65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
ANÁLISE DO ACÚMULO DE FITOMASSA DA Brachiaria brizantha cv. PIATÃ SOB DIFERENTES SOMAS TÉRMICAS
Leydiane Bezerra de Oliveira - Aluna de Graduação do Curso de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Tony Maiko Oliveira Mesquita - Mestrando-Curso de Mestrado em Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Maria Monique de Araújo Alves - Aluna de Graduação do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Antonio Edie Brito Mourão - Mestrando-Curso de Mestrado em Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Ana Clara Rodrigues Cavalcante - Dra./Orientadora – pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos
Eneas Reis Leite - Prof./Orientador do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO:
O Brasil apresenta características climáticas que favorecem as forrageiras tropicais com elevado potencial de produção de fitomassa. As gramíneas são forrageiras de grande interesse econômico, com isso tem uma grande necessidade de se conhecer as características ecológicas, fenológicas e a interação dos fatores ambientais. Na região Nordeste existe poucos estudos para avaliar o potencial de produção de espécies forrageiras tropicas de outras regiões no que diz respeito ao efeito do clima sobre estas e seu potencial para uso na região em condições irrigadas. Um exemplo disso é o capim-piatã que apresenta adaptação a climas adversos e solos de média fertilidade, sendo uma alternativa potencial para a diversificação de pastagens. Seus colmos são mais finos e facilmente aproveitados pelo animal, o que favorece o consumo da forragem disponível ou a reservada para a seca. Apresenta alta produção de folhas, caracterizando assim uma boa opção para o rebanho nordestino, justificando a necessidade de se conhecer suas taxas de produção nas condições semiáridas sob irrigação. O manejo baseado em somas térmicas permite considerar a temperatura como opção para definir a melhor eficiência de produção em condição onde há uso da irrigação especialmente na época seca do ano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Quantificar o acúmulo de fitomassa e características estruturais do capim Piatã em diferentes somas térmicas nas condições climáticas do semiárido sob irrigação.
MÉTODOS:
O experimento ocorreu de julho a dezembro de 2012 na Embrapa Caprinos e Ovinos em Sobral, no Ceará em área de 0,5 ha de capim-piatã irrigado. Os tratamentos foram os acúmulos das somas térmicas: 250ºC, 500ºC, 750ºC e 1000ºC. Para a obtenção destas foi utilizada a média diária das temperaturas instantâneas coletadas em estação meteorológica automática. As temperaturas variaram de 26oC a 29oC. Ao atingir as somas térmicas, coletou-se o acúmulo de forragem pelo método direto, cortando-se toda forragem acima do resíduo de 20cm, em molduras com 0,25m2, lançada aleatoriamente em dois pontos por tratamento. Foi realizado fracionamento do material em: lâmina foliar, colmo e material morto. A determinação do peso seco foi obtida por secagem em estufa a 55ºC até peso constante. As variáveis analisadas foram: altura do pasto, produção de massa seca de: forragem total (soma da forragem verde e material morto), forragem verde (soma de colmos e folhas), colmo, folhas e material morto, relação folha: colmo e relação material vivo: morto. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância, pelo teste F a 5% e os efeitos significativos foram desdobrados em análise de regressão, utilizando o programa SAS versão 9.0.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve efeito de tratamento (p<0,05) para todas as variáveis analisadas menos relação material vivo: morto e folha colmo, que apresentaram em média 28,1 e 6,5, respectivamente. Para as características de altura (alt) e produção de massa seca de forragem total (msft), massa seca de forragem verde (msfv) e massa seca da lâmina foliar verde (mslv), massa seca do colmo verde (mscv) e material morto (msmm) observou-se um comportamento linear crescente (Yalt=18,21 + 0,028x R2=0,97; Ymsft= 24,51+1,295x R2=0,99; Ymsfv= 22,59+1,259x R2=0,99; Ymslv=83,63+0,967x R2=0,98), o que significa que na medida em que aumenta a soma térmica, aumentam os valores destas variáveis, até 1000oC. Os valores mais elevados foram 44,5cm de altura, 1315kg de msft, 1283kg de msfv e 1030kg de mslv e apenas 250kg de mscv e 50kg msfm. Em média foram necessários 35 dias para atingir 1.000oC. Percebe-se que as produções de massa de forragem foram bem superior ao que é disponibilizado no pasto nativo (cerca de 85kg) na época seca do ano e as perdas com material morto mínimas, levando o capim-piatã a ser considerado uma opção para o semiárido irrigado.
CONCLUSÕES:
O máximo acúmulo de fitomassa para o capim-piatã é de 1315 kg, aos 35 dias de período de crescimento, quando a soma térmica é 1000oC.
Palavras-chave: Semiárido, Temperaturas, Irrigação.