65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Medidas de Ph e Condutividade Elétrica em Soluções de Cloreto de Sódio (NaCl) sob Efeito de Campo Magnético
Luis Fernando Lopes Silva - Depto. de Física IFMA Campus Monte Castelo
Fábio Henrique Silva Sales - Prof. Dr./Orientador – Depto de Física – IFMA Campus Monte Castelo
Raimundo Nazareno da Silva Conceição Filho - Depto. de Física IFMA Campus Monte Castelo
Victor Renato Pereira Santos - Depto. de Mecânica IFMA Campus Monte Castelo
INTRODUÇÃO:
No passado, alguns pesquisadores que estudavam os efeitos do campo magnético muitas vezes os relacionavam com a ação de sensitivos sobre diversos sistemas. No entanto, nas últimas décadas percebe-se, que as alterações observadas nesses sistemas deviam-se basicamente à presença de água nos mesmos. Dentre vários processos que podem alterar o comportamento da água líquida estão a ação de campos magnéticos em soluções aquosas de NaCl. Existem várias evidências de que a água tratada em campos magnéticos possui propriedades físicas e químicas diferentes da água não tratada. Esse fato se deve ao enfraquecimento ou à quebra das ligações de hidrogênio entre as moléculas de água. Nesse trabalho medimos o potencial hidrogeniônico e a condutividade elétrica sobre o efeito de campo magnético de baixa intensidade gerado por ímãs permanentes, em solução aquosa de NaCl. As medidas e o aparato experimental foram desenvolvidos no Laboratório do IFMA. Usamos amostras da Água do Mar, pois possui uma salinidade próxima de 35 (3,5% em massa, se considermos apenas os sais dissolvido,mas a salinidade não tem unidades), o que significa que, para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos, a maior parte é cloreto de sódio. Os resultados mostram que o campo magnético pode afetar a movimentação de íons de hidrogênio que indicam a acidez, a neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa e notórias oscilações na condutividade elétrica, na temperatura e nos sólidos dissolvidos na água.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar estudos experimentais a fim de determinar se a presença de um campo magnético gerado por ímã permanente pode afetar ou não o pH e a condutividade elétrica de soluções de Água do Mar. Tais medidas visam fornecer mais informações acerca do que esteja acontecendo microscopicamente nas amostras, devido à presença de campo gerado por ímãs permanentes.
MÉTODOS:
O método utilizado no desenvolvimento deste trabalho foi o hipotético dedutivo, baseado em hipóteses acerca da influência do campo magnético artificial fraco gerado pelo Imã, utilizando medidas de pH e condutividade elétrica em soluções de cloreto de sódio sob efeito de campo magnético para possibilidades de aplicação de técnicas aprimoradas na área médica e industrial.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisando os Gráficos das principais amostras podemos identificar o potencial hidrogeniônico, o mesmo está relacionado com a quantidade livre de íons hidrogênio em solução aquosa. Trocando em miúdos, quanto maior a quantidade de íons de hidrogênio em solução menor o pH e vice-versa. Quanto mais próximo de zero o pH de uma solução (mais ácida), ou de 14 (mais alcalina), devemos lembrar que a escala é logarítmica, ou seja, pequenas diferenças nos números correspondem a grandes diferenças da variável. Já para a condutividade elétrica este parâmetro está relacionado com a quantidade de íons dissolvidos na água, os quais conduzem a corrente elétrica. Quanto maior a quantidade de íons, maior a condutividade.
CONCLUSÕES:
Os resultados apresentados até aqui confirmam que o campo magnético gerado pelo ímã permanente enfraquece ou quebra as ligações de hidrogênio entre as moléculas de água e pode afetar a movimentação de íons de hidrogênio que indicam a acidez, a neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa, ocasiona também, notórias oscilações na condutividade elétrica, na temperatura e na concentração de sólidos totais dissolvidos na água. Enfatizo que esses estudos são preliminares, mas de grande relevância.Os resultados apresentados até então são expressivos e sugerem experimentos complementares, a fim de investigar variáveis físico-químicas que possam nos ajudar a compreender o procedimento das medidas de pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, temperatura e outras, e também realizar estudos com outros tipos de soluções.
Palavras-chave: Campo Magnético, Solução de NaCl e Ph, Condutividade Elétrica.