65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA NA ZONA RURAL E URBANA DO MUNICÍPIO DE PARELHAS
Maria Thereza Alves de Lima - Depto. de Ciências Exatas e da Terra- IFRN
Millena Michely de Medeiros Campos - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - IFRN
Ítala Viviane Ubaldo Mesquita Véras - Profa. Dra. / Orientadora - Depto.de Ciências Exatas e da Terra– IFRN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho traz informações da qualidade físico-química da água utilizada para produção animal em propriedades leiteiras da cidade de Parelhas-RN. O município apresenta um clima semiárido, caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico que está diretamente ligado à limitação no suprimento de água nos termos de qualidade e quantidade. Por estar numa região de solo cristalino contata- se também que a cidade é conhecida por sua riqueza de recursos minerais.
A bovinocultura de leite exerce uma relevância sócio econômica na região por isso faz-se necessário melhorar a produtividade e qualidade do mesmo, e a partir disso aumentar a eficiência dos sistemas de produção de leite e queijo, diminuindo os riscos a saúde dos consumidores dos alimentos provenientes dele e o impacto ambiental gerados pela cadeia produtiva do leite.
Para que a limpeza e a higienização de equipamentos sejam eficientes é necessário que seja utilizada água de baixa dureza, ou seja, que contenha baixos teores de minerais dissolvidos para impedir a formação de incrustações, uma vez que estas comprometerem a vida útil dos equipamentos do sistema de ordenha.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo geral avaliar parâmetros físico-químicos da água, na zona rural e urbana do município de Parelhas a fim de obter um maior conhecimento de suas propriedades a partir de análises como: pH, cloretos, condutividade, alcalinidade total e dureza total.
MÉTODOS:
Foram coletadas amostras de águas para análise físico - química, no período de outubro a dezembro de 2012, num total de três pontos, sendo eles: Comporta do Boqueirão (ponto 1), Passagem do Rio Seridó (ponto 2) e por último Sítio Sussuarana (ponto 3), localizados na área urbana e rural de Parelhas/RN, sendo eles pertencentes ao percurso do rio Seridó. Após as coletas as amostras foram acondicionadas em caixas isotérmicas contendo gelo reciclável até serem analisadas.
As análises de água foram realizadas no Laboratório de Análises de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Câmpus Currais Novos (IFRN), de acordo com o Manual prático de análise de água. Algumas delas foram feitas a partir do método de titulações, tais como: cloretos, alcalinidade total e dureza total, já a análise de condutividade foi usado o condutivímetro microprocessado bancada, de modelo MB 11 e marca marte, fabricado no Brasil, e também o phmetro de modelo nPA 210, de marca marte, fabricado no Brasil, para determinar o ph.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo a Portaria MS 2914-11 Conama, as águas avaliadas são classificadas como salobras de classe I por terem dureza, salinidade entre 0,5% e 30,5%, pH entre 6,5 e 8,5 e serem destinadas à irrigação, consumo animal e humano. Durante as coletas não choveu na região e por isso os resultados não variaram muito.
Os valores de pH obtidos indicam que as amostras estão de acordo com a legislação, sendo a média de seus valores no 1° ponto: 8,85; 2° ponto: 7,63 e 3° ponto: 7,73. Já na condutividade, nenhuma está dentro dos limites dados pela Conama, seus valores estão entre 1232μS.mm-1639μS.mm em conseqüência do solo regional, o qual provoca grandes impactos.
As águas avaliadas estão rotuladas como dura, obedecendo a faixa de 200-350 mg/L de carbonato de cálcio, conforme segue do 1° ponto ao 3°, 241; 275,48 e 309 mg/L. Os valores de alcalinidade do 1° ponto ao 3° foram na ordem: 118,3 ppm; 220,83 ppm; 235,12 ppm,. Apenas o 1° ponto encontra-se dentro dos parâmetros da legislação, os outros mostram valores de alcalinidade elevados devido ao alto grau de mineralização da terra.
Os valores de cloretos obtidos no estudo são superiores ao estabelecido pela legislação sendo do 1° ponto ao 3°, 379,55; 409,54; 450,24 mg/L. Implicando na classificação das águas, tornando – as salobras de classe I.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos neste trabalho indicaram que nas áreas analisadas,a amostra que apresentou mais conformidade foi a Comporta do Boqueirão, as demais apresentaram nível de não conformidade iguais, o que implica dizer que estas encontram-se impactadas pelos fatores ambientais e consequentemente impróprias para consumo. Estes altos valores de alcalinidade total, dureza total e condutividade que tornam os pontos não conformes são justificados por fatores externos, ações humanas e pelo solo, o qual detém inúmeros recursos minerais.
Sendo assim, pode-se dizer que essas águas de acordo com os parâmetros físico-químicos não estão totalmente adequadas para fins domésticos, ordenha e produção como atualmente elas estão sendo utilizadas. Essa situação deve ser mais bem avaliada com base em um monitoramento periódico, visto que faz parte de um projeto totalmente voltado para a população e este deveria ter mais importância para os órgãos públicos responsáveis.
Palavras-chave: Qualidade de água, Dureza total, Cloretos.