65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 11. Engenharia Nuclear
Decaimento Secundário e Produção de Nêutrons em Reatores ADS
Marcos Guedes - IF-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Arnaldo J Santiago - IF-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Claudio Elias da Silva - IF-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Alan F Machado - IF-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
O processo de desexcitação nuclear após a reação de espalação, tem importante efeito sobre a economia de nêutrons na teoria dos reatores nucleares ADS. Este processo é chamado evaporação nuclear e resulta em abundante produção de partículas leves, especialmente nêutrons e prótons.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar a evaporação dos fragmentos de espalação produzidos em reatores ADS, obtendo numericamente a seção de choque de produção de nêutrons para várias energias de excitação compatíveis com a espalação de um próton de 1 GeV sobre alvo de Tório ou Urânio.
MÉTODOS:
Utiliza-se o método de Monte Carlo no calculo das grandezas relevantes, e a teoria de evaporação de Weisskopf para o tratamento da evaporação nuclear dos fragmentos excitados. Somente evaporação de partículas leves (número de massa menor ou igual a 4) são consideradas. O modelo da gota líquida térmica descreve os fragmentos excitados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostram que a evaporação é responsável por copiosa produção de partículas. Em particular nêutrons são produzidos dentro de um grande intervalo de energia e são as partículas que mais são evaporadas pelos fragmentos excitados.
CONCLUSÕES:
A evaporação nuclear é responsável pela produção de grande número de nêutrons impactando positivamente a economia de nêutrons em reatores nucleares ADS. Seu detalhado estudo é fundamental em qualquer projeto de reatores à base de espalação como é o caso dos reatores ADS.
Palavras-chave: reatores ADS, reações de espalação, evaporação nuclear.