65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
Stromanthe bahiensis e Stromanthe idroboensis (Marantaceae), SÃO DESCRITAS COMO DUAS NOVAS ESPÉCIES PARA A CIÊNCIA
Karla Yoshida Arns - Codevasf
Simon Joseph Mayo - Kew Gardens
João Marcelo Braga - Jardim Botânico do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
Stromanthe Sonder (Marantaceae) é um gênero Neotropical com cerca de 15 espécies, dos quais são provavelmente endêmicas do Brasil. Outras espécies do gênero são encontradas nas florestas tropicais do sul do México, América Central e Caribe, especialmente na floresta amazônica da Colômbia, Venezuela e Guiana, e sopé dos Andes do Equador, e nas proximidades das regiões inundadas da Bolívia. A posição taxonômica das Stromanthe é historicamente controversa e tem sido amplamente discutida desde o século XIX. Recentemente, o gênero foi incluído no grupo Myrosma e, mais tarde, fortemente apoiado no clado Maranta. No entanto, Stromanthe tem sido tradicionalmente circunscrito por um conjunto de caracteres, incluindo um rico e ramificado sistema aéreo, com folhas normalmente e/ou raramente rosulado; a lâmina foliar com orientação antitrópica; inflorescência ricamente ramificadas e geralmente difusa, ou raramente congestionado; brácteas decíduas, interfilos ausentes, bracteóles geralmente ausentes ou rudimentares; pares de flores dolicoblásticas; corola curta e menos da metade do comprimento dos lobos da corola; estaminódios exteriores, ausentes ou dois; a corola e estaminódios internos são, muitas vezes escondida pelas sépalas fibrosos; uma semente por cápsula madura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo realizar a descrição de duas espécies de Marantaceae como novas para a ciência, sendo elas: Stromanthe bahiensis e Stromanthe idroboensis, com vistas as suas inclusão nos sistemas de classificação da família.
MÉTODOS:
Foram realizados estudos de espécimes-tipo em herbários nacionais e estrangeiros, complementadas por observações de campo. A descrição, ilustração, observações taxonômicas e outros detalhes relevantes foram descritos conforme o código internacional da nomenclatura botânica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
com relação a S. bahiensis a espécies que mais se assemelhe é S. jacquinii (Roemer & Schultes) Kennedy & Nicolson, que compartilha a filotaxia antítropa, pares de flores sub-braquiblásticas e brácteas amareladas, no entanto, diferem na medida em que tem 2-3 címulas em cada componente da inflorescência em S. idroboi e dois estaminódios filiformes exteriores, enquanto que em S. jacquinii apresenta apenas uma única címula, e os estaminódios exteriores estão ausentes; em S. bahiensis é muito distinta de todas as espécies existentes do gênero no Brasil, em geral, é morfologicamente semelhante a S. hjalmarssonii (Koern.) Petersen, que ocorre exclusivamente na América Central (Belize, Guatemala, Honduras e Nicarágua), as formas das lâminas foliares, e as medidas das estruturas que compõem a flor são diferenciadas na forma e no tamanho.
CONCLUSÕES:
As citações dos tipos para ambas espécies são as que seguem respectivamente: Stromanthe idroboi Yoshida-Arns, Mayo & J. M. A. Braga sp. nov. Type: Colombia. Meta, Sierra de la Macarena, Plaza Bonita, 400 m a.s.l., W. R. Philipson et al. 1412 (holotype: BM); Stromanthe idroboi is restricted to northern South America, ranging from Venezuela, where it occurs in remnants of montane forest or in secondary forest near the Caribbean, to the Campano region of Colombia. Stromanthe bahiensis Yoshida-Arns, Mayo & J. M. A. Braga sp. nov. Type: Brazil. Bahia. Santa Cruz de Cabrália, Estação Ecológica do Paú Brasil, ca 16 km west of Porto Seguro, P. J. M. Maas et al. 7005 (holotype: CEPEC, isotypes: GB, RB, U); Distribuição e ecologia: Stromanthe bahiensis só é conhecida a partir do sul do Estado da Bahia, ocorrendo próximo as margens das florestas e clareiras.
Palavras-chave: Marantaceae, Stromanthe, flora Neotropical.