65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AÇÃO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE AMBIENTAL ATRAVÉS DA OFICINA DE RECICLAGEM DE LIXO: CRIANDO NOVOS HÁBITOS, COMPORTAMENTOS E ATITUDES.
EVANDRO PEREIRA DA SILVA - GRADUANDO EM PEDAGOGIA – CENTRO DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
FABIANE DE LIMA - GRADUANDA EM PEDAGOGIA – CENTRO DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:
O LIXO É UM INDICADOR DE DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO, QUANTO MAIOR FOR À ECONOMIA, MAIS SUJEIRA O PAÍS IRÁ PRODUZIR, E A PARTIR DESTA PERSPECTIVA TOMAMOS COMO FIO CONDUTOR QUE NOS NORTEOU NA CONSTRUÇÃO DESTA PALESTRA, O OBJETIVO DE TRANSFORMAR O AMBIENTE E A ATITUDE DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NESTE PROJETO DIRETA E INDIRETAMENTE, MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS, BEM COMO, A IMPORTÂNCIA DE DESPERTAR NESTAS PESSOAS, A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL E ATITUDE CRÍTICA ACERCA DA PROBLEMÁTICA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO HUMANO NA INDÚSTRIA DO LIXO, BEM COMO DAS RELAÇÕES HUMANAS DE PRODUÇÃO E DESCARTE DE LIXO, EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUALIDADE DE VIDA DO BAIRRO ENGENHO DO MEIO, RECIFE/PE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO DE VIDA DOS EDUCANDOS E A COMPREENSÃO DE MUNDO DESTAS CRIANÇAS, COM O OBJETIVO DE ENSINAR COMO SE DÁ A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, DESTA FORMA, PARTIMOS DA IDÉIA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE NÃO É VERDADE ÚLTIMA, POIS A PARTIR DE UMA ATITUDE CRÍTICA E QUESTIONADORA, SERÁ POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE, ASSIM COMO NOS TRAZ FUMAGALLI (1998, P. 17): ESSE CONHECIMENTO COTIDIANO OU DO SENSO COMUM PERMITE-NOS INTERAGIR DE UMA FORMA BASTANTE EFICIENTE COM NOSSA REALIDADE COM NOSSA REALIDADE NATURAL E SOCIAL.
OBJETIVO DO TRABALHO:
CONTRIBUIR PARA MELHORIA DO AMBIENTE DE CONVÍVIO DOS EDUCANDOS, SEUS FAMILIARES E COMUNIDADE, NOS ASPECTOS NATURAIS, FÍSICOS E SOCIAIS, ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE, DA SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA. LEVÁ-LOS A PARTICIPAREM DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E FORMAREM SEUS CONCEITOS, EFETIVANDO O USO CONSCIENTE DA RAZÃO E DA REFLEXÃO, TORNANDO-OS CIDADÃOS COMPROMETIDOS.
MÉTODOS:
1ª AULA: EXIBIMOS EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UM VÍDEO SOBRE O LIXO; EM SEGUIDA ENTREGAMOS AOS ALUNOS UM QUESTIONÁRIO PARA QUE RESPONDESSEM PERGUNTAS RETIRADAS DA PESQUISA: “HÁBITOS DE CONSUMO E MEIO AMBIENTE”; E SISTEMATIZAMOS NO QUADRO AS RESPOSTAS, LEVANTAMOS QUESTIONAMENTOS ACERCA DO CONTEXTO HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIAL CONSTRUÍDO NAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E DESCARTE DO LIXO. 2ª AULA: APRESENTAMOS OS CONCEITOS DE REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR E RECUSAR. REALIZAMOS UMA LEITURA DELEITE DO POEMA “O LIXO” DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, BUSCANDO REFLETIR SOBRE O CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL E ECONÔMICO DA PRODUÇÃO DE LIXO. 3ª AULA: REALIZAMOS A LEITURA DO POEMA “O BICHO” DE MANUEL BANDEIRA, DISCUTIMOS AS RELAÇÕES DE PODER; INICIAMOS UMA EXPLANAÇÃO ACERCA DA POLITICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO DO LIXO E CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 4ª AULA: MOSTRAMOS UM TRECHO DO FILME “A CORRENTE DO BEM”, SOLICITAMOS AOS ALUNOS PENSAREM IDEIAS PARA ESTABELECER UMA REDE DE MULTIPLICAÇÃO DOS TEMAS NA COMUNIDADE ONDE RESIDEM. 5ª AULA: FOI REALIZADA NO PÁTIO DA ESCOLA UMA OFICINA DE RECICLAGEM QUE SUBSIDIOU IDEIAS PARA A REUTILIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS, NA OFICINA OS ALUNOS APRENDERAM A FAZER BRINQUEDOS, ARTESANATOS, ENTRE OUTRAS FORMAS DE REUTILIZAR GARRAFAS PET, CAIXAS, ETC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
