65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 2. Farmacologia Clínica
AVALIAÇÃO PRESSÓRICA E RENAL DE UMA FRAÇÃO PROTEICA DE Calotropis procera PLANTA PERENE NA REGIÃO SEMIÁRIDA
Manoel Carlos Serra Azul Monteiro - DFF Programa pós-graduação em Farmacologia-Faculdade de Medicina UFC
Aldcejam Martins da Fonseca Junior - Depto.de Medicina Veterinária – Campus Sousa IFPB
Inez Liberato Evangelista - Curso de Medicina Veterinária – Campus Sousa IFPB
Sandra Maria Nunes Monteiro - DFF Programa pós-graduação em Farmacologia-Faculdade de Medicina UFC
Nylane Maria Nunes Alencar - DFF Programa pós graduação em Farmacologia-Faculdade de Medicina UFC
Helena Serra Azul Monteiro - Programa pós graduação em Farmacologia-Faculdade de Medicina UFC
INTRODUÇÃO:
Calotropis procera planta laticífera, arbustiva pertencente à família Asclepiadaceae é amplamente distribuída na região do Nordeste brasileiro, inclusive no semiárido (SOUTO et al , 2008). Reconhecida científica e popularmente com caráter medicinal, todas as partes da planta são capazes de promover atividades importantes sobre sistemas biológicos, inclusive o próprio látex. A Hipertensão Arterial Sistêmica doença crônico-degenerativa com gênese idiopática e secundária, incluindo patologias renais, apresenta como maior limitação à farmacoterapia a não adesão ao tratamento contribuindo para o inadequado controle dos níveis pressóricos do paciente. Os investimentos em novos estudos que visem alternativas de prevenção e tratamento são extremamente úteis. O potencial bioquímico e farmacológico de proteínas extraídas do látex de Calotropis procera demonstrou em uma mesma preparação a presença de forte atividade anti-inflamatória (ALENCAR et al. 2004), associada a ação analgésica (SOARES et al., 2005) atividade anti-neoplásica (SOARES et al. 2007), aumento dos níveis sanguíneos de óxido nítrico (RAMOS et al. 2009), sugerindo a necessidade de investigação efetiva do látex de Calotropis procera como potencial fonte de novas drogas diuréticas e anti-hipertensivas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo objetivou a avaliação preliminar para caracterização do potencial fitoterápico de Calotropis procera no controle da pressão arterial através do sistema de pressão arterial em ratos in vivo e a atividade renal em rins isolados de ratos in vitro.
MÉTODOS:
A fração proteica do látex de Calotropis procera (horto de plantas medicinais da UFC) foi obtida por cromatografia de princípio de afinidade e troca iônica. O perfil protéico de cada fração avaliado por eletroforese em gel de poliacrilamida. No sistema de pressão arterial foram utilizados ratos Wistar machos, adultos (250-300g; Comitê de Ética/UFC) anestesiados (pentobarbital sódico 50 mg/kg) e submetidos à cirurgia para canulação da carótida e da veia jugular externa com o afim de injetar as substâncias testes e os padrões (NASCIMENTO et al., 2006). Os parâmetros cardiovasculares de pressão arterial média e de frequência cardíaca foram avaliados (registro com transdutor de pressão Software WinDaq/Lite). Na avaliação renal utilizou-se o sistema de perfusão de rim isolado com recirculação. Ratos Wistar machos, adultos (250-300g; Comitê de Ética/UFC) anestesiados (pentobarbital sódico 50 mg/kg) e submetidos à cirurgia para nefrectomia. Os rins foram perfundidos com a solução de Krebs-Henseleit modificada. Avaliou-se os parâmetros renais de pressão de perfusão, resistência vascular renal, fluxo urinário, ritmo de filtração glomerular , além dos percentuais de transporte de sódio, de potássio, e de cloreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Resultados como média ± EPM (ANOVA, Bonferroni, *p<0,05). A administração do látex de Calotropis procera in vivo nas doses 1, 3, 10, 30, 100 e 300 µg/mL mostraram a partir de 100µg/ml uma ação hipotensora (<80mmHg) dose-dependente. Não houve alteração na frequência cardíaca.O que indica uma possível atividade vascular periférica. Os parâmetros vasculares renais RVR e RFG apresentaram-se reduzidos em presença de 10µg/ml (4,16±0,18 vs 5,5±0,07 mmHg/ml/g, e 0,456±0,183 vs 0,74±0,02 ml/min/g, respectivamente). Na presença de 30µg/ml também houve redução de Resistência Vascular renal e do Ritmo de Filtração Glomerular (3,81±0,2 vs 5,5±0,07, e 0,446±0,061 vs 0,74±0,02 ml/min/g, respectivamente). Foi constatada uma elevação nos parâmetros de transporte de sódio, e de cloreto.de 10µg/ml (85,46±1,23 vs 81,3±0,03; 85,38±1,21 vs 77,1±0,29) e 30µg/ml (85,33±1,55 vs 81,3±0,03 e 81,3±0,03 vs 77,1±0,29 respectivamente). A reabsorção tubular do percentual de transporte de potássio foi reduzida na presença de 10µg/ml e 30µg/ml (63,88±2,84 e 63,15±3,43 vs 74,78±0,14 respectivamente). podendo estar envolvidos mediadores comuns renais e vasculares neste efeito. O fluxo urinário permaneceu inalterado na perfusão renal.
CONCLUSÕES:
Os resultados demonstram a existência da atividade hipotensora da fração proteica do látex de Calotropis procera no sistema de pressão arterial em ratos in vivo e a atividade renal em rins isolados de ratos in vitro sugerindo um efeito vascular hipotensor.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial Sistêmica, Potencial fitoterápico, Sistema perfusão renal.