65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
AÇUDE SÍTIOS NOVOS/CE: UM CASO DE ESTUDO
Marcelo Santos Santiago - Depto. Química Analítica e Fisico-Química – UFC
Antônio Anderson da Silva Ribeiro - Depto. Química Analítica e Fisico-Química – UFC
Ana Karina de Oliveira Costa - Depto. Química Analítica e Fisico-Química – UFC
Jamille da Silva Aragão - Depto. Química Analítica e Fisico-Química – UFC
Crisiana de Andrade Nobre - Depto. Química Analítica e Fisico-Química – UFC
Helena Becker - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Química Analítica e Fisico-Química – UFC
INTRODUÇÃO:
O nordeste brasileiro é caracterizado por escassez de chuvas e alta taxa de evaporação, fazendo com que o gerenciamento dos recursos hídricos seja extremamente importante para seu uso sustentável. O Açude Sítios Novos esta localizado no município de Caucaia e integra o sistema integrado de Sítios Novos, constituído de canal de transposição, adutora, agrovila para 55 famílias e um projeto de irrigação, abastecendo o complexo industrial e portuário do Pecém, o município de São Gonçalo, Umarituba, Catuana, Siupé e Sítios Novos. Também é usado para projetos de psicultura superintensiva em tanques-rede. O açude é de grande importância para a agricultura irrigada e a piscicultura da região, podendo ser classificado como classe 2 (resolução CONAMA No 357/2005). Diante do visível estado de degradação da qualidade de suas águas, este corpo hídrico pode estar eutrofizado, por diversos processos, destacando-se a drenagem superficial de plantações (lixiviação agrícola) e por efluentes industriais e domésticos não tratados. Diversos casos de mortandade de peixes já foram relatados, devido à proliferação excessiva de algas, consequentemente a redução dos níveis de oxigênio dissolvidos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar níveis de fósforo total e clorofila a no corpo d’água e classificar o nível de eutrofização desse reservatório através do índice de estado trófico (IET). As análises permitem avaliar a qualidade da água quanto à ação do homem e ao enriquecimento por nutrientes, bem como o seu efeito relacionado ao crescimento excessivo das algas ou o potencial para o crescimento de macrófitas aquáticas.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas no Açude Sítios Novos, por técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), em frascos plásticos de 1L previamente descontaminados com acido clorídrico 5%, nos períodos de julho e outubro de 2010, março a junho de 2011, julho a outubro de 2012 e janeiro de 2013. As amostras foram coletadas em vários pontos do Açude Sítios Novos, em diferentes profundidades. As amostras foram analisadas no Laboratório de Química Ambiental (LAQA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) segundo APHA, 2005. O índice do estado trófico (IET) foi calculado segundo Carlson modificado por Lamparelli.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos para a concentração de fósforo mostram os meses de julho e outubro de 2010 com valores de 0,082 e 0,144 mg L-1 respectivamente e nos meses de março, abril, maio e junho de 2011 com valores de 0,267, 0,284, 0,255 e 0,204 mg L-1 respectivamente, tendo como o mês de abril de 2010 com maior valor e o mês de julho de 2010 com o menor valor de P, esses resultados foram analisados nos períodos de quadra seca e quadra chuvosa e como observado, o período chuvoso apresentou a maior concentração de fósforo. Em todos os meses estudados a concentração de fósforo ultrapassou o valor máximo permitido pela legislação CONAMA que é de 0,050 mg L-1. A análise estatística one-way ANOVA mostrou que os dados obtidos para o ano de 2011 são estatisticamente iguais, mais diferentes dos do ano de 2010, e que nos meses de julho e outubro de 2010 as médias também são estatisticamente diferentes, mostrando assim a sazonalidade entre a estação chuvosa e seca. Também foi verificado o IET com valor de 68,6 para o ano de 2010; de 72,7 para o ano de 2011; de 72,4 para o ano de 2012 e 73,7 para o mês de janeiro de 2013. Com isso verificou-se que o açude está hipereutrofizado.
CONCLUSÕES:
Corpos d’água são afetados significativamente pelas elevadas concentrações de matéria orgânica e nutrientes, e ficam com os seus usos comprometidos, podendo estar associado a episódios de florações de algas ou mortandades de peixes, com consequências, inclusive sobre as atividades de piscicultura e pecuária nas regiões ribeirinhas. O valor praticamente constante do IET, em todos os anos estudados, coloca este reservatório como Hipereutrófico, grau máximo de trofia, explicando assim os constantes episódios de mortandades de peixes. A instalação de novas pisciculturas deve ser limitada e condições sanitárias adequadas devem ser providenciadas, para as residências no entorno do açude.
Palavras-chave: IET, fósforo, clorofila.