65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
FATORES PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ESTÁDIOS VERDES
Bruno Rodrigues Pereira - Bolsista IC - Depto. de Turismo - UNIRIO
Eunice Mancebo Rodrigues Fernandes - Prof. Orientadora - Depto. de Turismo - UNIRIO
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo analisar os fatores que constituem a aplicação de práticas sustentáveis em estádios - passando assim a serem chamados estádios verdes - bem como mostrar a importância da implantação de projetos de cunho sustentável. Com a proximidade dos eventos esportivos no Brasil, os estádios se tornaram o centro das atenções no que se diz respeito à construção civil. Deve-se ter em vista que práticas sustentáveis não contribuem apenas de maneira ecológica e ambiental, mas também social e econômica, obedecendo assim ao tripé do conceito de sustentabilidade. A partir da análise dos conceitos da sustentabilidade procura-se fortalecer a discussão acerca da apropriação desse modelo de desenvolvimento como alternativa economicamente viável. O estudo aborda a atual realidade da construção verde nos estádios para a Copa de 2014.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fortalecer a discussão do conceito “desenvolvimento sustentável” e verificar as derivações na prática de modelos de gestão ambiental que têm aderência com o conceito e se apresentem economicamente viáveis.
MÉTODOS:
Esta pesquisa é de caráter descritivo, pois utiliza conceitos já vistos anteriormente por diferentes pesquisadores. É um estudo de natureza qualitativa cuja base metodológica está sedimentada na pesquisa bibliográfica, priorizando relatos de experiência, teorias e abordagens, pensamentos e conceitos de autores relevantes à referida área temática. Quanto aos meios, está classificado como uma pesquisa bibliográfica. Quanto ao universo a ser explorado, foi desenvolvida toda a coleta de dados na fase inicial, em periódicos nacionais e internacionais, banco de teses e bibliotecas virtuais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As condições prioritárias para um estádio ser verdadeiramente sustentável: desempenho econômico, eco ambiental e social. Diante de um vasto universo elegemos a questão referente aos prédios verdes, como são conhecidos “green buildings”, decorrentes da utilização de recursos necessários para a construção de forma mais eficiente, buscando não impactar o meio ambiente e sendo assim considerada como sustentável. Esse tipo de edificação oferece uma série de vantagens na esfera econômica, tais como: melhoria da produtividade e das operações da edificação no tangente à sua manutenção. Para ser um “green building”, a edificação precisa considerar normas internacionais e ter uma certificação ambiental. No Brasil, o selo Leadership in Energy and Environmental Design - LEED ('Liderança em Energia e Design Ambiental') está sendo utilizado para certificação das 12 arenas da Copa do Mundo de 2014. "A dimensão da sustentabilidade foi incorporada explicitamente como condição para concessão dos empréstimos pelo BNDES. Permitiu-nos incorporar dimensões muito mais amplas de sustentabilidade no projeto e na execução das obras dos estádios", afirmou Luis Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte. O selo verde é obtido pelo empreendimento que fizer a adoção de materiais de baixo impacto ambiental, como aço e alumínio (boa parte reciclados), tintas e vernizes com compostos orgânicos voláteis, pisos drenantes. A vantagem do LEED está no ganho operacional.
CONCLUSÕES:
O estudo dos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável em estádios verdes é dotado de extrema importância, levando-se em conta o atual cenário onde a palavra de ordem é ser sustentável. Esperamos que com a adequação da construção dos estádios nas exigências LEED seja cumprido o propósito de: integrar os esportes à preservação ambiental, possibilitar um legado verde a gerações posteriores e produção de lucratividade, mesmo em longo prazo.
Procuramos destacar os principais aspectos relacionados à certificação LEED como instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável. Assim, pretendemos fortalecer as discussões para a adoção do LEED e, também, se aprimoramento para a necessária adaptação às constantes mudanças construídas pela sociedade, tornando esse processo de certificação em um fator contribuinte para uma efetiva melhoria na qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
Palavras-chave: Construção civil, Sustentabilidade, Turismo.