65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
A PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APLICAR A INTERDISPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Paula Gizelle Silva Bezerra - Profa. Especialista – Núcleo de Educação Profissional – SENAI Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
Tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo tem sido um desafio para os docentes, pois os alunos procuram entender a aplicabilidade de determinados conteúdos. Sendo assim, Ausubel (1982) defende a ideia de que a aprendizagem deve ser significativa, inter-relacionando o conhecimento prévio do discente ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Para isso os estudos revelam que a realização de projetos pedagógicos tem contribuído para prática docente. Então, a partir disso esse trabalho expõe uma prática de ensino-aprendizagem efetivada no curso Técnico de Administração Empresarial, na unidade curricular Organização e Métodos Administrativos com enfoque no conteúdo Organização de Eventos em fevereiro de 2013, no auditório da Escola Técnica SENAI Santa Cruz do Capibaribe. Os estudos de Oliveira (2011), Ausubel (1982), Freire (1996), Piaget (1997), e Moreira (2012) fundamentaram esse trabalho sobre as temáticas: organização de eventos, ensino, aprendizagem e estratégias pedagógicas. A relevância dessa pesquisa fundou-se em levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre como organizar um evento, exposição dialogada e sistematização através da criação de um evento utilizando saberes do Curso Técnico em Produção de Moda e Administração.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral:Realizar uma Mostra do Carnaval Pernambucano através dos conceitos de organização de eventos, sistematizando-os a partir de desfile infantil de fantasias carnavalescas. Específicos: 1.Aprender a organizar eventos; 2.Realizar desfile infantil de fantasias carnavalescas; 3.Compreender a importância da interdisciplinaridade entre alunos dos Cursos Técnicos de Administração e Produção de Moda.
MÉTODOS:
O caminho metodológico percorrido tratou inicialmente de uma pesquisa documental em livros e artigos científicos a respeito da temática. Esta trata de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório entre os dias 10 a 14 de dezembro de 2012 e 04 a 08 de fevereiro de 2013 vivenciados na unidade curricular Organização e Métodos Administrativos com carga horária de 40 horas, em que os sujeitos foram 20 alunos do curso Técnico de Produção de moda e 30 alunos do Técnico em Administração. Assim refere-se a uma pesquisa experimental e participante, pois não há registros e depende do envolvimento e do pesquisador com as pessoas, estando, esse, presente em todo o processo. No projeto o docente levantou o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema, expondo os conceitos, e as formas de realização de eventos. Em seguida a turma definiu o que fazer convidando os colegas do curso de Moda a produzir as fantasias. Eles reservaram o auditório, produziram e distribuíram os convites aos familiares e colaboradores da escola, convidaram os modelos do desfile (as crianças), construíram um mural com letras de músicas de compositores pernambucanos das marchinhas de carnaval e distribuíram brindes e coquetel aos convidados do evento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostraram que os discentes compreenderam melhor, quando o docente sistematizou o conhecimento com uma situação-problema (a tarefa), e a realização de projetos pedagógicos, pois segundo Freire (1996) a exercício da docência e a aprendizagem do aluno fundamenta-se na autonomia do discente ao ter liberdade de pensar e encontrar soluções através dos projetos. O produto deste trabalho foi uma Mostra de conhecimentos com exposição de mural e apresentação de desfile com a participação de alunos, docentes colaboradores da escola, familiares dos discentes. Aprenderam a colocar em prática os conhecimentos; a trabalhar em equipe com alunos de outro curso; a compartilhar e conhecimentos regando a interdisciplinaridade na escola; e principalmente desenvolver as capacidade de planejamento, organização e gerenciamento de atividades, algo extremamente importante para as futuras carreiras profissionais. Além disso, os pais puderam dimensionar a evolução dos seus filhos nos respectivos cursos. E finalmente, a partir desta atividade de ensino-aprendizagem, os sujeitos entenderam o significado dos conhecimentos não só da unidade curricular, mas do curso como um todo e assim solidificaram o aprendizado.
CONCLUSÕES:
A prática de ensino-aprendizagem deve ser questionadora provocando dúvidas nos alunos para que depois ele consiga reequilibrar-se e reconstruir o conhecimento (PIAGET, 1997). Diante disso, o projeto apresentou coerência nos objetivos propostos. Quanto a realizar uma Mostra do Carnaval Pernambucano através dos conceitos de organização de eventos, os alunos efetivaram os conhecimentos adquiridos no espaço pedagógico alinhando teoria e prática a partir de desfile infantil de fantasias carnavalescas. Com relação a aprender a organizar eventos, as discentes alcançaram os objetivos propostos de maneira satisfatória, cumprindo os prazos de realização demonstrando capacidades de planejamento, organizativa e social. Compreenderam a importância da interdisciplinaridade entre alunos dos Cursos Técnicos de Administração e Produção de Moda. O trabalho revelou que é possível mobilizar alunos com objetivos de aprendizagens diferentes para compartilhar conhecimentos diversos.
Palavras-chave: Projetos, Organização de Eventos, Cursos Técnicos.