65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA PÚBLICA.
Asafy Rezende Santos - Aluno do curso técnico em Informática. – IFRO, Campus Ji-Paraná/RO.
Paula Amanda dos Santos Mateus - Aluna do curso técnico em Informática. – IFRO, Campus Ji-Paraná/RO.
Rafael Silva Oliveira - Aluno do curso técnico em Informática. – IFRO, Campus Ji-Paraná/RO.
Ilma Rodrigues de Souza Fausto - Profa./ Especialista de informática/ Orientadora. – IFRO, Campus Ji-Paraná/RO.
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi realizado em uma unidade de escola pública do município de Ji-Paraná/RO, com o intuito de descobrir o quanto os professores usam um Objeto de Aprendizagem (OAs) dentro da instituição, levando melhorias no aprendizado do aluno. Além disso, apresenta as ferramentas utilizadas dentro das salas de aulas e laboratórios e o porquê o educador usa um Objeto de Aprendizagem dentro da sala de aula.
Um Objeto de Aprendizagem proporciona ao professor um método digital que pode ser reutilizado, pois o mesmo é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem do aluno, trazendo novidades que o incentivam na compreensão do conteúdo ministrado pelo educador, podendo ainda, ser ferramenta mais simples aos mais complexos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo é mostrar quais são os métodos que os professores utilizam em salas de aula e quais as melhorias que os mesmos veem com essa metodologia de ensino e, ainda, o quanto um Objeto Educacional é utilizado em sala de aula para o auxílio do educando.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa com 10 professores do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Janete Clair. O presente colheu dados sobre a utilização dos Objetos de Aprendizagem e teve como instrumentos para coleta de informações um questionário com perguntas que se constituiu dos seguintes temas: utilização dos Objetos Educacionais dentro da sala de aula, frequência da utilização dos OAs, tipos de ferramentas utilizadas e o porquê da utilização dos Objetos de Aprendizagem no ensino dentro da sala de aula.
O acesso aos entrevistados transcorreu facilmente, pois contou com o apoio da instituição de ensino. Na ocasião, foi nos apresentado os professores de diferentes disciplinas e, deste modo, realizamos a análise dos dados com base na porcentagem das respostas dos educadores entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se através da pesquisa que os Objetos de Aprendizagens são muito utilizados na educação. No entanto, a maioria não possui conhecimento suficiente do fundamento que estão utilizando. A pesquisa apontou que 30% dos professores não sabiam o que eram Objetos de Aprendizagem, mas utilizavam sem o devido conhecimento. 20% dos casos dos entrevistados não fazem uso das OAs e os outros 50% admitem utilizar frequentemente o recurso.
Dentre os professores que utilizam Objetos de Aprendizagem, 10% utilizam raramente, pois possuem, segundo eles, elevada carga horária e pouco conhecimento na área de informática. Já 90%, professores mais jovens e com um bom conhecimento em informática, responderam que fazem pouco o uso (às vezes) dos OAs, pois não há infraestrutura adequada e os recursos existentes são de baixa qualidade.
Segundo a pesquisa, os educadores que fazem ou não uso dos Objetos de Aprendizagem acreditam que a utilização destes recursos facilitam a compreensão dos estudantes quanto ao conteúdo ministrado em salas de aulas e, ainda, proporciona uma exposição docente mais atrativa.
A pesquisa constatou também que os Objetos de aprendizagem mais utilizados pelos professores são OAs mais simples como apresentações em PowerPoint, e o uso de vídeos e imagens.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho permitiu concluir que a utilização dos Objetos de Aprendizagem é essencial para a educação. Contudo, muitos professores não utilizam estes recursos, pois há precariedade em investimentos em laboratórios, equipamentos e, principalmente, na capacitação dos professores.
Apesar disso, a maioria dos professores busca utilizar os OAs, pois acreditam que estas ferramentas auxiliam na aprendizagem e colabora para maior interatividade com os estudantes. Deste modo, proporciona a eles um aproveitamento sobre o conteúdo estudado, possibilitando a disponibilidade do conteúdo em sala e, ainda, nos dispositivos eletrônicos dos estudantes.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem., Utilização em salas de aula., Melhoria na educação..