65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E COMPOSTOS FENÓLICOS DA GRAVIOLA
Valdete Batista dos Santos Neta - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Kelly Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Thássia Thicielle Oliveira Sena - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
José Thiago Silva Soares - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Monizy da Costa Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Aldenir Feitosa dos Santos - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - UNEAL
INTRODUÇÃO:
A busca por opções terapêuticas para diferentes patologias faz da pesquisa de produtos naturais um campo extremamente fértil. Pois as pesquisas direcionadas as plantas que apresentem substâncias que possam agir sobre as diferentes espécies oxidantes geradas no organismo tornam-se de grande importância. A maioria dos componentes celulares é bastante suscetível e podem sofrer com a ação das espécies reativas de oxigênio (EROS), porém a membrana celular é um dos alvos mais atingidos pela lipoperoxidação ou peroxidação lipídica, só que esta ação pode ser inibida por antioxidantes que interrompem a cadeia de peroxidação. As substâncias ativas encontradas nas plantas e alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destas espécies EROS no organismo evitando o desencadeamento de algumas patologias. A Annona muricata conhecida como graviola é uma espécie de frutífera da família Annonaceae e sua origem vem das Antilhas. A gravioleira é a mais tropical das Annonaceae, sendo de fácil adaptação no semi-árido nordestino. Possui muitas propriedades medicinais como anti-cancerígena, anti-reumática, antibacteriana, antiinflamatória, antitumoral, diurética e calmante. Sendo muito indicada para dor, disenteria, edema, febre, gripe, hipertensão, verme intestinal e rins.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve o objetivo de estudar quimicamente o potencial dos compostos fenólicos dos extratos etanólicos da casca do caule da espécie Annona muricata e sua atividade antioxidante.
MÉTODOS:
O extrato etanólico da Annona muricata (casca do caule), foram preparados através de maceração etanólica por 24 horas, decorrente de rotaevaporação. A avaliação antioxidante qualitativa ocorreu pelo método físico-químico de separação cromatográfica, onde em cromatoplacas de sílica foi aplicado o extrato dissolvido em etanol com auxilio do capilar, sendo em seguida eluídas em clorofórmio. Após a secagem, as placas foram imersas na solução 0,3 µmol/L de DPPH em metanol para a indicação de possível atividade. A avaliação antioxidante quantitativa ocorreu pelo teste de DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazila), nas concentrações de 500 a 5μg/mL em triplicata, onde em 3 mL de cada amostra foi adicionado 0,1 mL de solução etanólica do DPPH 0,3µM incubados por 30 minutos ao abrigo da luz, com leitura a 518nm no espectrofotômetro UV-VIS. A analise antioxidante também foi avaliada pelo teste FTC (Tiocianato Férrico) nas concentrações de 0,1 a 100 µg/mL em triplicata com leitura a 500nm (espectrofotômetro UV-VIS). Para avaliação dos compostos fenólicos da amostra, foi utilizado reagente Folin-Ciocalteau com leitura no espectrofotômetro UV-VIS a 750nm, foi construída a curva de calibração com padrões de ácido gálico (2 a 0,001 mg/mL) expressa em mg de EAG (equivalentes de acido gálico) por g da amostra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise qualitativa da atividade antioxidante antiradicalar revelou que, de acordo com o método empregado, a amostra etanólica Annona muricata (casca do caule) apresentou resultado positivo perante sua capacidade de capturar o radical livre DPPH. Mediante o teste antioxidante quantitativo da amostra através do radical livre DPPH, nas concentrações de 500, 250, 125, 50, 10 e 5µg/mL, foi observado que em todas as concentrações houve atividade antioxidante para o extrato da casca do caule destacando os percentuais antioxidantes acima de 40% apresentados nas concentrações de 125 µg/mL (AAO% 41,797), 250µg/mL (AAO% 46,434), 500 µg/mL (AAO% 70,515), com CE50 de 3,8379 µg/mL. Enquanto a avaliação antioxidante através do monitoramento da quantidade de peróxido de hidrogênio no início da lipoperoxidação, que ocorreu pelo teste FTC, foi observada em todas as concentrações resultados positivo com valores de 50,75% a 98,12%. O extrato da Annona muricata avaliado apresentou também um teor de compostos fenólicos, com resultado de 0,385 mg de EAG (equivalente de ácido gálico) por g da amostra, resultado superior comparado a espécie Vernonia scabra (folha) com um teor de fenóis totais de 0,042 mg de EAG (equivalente de ácido gálico) por g da amostra, resultado descrito na literatura.
CONCLUSÕES:
O estudo de plantas medicinais vem colaborar para um melhor conhecimento da atividade antioxidante através do método DPPH, FTC e Fenóis Totais. Portanto, foi analisado que a espécie Annona muricata conhecida como graviola obteve resultados significativos mediante sua atividade antioxidante pelos testes DPPH e FTC, além de apresentar compostos fenólicos, que fortalecem a presença desta atividade nas cascas do caule, evidenciando sua importância como fonte de produtos bioativos que podem vir a trazer benefícios à saúde.
Palavras-chave: Oxidantes, Plantas medicinais, Lipoperoxidação.