65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
Formação profissional e Serviço Social: uma análise sobre a visão dos discentes formandos acerca da profissão.
Thamara Lobato da Cunha - Depto. de Serviço Social- UnB
Adrianicy de Sousa - Depto.Dra./Orientadora- Depto. de Serviço Social-UnB
INTRODUÇÃO:
No debate contemporâneo da formação profissional em Serviço Social, com base nas Diretrizes Curriculares de 1996, a sua unidade gravita em torno da concepção do Serviço Social como trabalho e do seu objeto como sendo as diversas expressões da “questão social”. É este amadurecimento profissional que possibilita a ruptura com o entendimento da profissão como sendo "caridade" e "filantropia", que estão na base da gênese social do processo de constituição e institucionalização da profissão no Brasil. Conforme Ortiz, esta compreensão fortalece uma perspectiva do profissional assistente social ser tomado pelo seu “cliente” como sendo aquele que acolhe, que sabe ouvir, que possui, inclusive a ‘escuta qualificada’ e que aconselha (2009, p. 128). Nestes termos, apesar dos diversos avanços verificados no desenvolvimento e consolidação do Serviço Social brasileiro ainda não conseguimos efetivar uma ruptura com aquela imagem social da profissão. Assim, problematizamos se e de que maneira a formação oferecida no Curso de Serviço Social da UnB contribui para um entendimento mais crítico acerca da profissão por parte dos discentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a visão dos discentes formandos acerca da profissão.
MÉTODOS:
O presente projeto desenvolveu técnicas qualitativas de pesquisa centradas fundamentalmente na análise bibliográfica, e na realização de entrevistas com discentes formandos do Curso de Serviço Social da UnB. Realizamos a aplicação de questionários juntos aos alunos das Disciplinas de Projeto de Trabalho de Conclusão – PTCC e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC dos semestres 2011/02 e 2012/01. Procedemos na sequência a análise por meio de uma revisão bibliográfica em livros e artigos que versavam sobre auto-imagem da profissão bem como, nas pesquisas já realizadas sobre este tem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nossa pesquisa realizou um levantamento nas disciplinas de Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso – PTCC e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de 2011/01 e 2012/01. Neste primeiro momento entramos em contato com um universo de 50 discentes, sendo 21 de PTCC e 29 de TCC, os quais foram contactados para agendamento da aplicação dos questionários. Nesta fase tivemos diversas dificuldades quanto a disponibilidade e interesse dos discentes para responderem o questionário o que limitou nossa amostra para 20 questionários aplicados, sendo 04 de PTCC e 16 de TCC. Vale ressaltar que, até a entrega do relatório final tentaremos sensibilizar os discentes para atingirmos a amostra pretendida.
CONCLUSÕES:
Nossa pesquisa revelou que para os discentes matriculados nas Disciplinas de PTCC e TCC nos semestres de 2011/01 e 2012/02 quando ingressaram no curso a escolha por serviço social deveu-se a influência de "pessoas conhecidas" que indicaram o curso, e em segundo lugar motivações de cunho religioso ou de "ajuda ao próximo". A maioria dos entrevistados destacou que a visão inicial que tinham do curso foi modificada após o aprofundamento no curso, contudo um outro dado aparece na pesquisa e se coloca como problemático: o fato de mesmo tendo modificado sua percepção quanto ao Serviço Social entendendo-o a partir de uma perspectiva mais crítica, estes mesmos discentes não conseguem compreender a articulação e realização no exercício profissional dos princípios que norteiam a profissão na atualidade.
Palavras-chave: Formação Profissional, Serviço Social, Auto-imagem.