65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O JOGO DE DOMINÓ COMO INSTRUMENTO DE APOIO À APRENDIZAGEM NO ENSINO DE OPERAÇÕES COM MONÔMIOS.
Maria de Jesus Teixeira Matias - . DOCENTE DO COLÉGIO MUNICIPAL MINISTRO APÔLONIO SALES – PE.
INTRODUÇÃO:
O ensino de matemática nos moldes convencionais, ao longo dos anos, tem se mostrado em algumas situações cada vez mais desinteressante para o aluno. Um dos fatores que contribuem para tal desinteresse pode ser verificado pela existência de uma série de recursos tecnológicos ofertados no mercado consumidor que facilitam os cálculos que devem ser trabalhados na escola e que tais mecanismos ainda contribuem de forma significativa para a acomodação dos alunos no tocante ao aprendizado da maneira tradicional. O jogo pode preencher nas crianças esse vazio e o professor deve ter clareza de alguns pontos fundamentais na elaboração da atividade com jogos. Kamii (1995) enfatiza que os jogos, além de ser um recurso motivador para a aprendizagem das quatro operações, pelo fato de envolverem regras, contribuem para o desenvolvimento da autonomia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é investigar os efeitos da utilização do jogo de dominó como instrumento de apoio no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série), com o conteúdo de operações com monômios.
MÉTODOS:
Este trabalho teve como cenário de investigação o colégio Municipal Ministro Apolônio Sales da Rede Pública Municipal de São Lourenço da Mata - PE. As atividades foram realizadas em sala de aula com educandos do 8º ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental, foi elaborada dentro de uma abordagem qualitativa determinada por estudo de observação. A pesquisa foi realizada em duas etapas: sendo a primeira, desenvolvida através de um levantamento bibliográfico, no sentido de identificar trabalhos já realizados nessa área. Nessa fase, no sentido de buscar fundamentação para o estudo nos apropriamos de artigos, livros, revistas, periódicos, entre outros. A segunda foi caracterizada pelo processo metodológico realizado, onde exploramos o conteúdo a partir da proposta do ensino tradicional. A partir da técnica de resolução de problemas, no campo de aprendizagem das operações com monômios a proposta metodológica foi trabalhada através de observar as ações dos alunos. Diante dos dados obtidos realizamos o trabalho de análise do material produzido pelos alunos no uso do jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em nossa conclusão, a utilização de um jogo em sala de aula para ensino de matemática, congrega métodos que fascinam os alunos, podemos ver o interesse que este tipo de material desperta em alguns alunos, principalmente àqueles que têm dificuldade em dominar o conteúdo, e que gostariam de aprender. Nota-se que esse tipo de aluno se interessa e observa no jogo uma maneira diferente de perceber conhecimentos que em uma aula tradicional não é possível compreender. Mas os alunos que não têm interesse, que não têm vontade de aprender, podem estudar na escola mais bem equipada, com dinâmica diversificada, mas não terão aprendizagem em relação ao que foi ensinado. Então, dos desseseis alunos envolvidos na pesquisa, apenas vinte cinco por cento não evoluíram com o jogo e setenta e cinco por cento evoluíram com o jogo de dominó de operações com monômios. Das quatro equipes analisadas, apenas uma não conseguiu atingir as metas que traçamos para observação da aprendizagem, utilizando o dominó de operações com monômios. Foi observado que essa equipe era composta por alunos que desde o início da pesquisa não estiveram empenhados nos procedimentos das atividades, não prestando atenção às explicações dadas e não se envolvendo com o desenrolar da atividade.
CONCLUSÕES:
Sem dúvida o que se verificou foi um envolvimento, tanto a nível individual, como coletivo. Alunos que por algum motivo ainda não haviam entendido, através da troca de opiniões, com colegas do grupo, passaram a perceber, por exemplo, propriedades das potências de mesma base, observando desta maneira a simplificação ou redução a um termo irredutível. E o mais importante, o espírito de equipe foi despertado. Questionamentos que surgiram puderam ser sanados tanto coletivamente quanto individualmente, enfim, com certeza a aula de matemática pôde ser mais produtiva e dinâmica. Podemos ver que pelos esforços coletivos, a educação matemática se efetiva, mostrando com criatividade, que a aprendizagem ocorre; contextualizada e diferenciada, participando eficazmente na formação de indivíduos críticos e atuantes. Observamos por meio dessas atividades que o jogo, em particular, o dominó de operações com monômios proporcionou momentos de reflexão, de desafios e de investigação na busca de ganhar o jogo. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver. (PCN, 1997,48-49).
Palavras-chave: dominó matemático, jogos, Operações com monômios.