NOSSA AÇÃO PROMOVEU UM MOVIMENTO COMUNITÁRIO SUSTENTÁVEL, NO SENTIDO DA SENSIBILIZAÇÃO DE UM GRUPO DE EDUCANDOS, PARA A AÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE SABERES, NOS PROPOMOS ATINGIR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PONTOS CRUCIAIS DA FUNÇÃO DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO, UMA FORMAÇÃO HOLÍSTICA, EM CONCORDÂNCIA COM AS DEMANDAS ADVINDAS DAS RELAÇÕES HUMANAS, JUNTO AO MEIO AMBIENTE, BEM COMO A CONSTRUÇÃO DE UM CIDADÃO QUESTIONADOR E REFLEXIVO, ATRAVÉS DE UM DESVELAMENTO DA REALIDADE NA QUAL ESTÃO INSERIDOS, NESTE SENTIDO, FREIRE (1987, P. 80) AFIRMA QUE: “ENQUANTO A PRÁTICA BANCÁRIA, COMO ENFATIZAMOS, IMPLICA NUMA ESPÉCIE DE ANESTESIA, INIBINDO O PODER CRIADOR DOS EDUCANDOS, A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, DE CARÁTER AUTENTICAMENTE REFLEXIVO, IMPLICA NUM CONSTANTE ATO DE DESVELAMENTO DA REALIDADE”. BUSCAMOS FORMAR UM CIDADÃO CAPAZ DE TRANSFORMAR DE MANEIRA POSITIVA, O IMPACTO CAUSADO POR SUA INTERVENÇÃO NO MEIO EM QUE VIVE, ENTENDENDO COMO EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEGUNDO A LEI Nº 9.795: “OS PROCESSOS POR MEIO DOS QUAIS O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE CONSTROEM VALORES SOCIAIS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E COMPETÊNCIAS VOLTADAS PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, BEM DE USO COMUM DO POVO, ESSENCIAL À SADIA QUALIDADE DE VIDA E SUA SUSTENTABILIDADE”. (ART. 1º DA LEI Nº 9.795 DE ABRIL DE 1999)
CONCLUSÕES:
CONCLUÍMOS QUE A FORMAÇÃO DO CIDADÃO NUMA PERSPECTIVA HOLÍSTICA É IMPRESCINDÍVEL, E ENVOLVE VALORES QUE NÃO PODEM SER DISSOCIADOS DOS CONHECIMENTOS HUMANÍSTICOS, TAIS COMO, CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS, CIENTÍFICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, OS QUAIS FORAM CONTEMPLADOS DE MANEIRA ARTICULADA EM NOSSA PALESTRA, VISANDO A SOCIALIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE OS PRECEITOS DA SAÚDE AMBIENTAL, POSSIBILITANDO O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS NOS ESPAÇOS DE ESTUDO, BUSCANDO SE CONSTRUIR NOS ALUNOS UMA ATITUDE CIDADÃ, NA QUAL SE PRETENDE QUE O MESMO SE RECONHEÇA COMO INDIVÍDUO ATUANTE NO MEIO EM QUE VIVE, NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HOLÍSTICA, ENVOLVENDO VALORES HUMANÍSTICOS, RELACIONADOS COM CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS, CIENTÍFICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, DE ACORDO COM OS PCN’S (1998, P. 21): “AS DIFERENTES PROPOSTAS RECONHECEM HOJE QUE OS MAIS VARIADOS VALORES HUMANOS NÃO SÃO ALHEIOS AO APRENDIZADO CIENTÍFICO E QUE A CIÊNCIA DEVE SER APREENDIDA EM SUAS RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA E COM AS DEMAIS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS. AS NOVAS TEORIAS DE ENSINO, MESMO AS QUE POSSAM SER AMPLAMENTE DEBATIDAS ENTRE EDUCADORES ESPECIALISTAS E PESQUISADORES, CONTINUAM LONGE DE SER UMA PRESENÇA EFETIVA EM GRANDE PARTE DE NOSSA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL”.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO HOLÍSTICA, RECICLAGEM.