65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
MEDICINA COMO ARTE E A MODA COMO CIÊNCIA
Cintia Yumi Nakagawa - Estudante do Curso de Moda com habilitação na área de estilo - SENAC
José Luis de Andrade - Prof. / Orientador do Centro Universitário SENAC
INTRODUÇÃO:
O tema dermatológico abordado ao longo da pesquisa tem como principal objetivo ampliar os campos da moda focando no estudo de dermatoses da qual a tecnologia têxtil pode contribuir para o tratamento dos casos, pois a pele, por ser o órgão mais exposto ao ambiente e ser uma importante barreira contra os microrganismos. Uma de suas principais funções é a capacidade da recepção de estímulos para nos proteger de perigos que podemos sofrer e está em contato direto com o que tocamos. O contato direto faz com que alguns cuidados sejam tomados para que não cause alergias, irritações ou até mesmo lesões na pele.
Hoje podemos contar com o avanço tecnológico que a cada dia, nos oferece mais recursos para as mais diversas áreas, principalmente pelas Indústrias de Têxteis Técnicos, onde uma de suas características principais são as diversidades de matéria-prima juntamente com a inovação tecnológica de polímeros, fibras, tecidos, processos de fabricação, aplicações e dos equipamentos utilizados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa possui dois pontos em foco: o auxílio no tratamento de pacientes com degenerações dermatológicas e a abordagem dos têxteis técnicos como solução para os pacientes.
MÉTODOS:
Pesquisa bibliográfica na área médica, como em artigos dos Anais Brasileiros de Dermatologia;
Participação no Workshop: Oportunidades e cooperação em inovação, tecnologia e comércio. Ministrada por Paulo Vaz (ATP), Fernando Pimentel (ABIT) e Braz Costa (CITEVE), onde foram coletadas informações a respeito dos resultados de Tecidos Tecnológicos.
Entrevistas com profissionais da área dermatológica:
Fabiana Salazar Posso, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia: artigos e informações sobre as doenças estudadas, onde foi apresentada uma nova proposta a ser trabalhada: a Epidermólise Bolhosa.
Roberta Richter Zanella, pelos relatos fornecidos sobre o tratamento de pacientes com Pênfigo no Complexo Hospitalar Padre Bento;
Massaru Maeda, da Quéfio, contribuindo com as informações sobre fios e tecelagem.
Visita a Unifesp, contato com profissionais da área Médica e Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIPA).
A professora Silgia Aparecida da Costa, do Curso de Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, contribuindo com explicação sobre a química têxtil, os têxteis médicos e suas propriedades e também pela amostra da bandagem desenvolvida pela USP.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Pênfigo Foliáceo Endêmico (PFE), conhecido como Fogo Selvagem (FS), com o levantamento dos dados sobre esse problema dermatológico. De acordo com relatos da dermatologista Roberta Richter Zanella, Fabiana Salazar Posso e médicos da Unifesp. Foi possível perceber que aos pacientes que apresentam esse tipo de dermatose bolhosa, precisam adaptar materiais e vestimentas de formas improvisadas, já que não possuem materiais adequados que atendam suas necessidades. Diferente da Epidermólise Bolhosa que já existem marcas no mercado que apresentam roupas e acessórios exclusivos para atender esses pacientes.
Com o avanço da tecnologia Têxtil é possível obter bandagens específicas que promovem a cicatrização de forma mais eficaz, o desenvolvimento de novas fibras com substâncias naturais que em contato com a pele produz a sensação de alívio e garante baixos níveis de atrito e fricção que tornam-se excelentes para a pele danificada e irritada.
CONCLUSÕES:
Percebe-se que o avanço tecnológico na área têxtil é de grande proporção, tanto que no decorrer do desenvolvimento, o contato com a professora de Química Têxtil Silgia da USP, foi possível identificar as mais diversas áreas que a Tecnologia Têxtil vêm apresentando melhores soluções, na área médica existe diversas opções interessantes e vem apresentando grande crescimento, sendo assim os resultados da Iniciação Científica apontou o uso de têxtil técnico como terapêuticos nos tratamentos das duas dermatoses apresentadas. O interesse pela pesquisa de novas fibras e tecidos para a medicina se aprofunda ainda mais para extrair subtâncias naturais que apresentam propriedades como: cicatrização, higienização, bactericida e entre outras.
Aos dois casos apresentados, podemos perceber o quanto podemos contribuir e acrescentar propostas que diz respeito a moda em relação a tecidos, modelagem e acabamento. O olhar da medicina como nossa inspiração para propostas inovadoras, ou seja, a medicina como arte e a moda como ciência, através dessas inspirações e a busca através da soma de conhecimentos práticos e teóricos, podem resultar em um produto que seja confortável e que possa auxiliá-los no tratamento da qual precisam de cuidados redobrados na escolha de um vestuário.
Palavras-chave: dermatose, tecnologia têxtil, medtech.