65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
ESPAÇO DE LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL CÔNEGO NESTOR: DIAGNÓSTICOS E ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LEITORAS
Renália Rafaela Cunha Silva - Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - UFMA
Iara da Silva Santos - Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - UFMA
Cléa Brito Carneiro - Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - UFMA
Leia Meireles Pereira - Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - UFMA
Flaviana Santos Silva - Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - UFMA
Rachel Sousa Tavares - Prof.ªMa Orientadora – Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
INTRODUÇÃO:
Os espaços de leitura na escola propiciam ao aluno condições de desenvolver um espírito participativo por meio da adesão ao universo literário e da pesquisa. Como afirma Chatier (1993) para aquisição do gosto pela leitura é necessário ter ao alcance do aluno uma leitura abundante e adaptada. Com base nesta perspectiva o grupo de alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid do Curso de Linguagens e Códigos teve como um dos objetivos de atuação, na escola municipal Cônego Nestor, realizar levantamento sobre o uso dos espaços de leitura no cotidiano da instituição. Tal ação respalda-se numa de nossas metas que é desenvolver estratégias de práticas de leitura no ambiente escolar. Como bem diz Pereira (2006) a biblioteca é um local de apoio pedagógico importante da instituição nos desenvolvimento destas práticas, desse modo, os bolsistas do PIBID, resolveram avaliar o uso deste local na escolar. Esta ação buscou refletir sobre a qualidade do processo de aprendizado na escola a partir da utilização de um espaço aconchegante de leitura para a prática de atividades que tem em vista aproximarem os alunos do mundo encantado da literatura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados e estratégia de planejamento para práticas de leitura na Instituição I.E. Cônego Nestor de Carvalho Cunha, localizado em São Bernardo – MA com finalidade de melhorar o acesso dos alunos aos livros que existem na escola bem como criar um espaço em que a leitura ultrapassasse aquela explorada em sala de aula por meio de livros didáticos.
MÉTODOS:
A primeira etapa do trabalho foi a realização de visita à escola para reconhecimento do espaço físico com o objetivo de avaliar as condições de funcionamento do espaço de leitura. Observamos a existência de uma sala, denominada biblioteca, contudo, atualmente vem sendo utilizada como depósito de livros, materiais didáticos e documentos escolares. Notamos que na rotina da escola não existe um tempo específico para leitura segundo a perspectiva de Ferreiro e Teberosky (1985). Após registro com fotos e diálogo com docentes da instituição, a segunda etapa caracterizou-se pela análise da estrutura física do espaço, por meio de um medidor métrico para tirar as medidas da sala. Nesse momento também fizemos levantamento dos objetos existentes na sala, distribuindo-os por tipos: materiais didáticos (jogos/ livros), documentos escolares (diários e outros documentos) e materiais permanentes (estantes, etc.). Na terceira etapa partimos para catalogação dos livros que faziam parte do acervo. Neste momento pudemos avaliar o real estado de conservação dos mesmos, em seguida, realizamos a distinção destes por gênero literário. Foi elaborada uma lista com dados dos livros (gênero, título, autor e quantidade). A quarta ação foi organizar estes dados e partir para o processo de análise dos resultados, reflexão e planejamento das ações referentes a organização de espaços de leitura na escola. Desse modo, foi elaborado o projeto “Ciranda do Livro” para melhorar a habilidade de leitura dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante o trabalho obtivemos os seguintes resultados. Observamos existência bem maior em termos quantitativo de livros didáticos em relação aos livros de literatura. E, livros dos seguintes gêneros: suspense 14 (quatorze); poesia 13 (treze ); peça teatral 36 (trinta e seis); romance 64 (sessenta e quatro); crônicas e contos 53 (cinquenta e três); contos 28 (vinte e oito); crônicas 05 (cinco); fábulas 02 (dois); infanto-juvenil 25 (vinte e cinco); novela 39 (trinta e nove); biografia 03 (três); aventura 01 (um); cordel 02 (dois); narrativa 03 (três); literatura universal 19 (dezenove). Apesar deste acervo observou-se a falta de estímulo a leitura na escola. A partir da observação do espaço físico verificamos a necessidade de um espaço lúdico que envolvesse os alunos para assim desenvolver métodos educativos, tanto por parte dos professores como por parte do grupo PIBID. Tendo em vista, a quantidade de livros com gêneros literários não utilizados, o grupo elaborou um projeto que visa a valorização da leitura na sala de aula, a partir da perspectiva que nos aponta Cagliari (1994), de que o foco da escola deve ser o desenvolvimento da leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas, pois formando bons leitores a escola cumpre sua tarefa primordial.
CONCLUSÕES:
O processo de planejamento de nossas ações teve como ponto de partida o diagnóstico de um importante espaço pedagógico para suporte das práticas de leitura na escola. Após análise da estrutura física da biblioteca e das ações desenvolvidas na escola, avaliou-se a necessidade de estruturar ações pontuais que pudessem no primeiro momento trazer vida e construir um hábito de leitura sem cobranças. Assim, como conclusão de nossa atividade, tivemos a elaboração do projeto Ciranda do Livro que vem sendo realizado durante todo o ano de 2013. Projeto este que visa aproximar os alunos da leitura levando esta para dentro da sala de aula a partir de atividades lúdica. Nesta primeira etapa foram realizadas rodas de leitura a partir da qual constatamos uma enorme desmotivação dos alunos. O projeto busca ser um veículo motivacional para que os alunos busquem por si mesmos, novas fontes de leitura.
Palavras-chave: Espaço Escolar, Prática Leitora, Planejamento.