiente em que estarão atuando, possibilitando a identificação de aspectos que requerem novas possibilidades. Os poucos (9%) que não concordaram com a institucionalização desta prática se explicaram dizendo que a mesma não deveria ser obrigatória. Porém, é importante ressaltar que o resultado de tal tarefa gera, muitas vezes, um interesse e uma continuidade na atividade imposta inicialmente. Esse estudo pretende, também, contribuir para a melhoria da realização desta prática, na medida em que possibilitou a reunião de informações acerca dos pontos negativos e positivos identificados pelos participantes da mesma.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Recursos Humanos, Gestão de Cursos de Administração.