65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O CUIDADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Efigênia Maria Dias Costa - Profª., DE/CCHSA/UFPB
Fabrícia Sousa Montenegro - Profª., DE/CCHSA/UFPB
Rita Cristiana Barbosa - Profª., DE/CCHSA/UFPB
Vivian Galdino de Andrade - Profª., DE/CCHSA/UFPB
INTRODUÇÃO:
As relações e interfaces do cuidar e do educar em creches e pré-escolas do nosso país, tem revelado a confusão e as dificuldades instaladas ao longo de décadas de uma prática nas instituições de educação infantil, em que cuidar remete à ideia de assistencialismo e, educar à de ensino/aprendizagem. Esse divórcio entre cuidar e educar revela sérias e profundas questões, tipo: uma sociedade de mercado, estruturada em torno da produção de mercadorias, não da reprodução da vida (Merchant, 1992). Evidentemente, uma produção de conhecimento que privilegia a cognição/razão/técnica em detrimento do conhecimento simbólico/afetivo/mítico/poético, consequentemente uma formação de professores/as que pouco ou quase nada fala de sentimento, emoção e cuidado, quando a história da civilização demonstra que o cuidar sempre esteve presente nas diferentes dimensões do processo de viver e educar. Por isso faz-se necessário trabalhar pela inserção de uma epistemologia da formação docente que possa ultrapassar as fronteiras de um conhecimento apenas teórico/metodológico/instrucional/intelectual, no sentido de garantir outras experiências, vivências, leituras e estudos que contemplem outras dimensões da vida, como: sentimento, afeto, emoção, cuidado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi analisar os fundamentos das intervenções educativas de professoras da educação infantil, visando identificar os saberes sobre cuidado e educação que sustentam sua prática docente, os quais podem ser compreendidos como resultantes de um processo de formação profissional.
MÉTODOS:
Esta pesquisa foi norteada pela concepção de educação como práxis transformadora e crítica (Paulo Freire, 1994). Os sujeitos da pesquisa foram as professoras da Creche Pd. Geraldo, município de Solânea-PB. A escolha intencional destes sujeitos para investigar as bases e natureza do saber social e as práticas de cuidado e educação produzidas nesse contexto, orientou a formulação de uma abordagem etnometodológica concebida de modo a entender o significado da vida cotidiana no processo de construção social da realidade (Mynayo, 1996). As investigações colhidas para a efetivação desta investigação foram resultantes das observações realizadas na Creche, dos questionários e entrevistas semi-estruturadas, visando identificar os conhecimentos construídos/adquiridos no processo de formação docente acerca da compreensão e dimensão do cuidado, a produção e apropriação do saber como resultante de interações de sujeitos coletivos que, inseridos no contexto de transformação, constroem, assim, a sua própria identidade social.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As análises dos dados apresentados possibilitou-nos evidenciar como na maioria das vezes o trabalho realizado na Creche, demonstra ainda uma prática de caráter muito mais assistencialista que educativo. Prevalece a tendência de compreender o cuidar e educar como mera associação de duas diferentes funções: uma relativa ao zelo por boa alimentação, segurança física e cuidados com higiene e saúde; outra preocupada com o repasse de conhecimentos e normas de comportamento, além do cumprimento de regras. Na realidade são os resquícios de uma história de descaso face à infância deste país, sob a égide de políticas compensatórias, as instituições de atendimento às crianças e adolescentes de baixa renda no Brasil se expandiram prestando um serviço pobre para pobres. Constatamos que a maioria das professoras são leigas, os cursos que participam/ram são/foram de curta duração e não tratam/ram da importância e dimensão do cuidado na formação e educação das pessoas. Observamos, então, a incongruência entre as políticas públicas de educação infantil e a sua verdadeira efetivação que não acontece, ou seja, os valores proclamados são uns e os valores reais são outros (Anísio Texeira, 1976).
CONCLUSÕES:
Os resultados desta pesquisa sinalizam os grandes desafios a serem superados nos cursos formação de professores/as da educação infantil, seja a formação inicial ou continuada, haja vista os fundamentos e princípios legais de cuidado e educação que norteiam (ou devem nortear) as práticas de educação infantil. Esta pesquisa, portanto, diz que os/as professores/as não são apenas transmissores/as ou repassadores/as de saberes produzidos por outros, pois a educação como prática social e histórica está diretamente articulada à vida objetiva e subjetiva dos sujeitos envolvidos na referida prática (Foucault,1988). Assim, esta pesquisa destaca a importância da formação docente e do cuidado para o debate sobre a identidade profissional destes atores sociais e o desenvolvimento de práticas pedagógicas/educativas mais transformadoras, humanizantes e humanizadoras na educação infantil.
Palavras-chave: Educação infantil, Cuidado, Formação docente.