65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 2. Bioquímica dos Microorganismos
Atividade Antibacteriana de extratos metanólicos do fungo Aspergillus nigerr: endófitico de Hancornia speciosa, contra bactérias fitopatogênicas.
Wisley Carla Rodrigues de Oliveira - Departamento de Micologia- UFPE
Ingridd Ayslane Torres de Araújo Ribeiro - Departamento de Micologia- UFPE
Raoní Oliveira Neves. - Departamento de Micologia - FAFIRE
Ana Paula Sant’Anna da Silva - Departamento de Bioquímica e Fisiologia- UFPE
Irailton Prazeres dos Santos - Departamento de Bioquímica e Fisiologia- UFPE
Marilene da Silva Cavalcanti - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Micologia - UFPE
INTRODUÇÃO:
Atualmente, novas alternativas de controle de pragas utilizando produtos à base de fungos, vêm sendo desenvolvidas a fim de estabelecer uma agricultura ecologicamente correta e que seja sustentável. Estudos visando o controle de fungos e outros microrganismos que provocam danos à agricultura, por meio do uso de extratos de fungos endófiticos vêm se destacando nos últimos anos, pois, além de serem de fácil manipulação e baixo custo, minimizam problemas de toxidade apresentados por produtos químicos sintéticos. Nesse contexto, encontra-se a espécie Arpergillus niger que se destaca em diversos estudos como produtor de enzimas extracelulares de uso industrial, mas que nesse trabalho se destacou por apresentar capacidade de inibir o crescimento de bactérias fitopatogênicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve por objetivo avaliar a Atividade Antibacteriana de extratos metanólicos do fungo Aspergilus niger: endófitico de Hancornia speciosa, contra bactérias fitopatogênicas.
MÉTODOS:
Erlenmeyers contendo os meios semi-sólidos arroz e milho foram autoclavados em três dias alternados por 20 minutos a 121°C. Blocos de 6 mm de diâmetro de meio BDA contendo o micélio de Aspergillus niger foram adicionados em 4 Erlenmeyers, 2 com arroz e 2 com milho. Após 25 dias de crescimento a temperatura ambiente, foi adicionado MEOH (300 mL), e após cinco horas sob agitação esse metanol foi filtrado e evaporado obtendo-se o extrato metanólico. Os extratos foram ressuspendidos com DMSO, a uma concentração de 100 mg/mL, e submetido ao teste de atividade antimicrobiana. Os microrganismos testes utilizados foram as bactérias fitopatogenas: Xanthomonas campestris pv. Campestres (XCC); Pectobacterium carotovorum subsp. Carotovorum (PCC), Xanthomonas campestris pv. viticola (XCV) e Acidovorax citrulli (AC), cedidos pelo Laboratório de Fitobacteriologia da UFRPE. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo método de difusão em ágar, onde discos de 5 mm de diâmetros foram impregnados com 30 µL do material ressuspendido e colocados sobre a superfície do meio NYD, semeados com as bactérias teste as quais foram suspensas previamente em soro fisiológico até turbidez de 0,5 da escala McFarland. Os resultados foram expressos em mm, e como controle foi usado DMSO, no meio arroz e milho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os extratos metanólicos obtidos a partir da fermentação do fungo Aspergillus niger nos meios de cultivo de arroz e milho mostraram-se capazes de inibir o crescimento das bactérias fitopatógenas testadas, exceto contra a bactéria Acidovorax citrulli. O extrato obtido pela fermentação em milho exibiram halos de 17 mm, 21 mm e 24 mm para as bactérias PCC, XCC e XCV respectivamente. E o extrato obtido pela fermentação de arroz exibiram halos de 14 mm, 18 mm e 20 mm para as bactérias PCC, XCC e XCV respectivamente. Estes resultados estão em concordância com outros trabalhos onde foram avaliadas as atividade antimicrobiana de fungos endófiticos isolados de diferentes espécies vegetais, obtendo-se halos de inibição consideráveis contra diferentes espécies de fungos e bactérias fitopatogênicas.
CONCLUSÕES:
O fungo Aspergullus niger apresentou capacidade inibitória contra as bactérias fitopatógenas testadas, apresentando-se como alternativa promissora no que se refere ao emprego de endófitos como inibidores de fitopatógenos e mostra-se importante, pois terá um baixo impacto ambiental, por se tratar de um fungo que não deve causar danos em plantas. Estudos como estes apresentam caráter preliminar, mas se mostram como uma opção considerável do ponto de vista biotecnológico na obtenção futura de metabolitos bioativos com importância agronômica.
Palavras-chave: Mangabeira, Xanthomonas, Atividade Antimicrobiana.