65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
DIAGNÓSTICO DA FEIRA DE PRODUTORES DE MATINHOS - PR
Alexandre Hofart Arins - Setor Litoral - UFPR
Diogo Camargo Pires - Setor Litoral - UFPR
Stephanie Costa da Silva - Setor Litoral - UFPR
Vanessa Fabiana Viana - Setor Litoral - UFPR
Valdir Frigo Denardin - Prof. Dr./Orientador - Setor Litoral - UFPR
INTRODUÇÃO:
A agricultura familiar representa 84,4% dos estabelecimentos rurais brasileiros e ocupa 24,3% das terras de uso agrícola, sendo responsável por 38% do valor bruto da produção e empregando 74,4% do pessoal ocupado no campo em 2006. Ela encontra restrições no campo institucional e organizacional, em questões de infra-estrutura e em relação do distanciamento com grandes mercados. No litoral paranaense, as comunidades rurais encontram uma série de dificuldades também em relação a legislação ambiental, devido ao grande número de unidades de conservação existentes na região.
Uma das melhores formas de comercialização, pelo pequeno produtor, é a venda direta ao consumidor, que se dá na maioria dos casos através de feiras livres. Nelas consegue agregar maior valor ao produto, dentro de um espaço de comercialização e socialização entre produtores e consumidores, o que proporciona um ambiente de trocas de experiências e saberes.
Em Matinhos, litoral do Paraná, ocorre a Matinfeira. Esta caracteriza-se como um incipiente método de comercialização direta para produtores da região. Foi observada a importância da realização de um diagnóstico desta feira para levantar possíveis problemáticas e potencialidades que pudessem ser trabalhadas no futuro, bem como para proposição de ações de extensão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal do trabalho foi a elaboração de um diagnóstico sobre a feira de produtores de Matinhos. Este contém dados obtidos através de entrevistas realizadas com os feirantes e consumidores. Entre os objetivos específicos do trabalho citam-se: a revisão bibliográfica sobre mercados curtos e agricultura familiar; e a elaboração dos questionários semi-estruturados.
MÉTODOS:
A metodologia adotada foi dividida em quatro etapas. A primeira consistiu em revisões bibliográficas de estudos de caso em diversas regiões do Brasil. Foram realizadas leituras de textos que abordavam desde temas como o capital social, conceitos de desenvolvimento sustentável, agroindústrias familiares e desenvolvimento, até questões econômicas e ocupacionais. Durante esta etapa foram realizadas leituras sobre práticas alternativas de produção e comercialização, sempre na ótica do desenvolvimento local sustentável.
A segunda etapa desta pesquisa foi a de elaboração de questionários para produtores e consumidores das feiras locais, priorizando o fortalecimento das relações entre alunos e produtores-comerciantes. Para tanto foi necessário a leitura de materiais de apoio metodológico.
A terceira fase foi a visita a Feira de Matinhos, a Matinfeira, e a aplicação dos questionários. Inicialmente, foram aplicados vinte questionários semi-estruturados com os consumidores da feira e dezcom os feirantes.
Finalmente, foi elaborado um relatório contendo a síntese dos dados obtidos e aferições sobre a situação atual do evento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A elaboração do relatório permitiu a visualização de uma série de problemáticas e potencialidades da feira. No caso dos produtores, o principal problema observado foi a falta de divulgação. É necessário, entretanto, estudar a real necessidade desta publicidade, uma vez que os produtos são em geral vendidos em sua totalidade e uma maior procura poderia gerar escassez dos mesmos, caso não houvesse a preparação adequada. Quanto aos consumidores, a maioria afirmou que a qualidade dos produtos da feira é superior aos dos encontrados/vendidos em supermercados e assim, estas seriam mais vantajosas, apesar do valor geralmente mais elevado. A infraestrutura foi caracterizada em geral de “regular” a “boa”, sendo levantadas algumas sugestões para sua melhoria.
Observa-se que talvez fosse interessante entrevistar um número maior de consumidores, para criar estatísticas mais ricas e confiáveis. Isto não se aplica aos feirantes, uma vez que todos foram entrevistados. Em relação a receptividade, os feirantes foram mais solícitos ao responder os questionários, enquanto alguns consumidores recusaram-se ou responderam apressadamente, devido, segundo os mesmos, à falta de tempo.
CONCLUSÕES:
A agricultura familiar se mostra como elemento insubstituível capaz de promover a inclusão social e a redução das desigualdades econômicas e políticas presentes no campo, por amenizar os efeitos do atual modelo econômico, ao fortalecer as práticas relacionadas aos circuitos curtos de produção. Entretanto, é necessário fomentar esta forma social de produção, levando em consideração os instrumentos que permitem fortalecer os produtores e viabilizar meios plausíveis de comercialização. É nesse contexto que se situam os mercados curtos e a feira livre.
A Feira de Produtores de Matinhos é um importante canal de comercialização para seus produtores, que garante a eles uma renda semanal e um espaço único no município onde se pode encontrar produtos orgânicos a preços acessíveis. Também é um espaço de interação cultural, onde, além do produto, pode-se adquirir conhecimentos sobre o mesmo e dicas para o seu uso e conservação.
Os consumidores, apesar das deficiências que a feira apresenta, se mostraram satisfeitos com os produtos oferecidos nela e com o ambiente que ela propicia. A venda direta dos produtos pelos agricultores representa uma estratégia de desenvolvimento, reprodução e sobrevivência frente à dificuldade de comercialização e escoamento de produtos da agricultura familiar.
Palavras-chave: Mercados Curtos, Feiras Livres, Agricultura Familiar.