65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
Efeito dos Substratos no Desenvolvimento de plântulas de Cariniana domestica (Martius) Miers. (Lecythidaceae)
Gustavo de Souza Guimarães - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Edivan Lima de Oliveira - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Rossicléia Ferreira Campos - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Renato Silva de Lima - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Tiago Hilário da Silva Lopes - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Dr. Ary Vieira de Paiva - Orientador do Projeto, Universidade Federal do Acre.
INTRODUÇÃO:
A demanda por produtos de origem florestal aumentou sensivelmente nas últimas décadas, levando a silvicultura buscar alternativas que pressupõem altas produtividades (BOLFE et al., 2004). Isto impõe definição de estratégias e protocolos que favoreçam a produção de mudas de qualidade, com um custo baixo, para que possam ser acessíveis aos pequenos e médios produtores rurais, que são os mais interessados, em menor espaço de tempo.
O potencial de uso dos recursos naturais biológicos na Amazônia, bem como a necessidade de sua exploração sustentável demandam conhecimentos científicos ainda incipientes na área de silvicultura florestal. A realização de pesquisas sobre o desenvolvimento de plântulas de espécies florestais cultivadas em diferentes substratos é fundamental para atender a demanda tanto de projetos para produção comercial de madeira, quanto para recomposição florestal. Na Amazônia são produzidas grandes quantidades de resíduos agroflorestais que podem vir a ser utilizados no desenvolvimento de plântulas. A Cariniana domestica (Martius) Miers – corrimboque, da família Lecythidaceae é uma árvore que ocorre no norte e no centro do Brasil, e também na Bolívia e Peru em mata de terra firme.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a porcentagem e velocidade de germinação das sementes de corrimboque, assim como o crescimento vertical (altura), horizontal (diâmetro do coleto) e área foliar de suas plântulas , utilizando quatro substratos de fácil acesso nas propriedades rurais.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no viveiro do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. As sementes foram coletadas em 25 matrizes, e postas a germinar em três tratamentos diferentes. Após a emergência, as plântulas foram repicadas para os recipientes (potes de plástico de 1L) com cinco substratos diferentes (Areia + Terra de mata + Resíduo de açaí peneirado, Areia + Terra de mata + Casca de castanha triturada, Areia + Terra de mata + Pó de serra curtido, Areia + Terra de mata + Casca de amendoim triturada e Areia + Terra), houve um acompanhamento no desenvolvimento por um período de 100 dias, através da medição da altura e diâmetro do coleto de 20 em 20 dias. Após isso as plântulas foram removidas inteiras dos recipientes e lavadas, para se medir a área foliar. O experimento foi conduzido em DIC 4X3 para a análise de germinação e 5X10 para as demais análises, os dados foram submetidos a um teste de normalidade e a transformação (raiz quadrada, Arc sem e log) quando preciso e a um teste de comparação de médias (Tukey e Scoot-Knott), com base em Santana e Ramal (2004). A área foliar foi medida através do escaneamento das folhas de cada plântula com escala em mm, seguido de importação da imagem para o programa Autocad para cálculo da área foliar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pode-se observar que no teste de normalidade (Shapiro-Wilk) para as variáveis de germinação, diâmetro do coleto e área foliar os substratos apresentaram distribuição normal, apenas na variável altura os substratos contendo Areia + Terra de mata + Resíduo de Açaí Peneirado (A+T+AÇ) não apresentou distribuição normal, indicando que para este tratamento seriam necessários mais repetições. Segundo o teste de Bartlett as variâncias dos substratos para germinação, altura, diâmetro do coleto e área foliar são homogêneas. O teste de comparação das medias (Scott-Knot) ao nível de 5% de probabilidade as medias dos substratos de todas as variáveis em questão não apresentaram diferenças estatísticas, o que mostra que os quatros tratamentos e o tratamento testemunha apresentam a mesma eficiência no crescimento e desenvolvimento do coleto.
CONCLUSÕES:
Os três substratos avaliados apresentaram uma baixa taxa de germinação, não sendo recomendados para as sementes dessa espécie, em contrapartida, nos três substratos a espécie necessitou de um curto intervalo de tempo para o término da germinação, uma vez que as sementes começaram a emergir após 18 dias da implantação do experimento e, em apenas 48 dias já havia encerrado o processo de germinação das sementes. Se tratando da germinação e do desenvolvimento do diâmetro do coleto, não houve diferença significativa dentre os substratos avaliados, podendo assim ser utilizado o substrato mais acessível e de menor custo.
Palavras-chave: Substratos, Germinação, Mudas.