65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA
Sidney Alexandre da Costa Alves - Professor do Ensino Fundamental I – PCR
INTRODUÇÃO:
A necessidade pessoal em se aprofundar sobre as características e processos concernentes à alfabetização foi o que me fez adentrar neste tema. A partir dos anos 80, com os estudos sobre a psicogênese da língua escrita (Ferreiro, 1985), foi posto aos professores a compreensão de que a alfabetização, mais do que mera apropriação de um código, compreende várias habilidades relacionadas para que o sujeito possa representar o sistema de escrita alfabética, doravante SEA.
A linguagem é o princípio da interação entre as pessoas e o gênero textual uma expressão da linguagem com seus propósitos de comunicação. Assim, consideramos que a exploração de vários gêneros textuais em sala de aula se constitui como atividade fundamental para o desenvolvimento da discursividade dos educandos. Para Dolz e Schneuwly (2004), o gênero textual é um instrumento que fornece um suporte para a atividade, nas situações de comunicação, e uma referência para os aprendizes.
O gênero textual poema permite que as implicações supracitadas possam ser trabalhadas no processo de alfabetização, uma vez que pelas características estéticas e finalidades deste gênero é possível explorar várias dimensões concernentes às habilidades de reflexão fonológicas e relativas à dimensão de caráter mais social da escrita.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral deste trabalho é apresentar como pode ocorrer a apropriação do SEA através do gênero textual poema. Como objetivos específicos têm-se compreender as características envolvidas no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e entender os princípios relativos aos processos de alfabetização numa perspectiva do letramento.
MÉTODOS:
Este trabalho, caracterizado como uma pesquisa qualitativa, teve como campo de observações, uma sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental, turno da manhã, na Escola Municipal Chico Mendes, localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no segundo semestre de 2012.
Os sujeitos desta pesquisa foram dezenove alunos desta turma, com idade entre seis e sete anos, todos apresentando uma frequência regular. Para alcançar os objetivos estabelecidos foi realizado um trabalho voltado à leitura e interpretação de texto no gênero poema, reflexão fonológica envolvendo comparação e análise de palavras, escrita de palavras e produção textual.
Para coletar os dados deste trabalho, registrei cada aula em diário de campo na forma de relatório, descrevendo os acontecimentos, destacando algumas falas dos alunos, registrando produções escritas e atentando às concepções oralizadas pelos alunos sobre os textos explorados e as atividades realizadas. Nestes registros destaquei as relações que os alunos conseguiam estabelecer entre o conteúdo dos textos e se o fato de ler e comparar palavras, bem como de produzir textos diversos, facilitava sua aprendizagem no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades realizadas exploraram o gênero textual poema e foram feitas pelo menos dois dias por semana. Em todas as aulas, os alunos exerceram atividades de cópia, leitura, interpretação de textos e produção escrita, sendo esta última focada na comparação entre a escrita e sonoridade de palavras dos poemas e outras palavras semelhantes na escrita e estrutura (isto é, numero de silabas, letras, sílabas iniciais e/ou finais, etc.).
Nas atividades de leitura, os estudantes várias vezes precisaram revisar os textos trabalhados a fim de responder aos diversos questionamentos que lhes foram feitos e para isto necessitaram desenvolver habilidades de nível cognitivo e meta-cognitivo. Com isto, os discentes aprenderam a analisar a pertinência e a consistência dos poemas, considerando as finalidades e características deste gênero, em especial a distribuição espacial do texto no papel e sua estrutura de versos e estrofes.
No eixo produção escrita foram exploradas as palavras que rimavam nos poemas trabalhados em atividades de escrita de novas palavras com rimas semelhantes as que estavam sendo trabalhadas no poema, escrita de frases envolvendo as palavras do poema e as já citadas novas palavras e revisão da escrita para que os alunos percebessem o que faltava em suas produções.
CONCLUSÕES:
O trabalho pedagógico envolvendo práticas de alfabetização atingiu três eixos da língua portuguesa: a leitura, a produção escrita e a apropriação do SEA.
No eixo leitura, os alunos melhoraram sua capacidade de compreensão e interpretação textual, na medida em que passaram a entender melhor o conteúdo dos textos trabalhados, expressando que várias estratégias de leitura passaram a ser empregadas pelos próprios alunos para chegar ao entendimento sobre os textos. No eixo produção escrita, os alunos puderam exercitar conhecimentos relativos ao gênero textual poema, desenvolvendo um maior domínio sobre suas características, principalmente aquelas relacionadas à dimensão estética. A maioria das produções dos alunos respeitou o emprego de versos e estrofes, bem como investiram bastante em rimas.
Em relação à apropriação do SEA, pode-se perceber que os alunos consolidaram a aprendizagem da escrita de palavras, assim como exercitaram muito sua reflexão fonológica, já que em muitas atividades como as de ditado, por exemplo, ao ocorrer à escrita de palavras no quadro, eles apontavam aquelas com letras, partes iniciais e finais e sons parecidos, exercitando seus domínios sobre esta dimensão do sistema de escrita.
Palavras-chave: Alfabetização, Poema, Sistema de Escrita Alfabética.