65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
UMA ANÁLISE SOBRE SANEAMENTO BÁSICO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS AÇÕES DO PODER PÚBLICO PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DA ESTRADA NOVA, NO BAIRRO DO JURUNAS DE BELÉM DO PARÁ, DE 2012 A 2013.
Bruno Nascimento de Oliveira - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Maiara Dos Anjos Goés - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Mayara Guimarães da Costa - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Mateus Nascimento de Souza - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Graciene Nogueira Gonçalves - Faculdade Ideal – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Manoel Alves da Silva - Prof. Dr./Orientador – CST em Gestão Ambiental – Faculdade Ideal
INTRODUÇÃO:
Os docentes e discentes do Curso Superior Tecnológico de Gestão Ambiental da Faculdade Ideal desde o ano de 2010, desenvolvem pesquisas relacionadas à análise de problemas socioambientais da Região Metropolitana de Belém. Nos anos de 2012 e 2013, delimitara-se em pesquisas voltadas para o saneamento básico e ambiental dos municípios de Belém e Ananindeua. O objetivo desta pesquisa é analisar a situação socioambiental da Bacia da Estrada Nova, principalmente o andamento das ações e os serviços que já foram executadas. O Estudo de Caso, iniciado em 2012, constituiu-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para isso, esta pesquisa visa discutir a forma como estão sendo conduzidas as diversas ações que pretendem contribuir para a melhoria de vida das populações que foram atingidas. O PROMABEN, Programa de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova, executado pela prefeitura visa atingir sete bairros de área de várzea localizados à margem do rio Guamá. Suas ações visam a reduzir os inúmeros problemas de infraestrutura, saneamento básico e de estética, pois a área encontra-se de costa para o rio com péssimo aproveitamento de sua orla, além de representar um ambiente muito precário e desumano, principalmente no que concerne a um meio ambiente de qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os primeiros resultados implementados pelo Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, por se trata de uma política voltada para o saneamento básico, objetivando recuperar as áreas de baixadas e assim evitar o alto índice de insalubridade e agravamento da degradação ambiental. A primeira fase atingiu a orla do bairro do Jurunas, o objeto deste estudo para uma análise crítica.
MÉTODOS:
Este trabalho é de característica explicativa e descritiva, cuja abordagem refere a um Estudo de Caso, levantamento bibliográfico, documental e de campo, assim como aplicação de questionário com perguntas estruturadas e entrevistas não estruturadas. Estudo de caso foi a melhor opção, pois é uma estratégia metodológica de se fazer pesquisa nas ciências ambientais. Trata-se de uma metodologia aplicada para avaliar e descrever situações dinâmicas em que o elemento humano está presente. Busca-se apreender a totalidade de uma situação e, criativamente, descrever, compreender e interpretar a complexidade de um caso concreto, mediante um objeto delimitado. Em nível de levantamento bibliográfico e documental, obtiveram-se informações sobre a área geográfica, a história do bairro do Jurunas e do processo de implantação do programa previsto para sanear a Bacia da Estrada Nova. Em nível de pesquisas in loco, observou-se os serviços de saneamento básico que foram reestruturados, porém ainda tem muito a evolui. Por meio dos questionários e entrevistas, detectou-se a insatisfação de alguns moradores com a obra que esta sendo realizada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Esta pesquisa contou com a contribuição da comunidade, tornando possível a realização do estudo tanto sobre os problemas ambientais, quanto sobre o saneamento da bacia da estrada nova. Durante a pesquisa foram entrevistados moradores, os quais responderam ao questionário que obtinha a seguinte pergunta, o que você entende por saneamento básico? As respostas obtidas, não corresponderam às expectativas dos pesquisadores. Portanto, observa-se que mesmo ter vivido em péssimas condições, alguns desses moradores entrevistados desconheciam os serviços que compõem o saneamento. Sendo de fundamental importância, esses serviços não podem deixar de ser realizados dentro de um bairro como o Jurunas.
CONCLUSÕES:
Foram destacados diversas vezes pela comunidade local e também noticiados pelos veículos de comunicações televisionados e jornais impressos que alguns moradores do entorno e de outros bairros despejam diversos tipos de lixo e entulhos dentro do canal da estrada nova e nas margens do mesmo, provocando assim à indignação da comunidade local e sociedade em geral, mas, isso se da através da precariedade, da coleta de lixo e limpeza, assim como a ausência de sensibilização sobre educação ambiental da população como um todo. A relação da participação da comunidade e do Poder Público nas soluções de problemas na bacia é de suma importância para que proporcione um equilíbrio entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais de modo que as necessidades materiais básicas de cada indivíduo possam ser atendidas. Deste modo, espera-se que essa obra traga benefícios para toda população atingida, e que ela possa ter a conscientização em preservar uma parte dessa obra que já foi concluída, e com isso, tenham a oportunidades iguais em desenvolver seus próprios potenciais e assim tendo responsabilidades para com o ambiente que foi propício a eles.
Palavras-chave: Saneamento Básico, Projeto Bacia da Estrada Nova, Portal da Amazônia.