65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Reciclagem de Lixo Eletrônico Como Tema Para o Ensino de Química
Laís da Conceição Pereira Pinheiro - Bolsista PIBID-Química - FaE/UFMG
Maria Luiza Silva Tupy Botelho - Bolsista PIBID-Química - FaE/UFMG
Penha Souza Silva - Professora - FaE/UFMG
Nilma Soares da Silva - Coordenadora PIBID-Química - FaE/UFMG
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, a geração de lixo eletrônico aumentou três vezes mais que a de outros tipos de lixos, decorrente da obsolescência e do consumismo (OLIVEIRA, 2012).
O primeiro impacto do lixo eletrônico não é o seu descarte, mas a extração dos insumos necessários à sua fabricação. Grande parte do lixo eletrônico vai para aterros sanitários como resíduos urbanos comuns devido à falta de políticas públicas e leis que determinem descarte e tratamento ideais para esses resíduos (OLIVEIRA, 2012).
A preocupação ambiental em relação ao lixo eletrônico tem crescido devido aos prejuízos que estes materiais acarretam ao ambiente se descartados de forma incorreta. Quando colocado no lixo comum, as substâncias presentes nos componentes eletrônicos penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais através da água.
Diante deste contexto considerou-se importante estudar este tema nas aulas de Química, de forma a promover a inserção significativa de conceitos e despertar o interesse dos estudantes por um problema que também é social.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar os resultados obtidos no projeto desenvolvido em aulas de Química do ensino médio com o tema lixo eletrônico.
MÉTODOS:
Para desencadear a discussão referente ao tema exibiu-se o documentário “A História das Coisas” de Anne Leonard para os estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Belo Horizonte.
Posteriormente, os estudantes foram questionados quanto ao destino dado ao material eletrônico que se tornou obsoleto ou apresenta algum defeito, seja em sua casa ou no trabalho, e as possíveis alternativas de reutilização.
Para discutir os impactos ambientais que estes materiais acarretam ao meio ambiente quando inapropriadamente descartados, realizou-se um teste que consistia em regar as plantas com solução aquosa contendo metais tóxicos oriundos de equipamentos eletrônicos.
Sob a orientação de alunos do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participantes do projeto PIBID, os estudantes desenvolveram uma campanha de coleta de equipamentos eletrônicos na própria escola. Posteriormente, visitaram uma empresa que recicla estes equipamentos e fizeram a doação de todo o material coletado na campanha.
Os resultados do projeto foram expostos no evento “UFMG Jovem” em outubro de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho descrito contou com a participação ativa de estudantes do ensino médio e futuros educadores de Química. O desenvolvimento do projeto deu-se durante as aulas de Química e grande parte dos estudantes do ensino médio mobilizaram-se com a campanha para coleta de equipamentos eletrônicos inutilizados. Os alunos utilizaram cartazes e a rádio da escola para divulgação da campanha, e o volume de materiais recolhidos superou as expectativas.
Os estudantes mostraram-se envolvidos nas atividades e interessados em contribuir para a correta destinação destes materiais. Dentre as atividades realizadas no decorrer do projeto a de maior destaque foi o teste que consistiu em regar plantas com solução aquosa contendo metais tóxicos oriundos de equipamentos eletrônicos. Os estudantes surpreenderam-se com os resultados, e acredita-se que o impacto desta atividade aumentou a credibilidade dada ao trabalho, visto que os alunos tiveram um dado real sobre os problemas que estes compostos podem acarretar ao meio ambiente. A apresentação do projeto no evento UFMG Jovem aumentou a autoestima dos alunos, que se sentiram valorizados por estarem apresentando o trabalho dentro de uma Universidade renomada.
CONCLUSÕES:
O desenvolvimento desse projeto buscou o despertar de consciência nos estudantes do ensino médio sobre os impactos ambientais decorrentes do descarte inapropriado de equipamentos eletrônicos e culminou na inserção dos mesmos no universo da pesquisa de forma a ampliar seus conhecimentos e trabalhar habilidades apontadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Palavras-chave: Impacto, Resíduo, Meio ambiente.