65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
USO E POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Fernanda Miranda Bonfim - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano - Crateús/CE
Maciel Bomfim do Nascimento - Curso de Ciências Biológicas - FAEC/UECE
Franqueline Vituriano de Macedo - Curso de Ciências Biológicas - FAEC/UECE
Cristiana de Paula Santos - Prof.Esp - Orientadora Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
INTRODUÇÃO:
Considerando que nas últimas décadas o desenvolvimento de estratégias que facilitam o ensino tem sido cada vez mais necessário, principalmente na disciplina de Biologia, o uso de novas tecnologias dentro do processo educacional pode ser considerado um agente inovador. O uso dessas novas tecnologias pode fazer com que as aulas e os conteúdos possam ser transmitidos de forma diferenciada, tornando o aprendizado mais atrativo, através de métodos criativos e contemporâneos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise do uso e da eficácia das novas tecnologias e de ferramentas computacionais como metodologia complementar para o ensino de Biologia. O estudo foi realizado com os alunos de quatro turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, em Crateús-Ce, no segundo Semestre de 2012.
MÉTODOS:
A metodologia adotada teve dois momentos: no primeiro a professora de biologia ministrou suas aulas usando o livro didático; nas aulas seguintes, além do livro, utilizou a tecnologia, com ênfase nas ferramentas computacionais (notebook, datashow, software e vídeos). No segundo momento, após as aulas ministradas, aplicou-se um questionário para 170 alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a aplicação dos questionários, foram feitas as análises dos dados e, na primeira pergunta - “Você concorda com a utilização das novas tecnologias para o ensino de Biologia?” - 95% dos entrevistados responderam “Sim”, evidenciando que o uso de novas tecnologias dentro do processo educacional se trata de uma possibilidade real, além de inovadora. Quando questionados: “Você acha que o uso de multimídias (datashow, etc.) durante as aulas de biologia podem torná-las diferenciadas e compreensíveis?”, aproximadamente 90% dos entrevistados responderam que “Sim”. Comprova-se que mais do que fornecer informações, as ferramentas computacionais são significativos recursos didáticos que podem melhorar as formas de ensinar a favor da aprendizagem do aluno. Quando questionados se “A utilização de software que permite a visualização de imagens e vídeos contribui na fixação de conceitos abordados durante a aula de Biologia”, em torno de 90% declararam que “Sim”. Percebe-se que os interesses dos alunos estão centrados na observação com metodologias diferenciadas. E, quando perguntados se “A utilização de ferramentas computacionais pode ser uma forma significativa dos professores de Biologia se adaptarem ao ensino contemporâneo”, 95% responderam que “Sim”. Isso demonstra que a utilização das novas tecnologias modifica a concepção do profissional docente em relação ao tempo e ao contexto, fazendo com que ele não se limite, mas sim, ouse.
CONCLUSÕES:
Pôde-se concluir que o uso das novas tecnologias no ensino de biologia é viável, é eficaz e pode como contribuir para a familiarização do docente com o “pensar pedagógico” a favor da sua carreira através de inovações no contexto educacional.
Palavras-chave: Tecnologias, Ensino, Biologia.