65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
OCUPAÇÃO DESORDENADA DA PLANICIE FLUVIAL DO RIO MARANGUAPINHO NOS BAIRROS ANTÔNIO BEZERRA, AUTRAN NUNES, JOÃO XXlll, GENIBAÚ E HENRIQUE JORGE, FORTALEZA-CE.
Davi Rodrigues Rabelo - Centro de Ciências e Tecnologia - UECE
Roberto Jarllys Reis Lima - Centro de Ciências e Tecnologia - UECE
Maria Lucia Brito da Cruz - Profa. Dra./Orientadora - Programa de Pós-graduação em Geografia - UECE
INTRODUÇÃO:
A cidade de Fortaleza, mesmo sendo uma das maiores capitais dos estados brasileiros, ainda possui populações residentes próximas às margens dos rios. O Rio Maranguapinho, principal afluente do rio Ceará é hoje, o curso hídrico que mais sofre alterações e permeia as áreas onde estão situados alguns dentre os bairros mais populosos e carentes daquele município.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho pretende mostrar os problemas gerados pela ocupação desordenada das margens do rio maranguapinho nos bairros Antônio Bezerra, Autran Nunes, João XXlll, Genibaú e Henrique Jorge, que no total tem uma população de mais 128 mil pessoas segundo o IBGE e a grande maioria com concentração nas margens do rio.
MÉTODOS:
Foi feito um mapeamento através de técnicas de geoprocessamento no qual, são mostradas as aglomerações próximas ao Rio Maranguapinho na cidade de Fortaleza, e identificadas que as populações ribeirinhas estão sujeitas a inundações sazonais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos resultados obtidos e da visualização do mapa e da área em volta é possível identificar o dano tanto social quanto ambiental, uma área próxima ao rio que quase todo ano transborda devido à grande pluviosidade no começo do ano. Com crescimento populacional e uma ocupação desordenada nas margens do rio, a vegetação que existe é retirada para construção de edifícios mal elaborados, havendo processos erosivos em zonas riparias desprovida de vegetação nativa que agravam ainda mais o impacto ambiental.
CONCLUSÕES:
Portanto todos os impactos dessa planície, se considerar a legislação de uso e ocupação do solo em vigor, são passiveis de solução com fiscalização dos órgãos públicos, planejamento urbano e políticas públicas de recuperação e preservação da área.
Palavras-chave: Ocupação desordenada, Geoprocessamento, Impacto ambiental.