65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
A Subjetividade em Boletins de Ocorrência: Perspectivas na Violência Doméstica
Sérgio Nunes de Jesus - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi desenvolvido de acordo a premissa metodológica da pesquisa bibliográfica e, ao mesmo tempo, de campo, construindo assim um contexto dialético no estudo da língua escrita nos BO’s, levando em consideração a descrição do Corpus e seus constituintes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a linguagem narrativa dos Boletins de Ocorrência (BO’s), a partir das formas de enunciações que operadores argumentativos representam na subjetividade discursiva escrita (sentidos) e suas interinfluências históricas, sociais e linguísticas no ato do depoimento ou relato escrito.
MÉTODOS:
As formas e os tipos de interação verbal; as formas das distintas enunciações, dos atos de fala/escrita isolados, em ligação estreita com a interação de que constituem os elementos, isto é, as categorias de atos de fala/escrita na vida e na criação ideológica que representam uma determinação pela interação verbal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram obtidos a partir da comparação dos BO’s. Classificando-os para melhor compreensão em: ponto de vista linguístico ou relatado e ponto de vista discursivo ou referido, que desencadeou as delimitações dos depoimentos transcritos/narrados por um (sujeito) sob uma perspectiva lingüístico-discursiva no Discurso Policial nos Boletins de Ocorrência no ato da escrita.
CONCLUSÕES:
Tendo em vista que os fatores narrativos serviram como base interdiscursiva na construção da presença/ausência de subjetividade nos BO’s, pode ser percebida a constituição do sujeito pelo cenário/cultura/pensamento do indivíduo pluralizado em seu discurso; esse a partir da expressividade escrita no Corpus dos Boletins de Ocorrência e o seu processo de subjetividade instituído no discurso policial.
Palavras-chave: Discurso Policial, Subjetividade, Violência Doméstica.