65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Opera
A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA FORMAÇÃO DO ALUNO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO GRUPO DE TEATRO PESSOAS DO IFMA CAMPUS – ZÉ DOCA
Erlane Santana Macedo - Técnico em Análises Químicas - IFMA Campus Zé Doca
Eduardo Guimarães Teixeira - Técnico em Análises Químicas - IFMA Campus Zé Doca
Maisa Sousa Marques Muniz - Técnico em Análises Químicas - IFMA Campus Zé Doca
Karina Veloso Pinto - Profa. Esp./Orientadora - IFMA Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
O Teatro é uma linguagem artística que envolve conhecimentos e questionamentos sobre o mundo. Uma forma de comunicação, um espaço onde cada um se permite ser um pouco de tudo e muito de si mesmo. A perspectiva do Teatro perpassa por estudos teóricos e práticos valorizando-se habilidades de interpretação e outras aptidões que contribuem para o processo de formação dos indivíduos que se dispõem a experenciá-lo, assim cada jogo teatral contribui para reflexão crítica dos temas propostos pelo professor, incentivando também a busca por respostas próprias e fundamentadas que é um fator muito importante num contexto em que muitos alunos ainda buscam respostas prontas, facilitadas. Partindo desse enfoque, como a participação em um grupo de Teatro auxilia no desempenho do aluno e no seu processo de formação? Para isso analisou-se a participação no Grupo de Teatro Pessoas, fundado em abril de 2012 coordenado pela professora Karina Veloso e é composto por alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Zé Doca.
A pesquisa mostrou-se necessária, pois tal análise buscou também enfatizar o Teatro como uma importante ferramenta pedagógica que pode ser inserida no processo de ensino-aprendizagem, ampliando o desenvolvimento intelectual dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O desenvolvimento das oficinas de Teatro não é feito de maneira aleatória nem sem significado, pelo contrário tem efeito na construção e socialização de cada indivíduo. Assim sendo, o presente trabalho objetivou analisar a importância do grupo de Teatro para a formação pessoal e escolar dos alunos, tendo como base os membros do Grupo de Teatro Pessoas.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma análise qualitativa, proporcionada pelos participantes do Grupo de Teatro Pessoas, sobre como têm sido para eles participarem de um grupo de Teatro, como essa prática tem ajudado no seu desempenho escolar e desenvolvimento pessoal.
Buscou-se analisar como as oficinas, o domínio e ampliação dos princípios teatrais (ação, tempo e espaço) e o contato com a comunidade através das apresentações e projetos de extensão podem melhorar no desempenho do estudante.
Foi utilizado o método exploratório-qualitativo para a pesquisa. Para possibilitar uma reunião prévia de dados sobre o objeto de estudo, realizou-se uma pesquisa exploratória, mediante a análise da avaliação pessoal dos membros desse grupo fornecida no relatório semestral de cada um, vale ressaltar que os relatórios foram fornecidos pela professora coordenadora Karina Veloso por consentimento dos alunos. Como parte da pesquisa qualitativa, foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de questionários com os membros sobre suas impressões acerca do Teatro, dificuldades e facilidades encontradas nas atividades, relações interpessoais e quais as mais importantes contribuições advindas através da participação no grupo para a vida pessoal e escolar de cada um.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os componentes do grupo (20 pessoas) com idade entre 16 e 17 anos e período de participação entre 4 meses e 1 ano foram entrevistados e 45% ingressaram no grupo por curiosidade e vontade de melhorar alguns aspectos ligados às relações interpessoais, expressão corporal, timidez e nervosismo e 40% por terem afinidade com apresentações artística e 15% por outros motivos distintos.
Cerca de 70% deles declarou que anteriormente acreditava que o Teatro se resumia somente em apresentações. O envolvimento grupal, os exercícios físicos, comunicação e organização para cumprir com horários são aspectos apontados por uns como dificuldades iniciais e por outros como facilidades.
Em relação às contribuições do grupo para a vida pessoal e escolar, constatou-se uma melhora significativa nas relações sociais, nos aspectos ligados à responsabilidade e compromisso provenientes das exigências feitas pela coordenadora, bem como maior capacidade de interação e concentração, respeito à diferença de opiniões, autoconfiança, condicionamento físico e experiências relevantes em decorrência das apresentações e atividades realizadas pelo grupo. O Teatro como um todo possibilitou um melhor desenvolvimento pessoal e escolar dos participantes por meio das atividades teatrais vivenciadas.
CONCLUSÕES:
"O Teatro não pode desaparecer porque é a única arte em que a humanidade enfrenta à si mesma." Essa frase de Arthur Miller que foi destacada no relato escrito de uma das participantes do grupo, reflete sofre a importância do Teatro na construção social do indivíduo. Esse enfrentamento feito por meio dos jogos escolhidos e executados proporciona um ideal de autoconfiança que age como um espelho para a perda de timidez ao falar em público, característica tão importante também nas atividades escolares.
Verificaram-se estas e outras maiores eficiências, de acordo com os alunos, através da construção de diálogos e posicionamentos discursivos que são fundamentais num bom desenvolvimento teatral, pessoal e escolar.
É importante destacar que os componentes do grupo manifestaram de forma escrita e oral, outros numerosos posicionamentos positivos que a prática contínua de Teatro tem contribuído para o processo de formação desses indivíduos. Dessa forma é notável que as atividades teatrais desenvolvidas na escola podem ser ótimas ferramentas pedagógicas tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, capaz de aprimorar o diálogo e contribuir para o aperfeiçoamento das relações como um todo para quem participa.
Palavras-chave: Educação, Formação do aluno, Teatro.