65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 2. Engenharia de Alimentos
CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA DA POLPA DE MURICI ( Byrsonima crassifólia L. Kunth )
Diego Sâmide Silva Madeira - Depto. de Engenharia de Alimentos – UFMA
José de Ribamar Macedo Costa - Prof. Msc./Colaborador – Depto. de Engenharia de Alimentos – UFMA.
Adriana Crispim de Freitas - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Engenharia de Alimentos – UFMA.
INTRODUÇÃO:
O muricizeiro é encontrado nos campos de cerrados, dunas, savanas e capoeiras ralas, sobre solos arenosos, na região Amazônica, Goiás e Mato Grosso e no litoral do Norte e Nordeste do Brasil (GUIMARÃES e SILVA, 2008). Também conhecido como murici-do-campo ou murici-da-praia. A polpa é carnosa e macia, podendo ser consumida in natura ou sob a forma de sucos, geleias, sorvetes e licores (ALVES e FRANCO, 2003). O presente trabalho objetivou determinar as análises físico-químicas da polpa de murici.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinação da análise físico-química da polpa do murici ( Byrsonima crassifólia L. Kunth ).
MÉTODOS:
O murici obtido no mercado municipal da cidade de Imperatriz – MA foi higienizado em água corrente e sanitizado com hipoclorito do sódio. Após sanitização foi realizado a despolpa dos frutos com o auxilio de despolpadeira mecânica. A polpa de murici foi analisada quanto aos teores de umidade, lipídios, cinza, fibra alimentar, carboidratos totais, proteína, pH, acidez e sólidos solúveis de acordo com a metodologia descrita pelo Instituto Adolfo Lutz (2008). As determinações foram realizadas em triplicata.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A polpa de murici apresentou teor de lipídios de 7,48%, cinzas de 0,50%, fibras de 13,25%, carboidratos de 5,96% e baixo teor de proteínas (0,79%). O teor de umidade foi de 73,95%, O resultado do potencial hidrogeniônico da polpa do murici foi de 3,33, o que caracteriza um fruto de polpa ácida. O teor de sólidos solúveis totais é um importante fator de qualidade quanto ao sabor, o conteúdo médio superior a 9% é desejável do ponto de vista comercial (GUIMARÃES e SILVA, 2008). Quanto ao teor de acidez foi de 12,94% e o teor de °Brix da polpa de murici in natura foi de 10%, dentro da faixa desejável para a comercialização.
CONCLUSÕES:
A partir da realização deste trabalho observou-se que estudos acerca das características de frutos do cerrado são escassos na literatura, sendo necessárias pesquisas que avaliem a composição de macronutrientes, vitaminas e minerais e a biodisponibilidade destes nutrientes. O murici pode contribuir em proporções consideráveis com a ingestão dietética recomendada, sendo fontes alternativas de nutrientes. Os parâmetros físico-químicos determinados indicaram que o murici esta dentro dos parâmetros nutricionais de uma alimentação rica em lipídios e demais macronutrientes, com isso o fruto investigado pode ser fonte alternativa de nutrientes. Dessa forma, sugere a utilização em cardápios regionais, merenda escolar e na elaboração de novos produtos.
Palavras-chave: Avaliação físico-química, Avaliação nutricional, Processamento de alimentos.