65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
REALIZAÇÃO DO CURSO FÍSICA, ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA DO PROJETO CIÊNCIA NA CABEÇA – NOVOS ALENTOS DA REDE PÚBLICA
Plícida Maria da Silva Arcoverde - Bolsista PIBID. Dep. De Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Filipe Vieira de Melo Monteiro - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Hugo Pinheiro Souza - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
João Galdino Pessoa - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
José Selton de Oliveira Lima - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Antonio Carlos S. Miranda - Prof. Dr./Orientador – EaD-UFRPE
INTRODUÇÃO:
O ensino de física faz parte do programa curricular do ensino básico, mas pouco se faz para incentivar e despertar o interesse dos alunos das escolas para a área de ciências, como promover atividades práticas experimentais ou atividades interdisciplinares. O Curso de Física, Astronomia e Astronáutica do Projeto Ciência na Cabeça – Novos talentos da Rede Pública tem o intuito de contextualizar física, astronomia e astronáutica, áreas tão intimamente ligadas que são multi e interdisciplinares tanto no ensino fundamental, quanto no ensino básico e até no ensino superior, possibilitando ao aluno uma educação para a cidadania concomitante à aprendizagem significativa de conteúdos. Este Curso é voltado para alunos e professores da rede pública do estado e realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Espaço Ciência, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), UFRPE, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Secretaria de Ciência e Tecnologia. Este projeto visa propor reflexões, e ações, sobre o ensino-aprendizagem em Física, Astronomia e Astronáutica e inserir a experimentação como forma incentivadora para professores e alunos do ensino básico da rede pública.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar a alunos e professores da rede pública maior aproximação com a UFRPE abrindo laboratórios e outros espaços para visitação; Integralizar os Cursistas em atividades de pesquisa e extensão; Colocar estudantes universitários em contato com a realidade da educação básica brasileira e prepará-los para seu futuro como professores.
MÉTODOS:
O curso teve duração de uma semana, em dois turnos cada dia, sendo realizado o primeiro dia no Espaço Ciência (EC) e tendo continuidade na UFRPE. A abertura do curso foi no auditório do EC com uma palestra contendo informações não comprovadas pela ciência (“Aula-trote”) para estimular no aluno o interesse de questionar e pesquisar. Após a palestra os alunos foram divididos em 5 grupos de 6 alunos, cada grupo com um Tutor para auxiliá-los durante o curso. Ao final do primeiro dia foi realizada uma aula-passeio pelo EC. A partir do segundo dia as atividades aconteceram no Laboratório de física experimental do Departamento de Física (DF) da UFRPE, com palestras de Astronomia com prof. Antonio C. Miranda – coordenador do curso, Física do Cotidiano com prof. Jairo Rocha – DF e Nanotecnologia com prof. Michael Lee – DF. O prof. Wictor Magno – DF, realizou alguns experimentos de mecânica, magnetismo e óptica com os cursistas, além de mostrar experimentos do Laboratório Brink Mobil que há em algumas escolas do estado. Houve, também, um dia dedicado à oficina de construção e lançamento de foguetes espaciais didáticos, com observação astronômica ao anoitecer. No encerramento do curso cada grupo com seu Tutor realizou uma apresentação teatral com o conteúdo visto ao longo da semana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao contextualizar conteúdos de Física visto no ensino básico com Astronomia e Astronáutica observamos um grande interesse pelo conhecimento científico por parte dos alunos e professores participantes. As atividades realizadas durante o Curso foram de suma importância, a partir do momento que os participantes puderam entender a ligação da física com a astronomia e astronáutica, compreendendo que são ciências intimamente ligadas e relacionando-as com conteúdos abordados na escola. Compreenderam, também, a importância para a sociedade do desenvolvimento tecnológico aeroespacial e científico. O Curso de Física, Astronomia e Astronáutica também conseguiu atingir suas metas, inclusive implantar 05 bolsas de Iniciação Científica Jr. da FACEPE para alunos de escolas públicas, selecionados durante o Curso, além de promover um cronograma integral de uma semana de duração com total participação dos cursistas. Dessa forma, entendemos que interdisciplinaridade e atividades experimentais associados a um ensino-aprendizagem mais lúdico é de grande contribuição para promover interesse pela ciência e para o aprendizado do aluno.
CONCLUSÕES:
Tendo como expectativa uma nova forma de ensinar ciência, mostrando aos alunos que o ensino-aprendizagem pode ser feito diferente das práticas cotidianas e tradicionais, tornando o ensino-aprendizado mais prazeroso e participativo, o presente resumo apresentou os resultados sobre o ensino de ciências com o Curso Física, Astronomia e Astronáutica do projeto Ciência na Cabeça – Novos Talentos na Rede Pública. Visto que muitas vezes os estudantes da rede pública se sentem distante das universidades, o Curso consegue aproximar o estudante dessa realidade, despertando motivação e interesse para um ingresso no ensino superior. Ao realizar uma aprendizagem mais participativa com oficinas, palestras com debates e atividades experimentais, fugimos do ensino tradicional melhorando a relação professor-aluno-conteúdo, obtendo resultados satisfatórios. Dessa forma, concluímos que como professores diante do processo de ensino-aprendizado é necessário renovar os meios de ensino, despertando no estudante o interesse pelo conhecimento e o tornando participante nessa construção, visto que divergindo do modo tradicional há uma maior relação entre professor e aluno por meio do diálogo, tornando a aprendizagem mais completa.
Palavras-chave: Contextualização, Experimentação, Ensino de Ciências.