65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
Sala de Aula em Foco - Uma Experiência na Educação Básica
MARIA ENIDE DE MELO SANTOS - Profª espc. Historia Geral - Secretaria de Educação de Serra Talhada-PE
Auda Maria de Souza Godoy - Profª espc. Historia Geral - Secretaria de Educação de Serra Talhada-PE
Rejane Calado Pereira - Profª espc. Geografia- Secretaria de Educação de Serra Talhada-PE
Daniela Paula de Lima Nunes Malta - Profª espc. Letras - Secretaria de Educação de Serra Talhada-PE
Maria Cristina Xavier - Profª espc. Letras - Secretaria de Educação de Serra Talhada-PE
Claudia Gomes de Lima Aguiar - Profª espc. Letras - Secretaria de Educação de Serra Talhada-PE
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista que as produções dos alunos, nas aulas de redação, só ficavam dentro do espaço sala de aula, resolvemos juntos com os mesmos divulgar para a comunidade escolar o resultado de suas produções por meio de um jornal impresso. A leitura do jornal oferece um contato direto com o texto escrito autêntico e não escolarizado, que desenvolve a competência leitora e o espírito crítico à medida que os alunos ativam o conhecimento do mundo por meio deste relevante portador de gêneros textuais. O estudo dos textos e sua reescrita foi de extrema relevância para incentivar na melhoria da produção da linguagem escrita e oral dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Produzir um jornal com os acontecimentos da sala de aula, utilizando os diversos gêneros estudados, envolvendo todos os setores e os segmentos da escola num processo de interação interdisciplinar e divulgação dos projetos escolares.
MÉTODOS:
Após conversa com os alunos do 7º ano, percebemos a necessidade de apresentar a comunidade escolar e a sociedade em geral, por meio de jornal impresso, as suas produções. O jornal da sala de aula focou de maneira especial em nossos alunos, incentivando-os o gosto pela leitura, pela linguagem escrita, despertando-os para novos conhecimentos ,explorando questões culturais e sociais, utilização do jornal como fonte de informação de maneira interdisciplinar despertando o senso critico dos alunos envolvidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Produção do JORNAL SALA DE AULA EM FOCO e reescrita dos diversos gêneros encontrados em jornais.
CONCLUSÕES:
Por meio deste projeto foi possível estabelecer uma mediação entre o mundo e a escola, fazendo com que os alunos envolvidos vão além do muro da escola , tornando cidadãos críticos, capazes de pensar, transformar e atuar de forma mais reflexiva na sociedade onde estão inseridos.
Palavras-chave: Escrita, Leitura, Cultura.