65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
Produção e caracterização de nanopartículas de TEOS contendo fármacos aplicados ao combate do câncer
Ana Paula Vieira Araujo - Farmácia – UnB
Anderson de Jesus Gomes - Prof. Dr. / Orientador – Farmácia - UnB
INTRODUÇÃO:
As nanopartículas poliméricas vêm sendo usadas como um sistema de controle da liberação de fármacos com o objetivo de aumentar a biodisponibilidade dos mesmos, o potencial terapêutico, a estabilidade em fluidos biológicos e a redução dos efeitos colaterais de certos fármacos.
Os estudos realizados com nanopartículas preparadas a partir de tetraetilortosilicato (TEOS) são, em geral, realizados com a sonda fluorescente apenas adsorvida ou encapsulada em meio à rede de sílica visto que esta é uma excelente matriz. Além disso, como perspectiva futura, a sua aplicação em células tumorais, permitindo a detecção de células cancerosas por imagem celular.
De forma mais específica, a pesquisa realizada “Produção e caracterização de nanopartículas de TEOS contendo fármacos aplicados ao combate do câncer” aborda a caracterização da partícula de sílica TEOS (tetraetilortosilicato), utilizando-se a fluoresceína que foi encapsulada à micropartícula de sílica. Estudos mostram que é um sistema de liberação de alta eficácia na administração de substâncias terapêuticas, pois permitem a liberação lenta e gradual do fármaco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com a finalidade de permitir a administração de agentes terapêuticos através de partículas preparadas a partir do polímero TEOS, foi realizada a caracterização físico-química do sistema de liberação com adequação da metodologia. Para obter resultados satisfatórios, realizou-se modificações na velocidade de homogeneização, nas concentrações da sonda fluorescente e catalisador amônia aquosa.
MÉTODOS:
A avaliação das propriedades físico-químicas do composto fluoresceína foi realizada pela aluna Ana Paula Vieira Araujo nas dependências da Faculdade de Ceilândia (UnB-FCE), sob supervisão do Prof. Dr. Anderson de Jesus Gomes.
Para o preparo das micropartículas de TEOS, o metanol foi o solvente empregado na preparação das micropartículas. Os reagentes utilizados foram o hidróxido de amônio, a fluoresceína e o polímero TEOS. Os equipamentos utilizados foram o espectrofotômetro UV-Vis, o medidor de diâmetro de partículas, a centrífuga, a balança, os agitadores tipo vortex, turrax e magnético.
As partículas foram preparadas pelo método sol-gel sendo o polímero TEOS (200 µl) dissolvido em 16 ml de metanol, com fluoresceína (10 mg) e adição lenta de 4 ml de hidróxido de amônio. Esta adição foi realizada sob agitação constante e, em seguida, manteve-se a agitação, à temperatura ambiente, durante aproximadamente uma hora. Após a evaporação do solvente, o volume foi centrifugado a 14000 rotações por minuto durante 10 minutos. As nanopartículas resultantes foram lavadas com água destilada por pelo menos três vezes. Ao final do processo de lavagem, avaliou-se alguns parâmetros como a eficiência de encapsulamento, a distribuição de tamanho, o potencial zeta e o perfil de estabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De maneira geral, as micropartículas possuem potencial zeta, variando na faixa de - 39 mV a – 50 mV e índice de polidispersão (PdI) baixo (< 0,4), motivo de boa estabilidade em solução.
Em relação à alteração na velocidade de homogeneização, os melhores resultados obtidos foram quando empregou-se nenhuma ou velocidades iguais ou menores que 5000 rpm (em agitador tipo turrax), sendo que o menor tamanho, por exemplo, foi em torno de 180 nm. Além disso, em 3400 rpm o PdI foi menor que 0,03.
Em relação à alteração da concentração da fluoresceína, nota-se que com o aumento da concentração, há o aumento da eficiência de encapsulamento (EE) sendo que em 10-2 mol/L esta é maior que 70% e em 10-5 mol/L é menor que 30%.
Na modificação da concentração de catalisador, comparando-se a razão molar solvente: catalisador: TEOS correspondentes a 1: 0,25: 0,0025 e 1: 0,18: 0,0025 observa-se que a primeira razão apresentou, mesmo que de forma modesta, uma melhor EE. Esta foi correspondente a 68% enquanto que na razão 1: 0,18: 0,0025 foi de aproximadamente 66,4%.
O perfil de estabilidade mostrou que após 48 horas o diâmetro passou a ser maior que 1000 nm e verificou-se redução do módulo da carga superficial negativa e aumento do PdI, indicando agregação das partículas.
CONCLUSÕES:
Nas diferentes velocidades de homogeneização adotadas é verificado que as menores velocidades tornam o método mais eficiente em relação a alguns parâmetros já citados. A modificação na concentração molar do marcador fluorescente evidencia que a diminuição da concentração também reduz a eficiência de encapsulamento da fluoresceína. Além disso, com o passar das horas há notória agregação das partículas reduzindo, portanto, a estabilidade das partículas.
De forma geral, as micropartículas apresentaram baixa agregação, boa eficiência de encapsulamento e dimensões de partículas adequadas dependentes das variações de otimização realizadas na metodologia. Estas observações, a priori, tornam este sistema de liberação eficiente e, podendo ser viabilizado futuramente para administração in vivo.
Por fim, sabe-se que a produção de micropartículas sofre influências de aspectos como concentração dos reagentes e fatores físico-químicos que podem interferir nos dados quantitativos. Além disso, estudos mostraram que moléculas de fluoresceína estão distribuídas de forma não homogênea. Assim, moléculas que estão muito próximas passam por um processo de auto supressão de fluorescência.
Palavras-chave: TEOS, fluoresceína, combate do câncer.