65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROJETO DE INTERVENÇÃO: I FEIRA DE PROFISSÕES JOAQUIM XAVIER DE BRITO
Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE.
Renato Teixeira - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE.
Adriano Regis Rodrigues - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE.
INTRODUÇÃO:
O fim do ensino médio é sempre considerado pelos jovens um momento de indecisão quanto ao futuro profissional, também pudera: apenas na UFRPE são 44 opções de cursos de graduação (incluídas as habilitações). A Instituição oferece mais de 44 cursos de graduação, sendo 22 na sede Dois Irmãos, nove na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), sete na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), quatro de Ensino a distância, sem contar as oportunidades em instituições públicas e privadas espalhadas pelo País. Com todas essas opções fica mesmo difícil para o estudante decidir qual a melhor opção para seu futuro.
O projeto da I Feira de Profissões da Escola Joaquim Xavier de Brito, localizada no bairro da Iputinga, em Recife/PE, foi realizado no dia 8 de Novembro de 2011. A feira teve a participação de todos os Bolsistas do PIBID da UFRPE que atuavam na Escola naquele ano. Cerca de 200 alunos visitaram a Feira que contou com expositores e palestrantes, além do apoio de estudantes universitários de vários cursos da UFRPE, professores e funcionários da Escola Joaquim Xavier de Brito.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Foi com o objetivo de facilitar a escolha dos cursos almejados pelos estudantes do Ensino Médio que a projeto da I Feira de Profissões da Escola Joaquim Xavier de Brito foi desenvolvido. Auxiliar os alunos no planejamento dos seus estudos no Ensino Superior foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto.
MÉTODOS:
O planejamento da I Feira de Profissões da Escola Joaquim Xavier de Brito teve início em Setembro de 2011 com a aplicação de um questionário nas turmas do Ensino Médio. O objetivo do questionário foi recolher o máximo de informações sobre os cursos escolhidos pelos alunos, além das suas dúvidas quanto ao mercado de trabalho, faixa salarial da área escolhida, Universidades e funções da profissão. O questionário foi aplicado com 254 alunos do Ensino Médio. Entre as dúvidas pesquisadas, 30% delas foram sobre o mercado de trabalho, seguidas pelas Universidades, com 27%, funções da profissão com 23% e faixa salarial com 20% dos pesquisados. Entre as áreas pesquisadas, Humanas ficou com 44% dos resultados, seguida de Saúde com 26%, Exatas com 16% e Cursos Técnicos com 14%. Das profissões mais procuradas, Administração ficou com 21% das respostas, seguida de Direito com 17%, Cursos Técnicos com 13%, entre outros.
A partir do resultado do questionário, foi planejado o conteúdo da Feira, apresentando informações sobre os cursos mais procurados pelos alunos, divididas entre bancadas e palestras nos turnos da manhã e tarde. Os espaços disponibilizados pela Direção da Escola para a realização da I Feira de Profissões foram o pátio, a biblioteca e o auditório da Escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Realizada no dia 8 de Novembro de 2011, a I Feira de Profissões da Escola Joaquim Xavier de Brito teve atividades nos turnos da manhã e tarde. Profissões como Química Industrial, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Design, Matemática, Informática, Letras, entre outras, foram apresentadas em bancadas, enquanto que Engenharia Elétrica, Física, Ciências Biológicas, História, Direito, entre outras, foram apresentadas em formato de palestras.
O turno da manhã iniciou com a palestra sobre o curso de Enfermagem no qual foi mostrado um pouco da história da profissão, das especializações da área e sobre o mercado de trabalho. O destaque do turno foi uma palestra do Pibidiano de Física que apresentou informações significativas sobre os cursos de Bacharelado e Licenciatura e encantou os alunos ao apresentar um exemplo de obtenção de energia elétrica através da energia mecânica.
No turno da tarde, tivemos a presença do Professor da UFRPE, Marcos Cardoso, apresentando informações sobre Tecnologia da Informação, envolvendo os alunos com demonstrações da aplicação do tema na Comunicação. O destaque do turno foi a palestra sobre “Acesso dos alunos da rede pública ao ensino superior”, ministrada pela Pibidiana de História, que compartilhou com os alunos informações sobre os benefícios direcionados para os alunos da rede pública.
CONCLUSÕES:
A realização da I Feira de Profissões da Escola Joaquim Xavier de Brito foi considerada um sucesso pelos organizadores, bem como pela Direção e Coordenação da Escola. Para os alunos, a Feira foi vista como uma fonte de pesquisa rica de informações e positiva.
O evento foi uma ótima oportunidade para que os jovens tirassem suas dúvidas sobre os cursos oferecidos nas Universidades Públicas do Estado de Pernambuco, as carreiras e os projetos de pesquisa, servindo como um espaço de aproximação entre as Instituições e os alunos das escolas públicas.
Palavras-chave: Feira, Profissões, Ensino Médio.