65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DISTRIBUÍDA NA ZONA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE PARELHAS, RN.
Millena Michely de Medeiros Campos - Depto.de Ciências Biológicas - IFRN
Maria Thereza Alves de Lima - Depto.de Ciências Biológicas - IFRN
Ítala Viviane Ubaldo Mesquita Veras - Profa. Dra./Orientadora – Depto.de Ciências Biológicas - IFRN
INTRODUÇÃO:
O conhecimento da qualidade microbiológica da água é fundamental, visto que ela é de importância vital para todas as espécies, assim sendo necessário garantir a sua potabilidade e condições higiênico-sanitárias. Por ela ser facilmente contaminada, são necessárias analises para ter conhecimento da sua microbiota.
Microrganismos patogênicos causadores de doenças como: diarreias, hepatite, cólera e febre tifoide, são transmitidos através da água e não são perceptíveis sem os testes confirmativos.
A cidade escolhida para o estudo, Parelhas-RN, é conhecida pela sua grande abundância de água, o Açude do Boqueirão com uma das maiores capacidades do estado e a passagem do rio Seridó no município, também sendo conhecida pelas doenças veiculadas por meio da água, que na maioria das vezes não chega potável aos domicílios, e locais de manipulação de alimentos, principalmente na zona rural onde as condições são precárias. Os produtores rurais utilizam águas visivelmente poluídas por falta de opção e conhecimento, e a estiagem que cada vez agrava a situação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água, através da determinação de coliformes termotolerantes em diferentes pontos do município de Parelhas, desde sua principal comporta de água, até os córregos derivados que passam pelas propriedades rurais.
MÉTODOS:
A coleta das amostras se realizou durante o período de outubro de 2012 a dezembro de 2012, em diferentes pontos do município de Parelhas, seguindo o caminho da comporta do açude Boqueirão até a zona rural. Foram analisadas 12 amostras, dividas em 4 pontos, sendo coletados volumes de 500mL, utilizando frascos estéreis que, após a coleta, eram fechados imediatamente e as amostras eram acondicionadas em embalagem refrigerada e levadas ao laboratório em tempo diminutivo.
O exame bacteriológico de coliformes foi feito através do método da fermentação em tubos múltiplos, fazendo-se diluições múltiplas decimais de 10mL da amostra em tubos de ensaio contendo Caldo A1 e tubos de Durham invertidos. Incubados em estufa bacteriológica a 35 ± 0,5 ºC, durante 3 horas e após esse período de pré-incubação, foram transferidos os tubos para banho-maria, a 44,5 ± 0,2 ºC e mantidos durante 21 ± 2 horas. A leitura é feita, considerando como resultado positivo, todos os tubos que apresentarem fermentação de gás no tubo de Durham. A determinação de coliformes termotolerantes se fez através do método de NMP (números mais provável) que expressa a densidade de coliformes em 100mL, esse resultado foi obtido através de tabelas, as quais são dados os limites de confiança de 95% para cada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados dos pontos analisados mostram uma grande contaminação da água, estando presente coliformes termotolerantes em todas as amostras, caracterizando-as como inadequadas para o consumo humano de acordo com a Portaria nº 518 do Ministério da Saúde que estabelece como padrão de potabilidade a ausência de bactérias do grupo dos coliformes termotolerantes.
Valores maiores que 160.000 coliformes em 100mL foram detectados na passagem do Rio Seridó e na zonal rural do município. Conforme a resolução do CONAMA de n° 357 de 2005 para águas salobras, os coliformes termotolerantes não devem exceder o valor de 200 coliformes termotolerantes por 100mL, para águas que o publico possa vir a ter contato. E para os demais usos não deverá ser excedido um limite de 1.000 coliformes termotolerantes por 100mL.
Sabendo que algumas dessas águas são destinadas a consumo humano, animal e finalidades domesticas sem nenhum tratamento, são resultados exorbitantes, sendo um fator preocupante de saúde pública, pois o açude do Boqueirão é a maior reserva de água que o município possui, e o segundo de maior capacidade do RN, cuja sua comporta se deriva pequenos rios que vão para as propriedades rurais com alto índice de contaminações, revelando o descaso com a preservação das fontes hídricas.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados encontrados pode-se concluir que as amostras apresentaram altos índices de poluição fecal, principalmente no Rio Seridó e na zona rural, o que deve-se provavelmente, a poluição que ocorre ao longo dos córregos dos rios. Por outro lado a água da comporta do açude do Boqueirão se mostra com menor índice de coliformes termotolerantes, assim confirmando a ideia que a água é contaminada ao longo do percurso.
O que é necessário nesse momento é conscientização da população que essa água está inadequada para qualquer uso, com promoção de palestras para os moradores, cursos de extensão, e mostrar o quanto é importante os cuidados básicos de destinação de lixos e esgotos e como fazer um tratamento da água que venha a entrar em contato com eles e os alimentos.
Palavras-chave: coliformes termotolerantes, qualidade microbiológica, patógenos.