65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
EFICÁCIA DE UM NOVO MODELO DE ARMADILHA PARA CAPTURA DE INSETOS EM IFPB – CAMPUS CAMPINA GRANDE - PB.
Brenda Micaelly Granjeiro Bezerra - Depto. de Mineração – IFPB, Campus Campina Grande-PB
Valesca Moraes Santos - Depto. de Mineração – IFPB, Campus Campina Grande-PB
Oliveiros de Oliveira Freire - Depto. de Agroecologia e Agropecuária – UEPB-PB
Aglailson Gledson Cabral de Oliveira - Profº Msc/Co-orientador – IFPB, Campus Campina Grande-PB
Jose Adeildo de Lima Filho - Profº Msc/Co-orientador – IFPB, Campus Campina Grande-PB
INTRODUÇÃO:
O conhecimento da diversidade de insetos de um ecossistema possui um papel importante na análise da ação antrópica. Levantamentos entomofaunísticos podem auxiliar no diagnóstico da situação de um bioma, pois os insetos são importantes bioindicadores das condições de um ambiente. O Politereftalato de Etileno (PET) é utilizado como fibras para a tecelagem e embalagens de bebidas. O destino de tais embalagens é um dos grandes desafios da atualidade e dessa forma essa pesquisa propõe um destino útil para essas embalagens.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho objetiva testar a eficiência de um novo modelo de armadilha aérea de captura de insetos com embalagem PET, realizar um levantamento da fauna de insetos e posteriormente utilizá-las em controle biológico de pragas nos campos agrícolas, sobretudo na fruticultura.
MÉTODOS:
As armadilhas foram confeccionadas com garrafas de 2 litros, transparentes, onde foram feitas 3 aberturas de 5x5 cm, com distância de 6 cm de uma para outra , deixando um aparato para o pouso dos insetos. Utilizaram-se 4 tipos de iscas (cerveja sem álcool e sucos de abacaxi, caju e maracujá). Os sucos-iscas foram preparados com 100g de polpa da fruta e 350 ml de água, totalizando 350 ml. Em todas as iscas, foram acrescentadas 3 gotas de detergente neutro. Uma armadilha-testemunha foi instalada contendo 350 ml de água e 3 gotas de detergente neutro. As armadilhas foram instaladas no IFPB – Campus Campina Grande – PB. A primeira coleta ocorreu após oito dias (período de 25 de fevereiro a 04 de Março de 2013). Para segunda coleta (período de 04 a 11 de março de 2013) observou-se que pelo fato da vegetação ser aberta, seria preciso um aumento da quantidade do suco. Dessa forma, foram acrescentados 100g da polpa da fruta e 450 ml de água, resultando em 800 ml de suco-isca. A armadilha-testemunha recebeu 800 ml de água e 3 gotas de detergente na segunda semana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram detectadas oito ordens: Coleoptera, Diptera, Lepidoptera, Blattodea, Hemiptera-Heteroptera, Neuroptera, Hemiptera-Homoptera e Hymenoptera. A de maior incidência foi a Hymenoptera (202 indivíduos). As armadilhas que capturaram a maior quantidade foram a com cerveja sem álcool (122 indivíduos) e com suco de abacaxi (120 indivíduos) e a que capturou menor foi a com suco de maracujá (56 indivíduos). Em relação à diversidade, a armadilha com suco de caju, coletou 7 ordens; as que coletaram a menor diversidade foram a com cerveja e com suco de abacaxi (5 ordens cada uma).
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram certa eficiência da captura do novo modelo de armadilha, através de uma diversidade de insetos e sugere mais um destino útil para as garrafas PET e posterior aplicação em campo para o controle de pragas agrícolas representando uma alternativa de baixo custo para o agricultor.
Palavras-chave: Entomofauna, Levantamento, Garrafas PET.