65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
HORTA DIDÁTICA: ABORDAGENS SOBRE A UTILIZAÇÃO DESTA FERRAMENTA COM AUXÍLIO DA RECICLAGEM E DA COMPOSTEIRA SENSIBILIZANDO DISCENTES DE UMA ESCOLA PARTICULAR
Irlla Correia Lima Licá - Curso de Ciências Biológicas - UEMA
Ricardo Victor Seguins Duarte - Curso de Ciências Biológicas - UEMA
Laís Everton dos Santos - Curso de Ciências Biológicas - UEMA
Denise Carla da Silva Mendes - Curso de Ciências Biológicas - UEMA
Ana Flávia Ribeiro Sousa - Curso de Ciências Biológicas - UEMA
Alana dos Santos Cardoso - Curso de Ciências Biológicas - UEMA
INTRODUÇÃO:
A questão ambiental é uma das principais preocupações da contemporaneidade. A Educação Ambiental, assim, materializou-se nessa atividade como uma iniciativa que tenciona reverter o processo de degradação do ambiente. O trabalho trata-se de uma ação contínua realizada na escola Educandário Ágape da cidade de São Luís - MA com estudantes do ensino fundamental e profissionais da área (professores e coordenadores pedagógicos) visando abordar e vislumbrar o uso de atividades lúdicas sobre a temática, horta didática em parceria com a reciclagem e a composteira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa visou à implantação da horta didática e da composteira, em uma escola particular, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde o ambiente possa ser compreendido como um todo dinâmico, e o homem como parte integrante e agente transformador do meio em que vive. Visto que a questão ambiental é uma problemática que demanda soluções eficazes, a educação se apresentou como ponto-chave.
MÉTODOS:
Participaram da ação 20 estudantes do turno vespertino, onde foram desenvolvidas palestras de cunho didático, visando alcance intelectual dos discentes e profissionais adjacentes da comunidade escolar a respeito da criação, manutenção e importância de uma horta, tanto na questão alimentar quanto na de saúde, bem como, o aproveitamento de materiais recicláveis e restos orgânicos enfatizando a reciclagem e assim amenizando os impactos ambientais na formação de cidadãos conscientes. As principais atividades desenvolvidas na escola envolvendo a horta no trabalho de educação ambiental são: conhecimento, cultivo, oficinas com garrafas PET (utilizadas na confecção da horta), montagem da composteira e mutirões com a comunidade escolar para a manutenção do ambiente da horta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados demonstraram que a compreensão e a interação dos alunos foram evidentes, visto que a absorção do conteúdo foi notada na mudança de comportamento e concepção das crianças. A oficina de reciclagem feita com garrafas PET foi substancialmente fundamental para a criação do elo entre as multi ações que ocorreram no decorrer do projeto. Apurada tal importância, viabilizou-se que alunos e professores aprendessem as técnicas de reciclagem, plantio e ciclagem de nutrientes para que o projeto se estendesse para as casas dos discentes e docentes. Assim uma alteração essencial nas ações dos indivíduos envolvidos, em relação ao ambiente, foi atentada pelos pesquisadores.
CONCLUSÕES:
Em vista dos argumentos apresentados pode-se concluir que a horta didática inserida no ambiente escolar é um laboratório vivo que possibilitou o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental, além disso, uniu teoria e prática de forma lúdica, fazendo com que haja uma maior interação entre os estudantes. No entanto, é possível perceber que desenvolver a educação ambiental nas escolas tem se mostrado uma tarefa exaustiva, devido à existência de grandes entraves nas atividades de sensibilização e formação.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Horta-didática, Composteira.