65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 1. Sociologia da Saúde
Nanobiotecnologia: A promessa de saúde perfeita e seus riscos éticos e socioambientais
Jair Rocha de Oliveira Neto - Programa de Pós-graduação em Sociologia - UFPE
Jonatas Ferreira - Prof. Dr./Orientador - Programa de Pós-graduação em Sociologia - UFPE
INTRODUÇÃO:
A convergência específica entre nanotecnologia e biotecnologia possibilitou o surgimento de uma nova ciência voltada para o melhoramento do organismo humano: a nanobiotecnologia. Cientistas, investidores e entusiastas apontam que seu potencial reside na capacidade de agir preventivamente contra uma infinidade de doenças. As boas expectativas e promessas abrem espaços para controvérsias quando esta nova ciência é vista de uma perspectiva ética, social e ambiental. Como nosso corpo e o meio-ambiente reagirão as nanopartículas, cuja toxidade pouco sabemos? Existe um limite para o aperfeiçoamento do nosso corpo? As contribuições de Urich Beck e Lucien Sfez sobre nossa modernidade como a “sociedade do risco” que busca a “saúde perfeita” nos ajudam a compreender os dilemas que envolvem o progresso técnico-científico e os riscos que são inerentes ao desenvolvimento da nanobiotecnologia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar a proposta de saúde perfeita advinda da nanobiotecnologia, seus riscos e as implicações éticas, sociais e ambientais.
MÉTODOS:
A metodologia de pesquisa foi centrada na análise de relatórios, noticiários e documentários. Primeiramente, estudei os relatórios das entidades que centralizam esforços em pesquisas nanotecnológicas. Em segundo lugar, analisei os relatórios disponibilizados por organizações não governamentais voltadas para a defesa do Meio Ambiente e Direitos Humanos. Por último, foram analisadas as reportagens e os documentários produzidos pela Rede de Nanotecnologia Sociedade e Meio Ambiente (RENANOSOMA). Para o conjunto de notícias prospectadas foi elaborado um banco dados contemplando resumos de mais setenta notícias, organizadas de acordo com a data do noticiário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos dados coletados, identificamos a valorização do discurso da saúde perfeita, tal como aponta Lucien Sfez na sua caracterização dos efeitos da vida moderna. A partir da identificação das tendências em pesquisas na área da nanobiotecnologia, também constatamos o corpo humano sendo, cada vez mais, tratado como um problema técnico de domínio dos peritos. Por último, vale destacar a identificação de um crescente esforço de organizações não governamentais, bem como das Ciências Humanas, com o intuito de trazer os dilemas que envolvem as pesquisas nanobiotecnológicas para o debate junto à sociedade civil.
CONCLUSÕES:
Além das promessas e controvérsias, verificamos interesses mercadológicos de governos e multinacionais, que nem tanto consideram os riscos que envolvem o desenvolvimento desta nanociência. Concluímos que a nanobiotecnologia se desenvolve como uma potencial força produtora de realidades: pelos investimentos bilionários de diferentes setores nos últimos anos, pelas promessas que giram em torno da performance e estética do corpo e, por último, pelos riscos a saúde ambiental, humana e social. A conclusão final do trabalho é aquela de revelar importância da descentralização das decisões que envolvem as pesquisas nanobiotecnológicas, para que os riscos sistemáticos e globais sejam considerados não somente por aqueles que produzem e reproduzem esta nova nanociência, mas por todos que são afetados por tais riscos.
Palavras-chave: Nanobiotecnologia, Saúde Perfeita, Sociedade do Risco.