65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
BIOMETRIA DE MUDAS DE Lactuca sativa L. PRODUZIDAS COM DIFERENTES SUBSTRATOS
Bruna de Fátima Batista - Agronomia - IFPA
Miriam Lima Rodrigues - Agronomia - IFPA
Rosana Cardoso Rodrigues - Profa. Dra./Orientadora - Agronomia – IFPA
INTRODUÇÃO:
A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, Asteraceae, é utilizada na medicina popular como calmante, rica em vitaminas e sais minerais, destacando seu elevado teor em vitamina A, sendo o componente básico na maioria das saladas caseira e comercial. (MARQUES et al, 2006).
Segundo Gomes (2003), esta espécie situa-se entre as hortaliças mais produzidas em todo o mundo, ocupando em 2001 uma área de aproximadamente 796.426 ha, com produtividade de 21,9 t/ha.
A produção de mudas é bastante difundida, podendo se utilizar bandejas e substratos, facilitando o manuseio e possibilitando maior controle sanitário e nutricional. O substrato tem por finalidade garantir o desenvolvimento de uma planta com qualidade, em curto período de tempo e baixo custo (FIGUEIRA, 2003).
Silva Jr. & Visconti (1991) descrevem que um bom substrato deve apresentar boa capacidade de retenção de nutrientes e umidade, boa aeração, baixa resistência à penetração das raízes e boa resistência à perda de estrutura, uma vez que é utilizado num estádio de desenvolvimento em que a planta é suscetível ao ataque de microrganismos e pouco tolerante ao déficit hídrico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Portanto o presente trabalho objetivou estudar a biometria de mudas de alface produzidas com diferentes substratos.
MÉTODOS:
As sementes de alface cv. veneranda foram postas para germinar em bandejas contendo areia lavada, a fim de se determinar o poder germinativo, o qual resultou em valores superiores a 90%.
Na produção de mudas utilizou-se sementeira de isopor, o qual foi preenchido com diferentes substratos, produzidos e preparados no setor olericultura do IFPA Campus Castanhal. A semeadura foi realizada no dia 23 de janeiro de 2012. Realizou-se o desbaste, através da monda, retirando as plantas de menor porte e deixando a mais vigorosa.
Foram testadas 120 mudas distribuídas em 4 tratamentos (substratos) com 3 repetições no delineamento inteiramente casualizado, sendo: T1 = vermiculita; T2 = esterco de carneiro: terriço na proporção 2:1; T3 = húmus de minhoca; T4 = composto orgânico.
Analisaram-se as variáveis, altura da planta (AP), número de folhas (NF), peso da matéria fresca (PMF) e peso da matéria seca (PMS) aos 10, 15 e 18 dias após a semeadura – DAS. Para fins de avaliação e análise estatística, os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e submetidos às análises de variâncias (Teste F a 5% de probabilidade) e de médias utilizando o software estatístico SISVAR (FERREIRA, 2003). As médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade (SANTOS et al., 1998).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O substrato húmus apresentou melhores resultados para as variáveis: altura de planta (AP) e numero de folhas (NF), não diferindo significativamente (P < 0,05) dos substratos vermiculita e composto orgânico. O esterco de carneiro apresentou tamanhos menores para as mudas de alface aos 10 e 15 DAS. Não havendo diferença significativa entre os tratamentos, para a altura da planta (AP) aos 18 DAS.
A altura de planta das mudas produzidas com húmus superou as alturas dos outros tratamentos, concordando com Brito et al. (2002), que revelaram que mudas tratadas com húmus e vermiculita, apresentaram alta produtividade, equiparando-se ao substrato comercial Plantmax HT para produção orgânica
Para peso da matéria fresca (PMF) e peso da matéria seca (PMS), respectivamente, houve diferença significativa entre os 04 tratamentos, podendo ser atribuída à composição mineralógica dos substratos, entretanto é algo que merece investigação.
Resultados encontrados por Carneiro (2010) demonstram que o uso de composto por solo esterilizado, vermiculita fina, esterco bovino na proporção (2:1:1), pode ser utilizado por produtores de mudas de alface,uma vez que gera mudas de alta qualidade e bom rendimento no campo ao serem transplantadas.
CONCLUSÕES:
O substrato húmus de minhoca apresentou mudas de alface mais vigoras e contendo mais folhas.
O esterco de carneiro apresentou os piores resultados para as variáveis analisadas.
Palavras-chave: Alface, Orgânico, Produção.