65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
Detecção enteroparasitaria infantil em duas comunidades ribeirinhas amazonenses.
Robson Adriano Gomes dos Santos - Instituto de Saúde e Biotecnologia - UFAM
Alana Batista Fernandes - Instituto de Saúde e Biotecnologia - UFAM
Carlos Ramon do Nascimento Brito - Instituto de Saúde e Biotecnologia - UFAM
Mayana Cristina da Silva Pardo - Instituto de Saúde e Biotecnologia - UFAM
Cristiane do Nascimento Ramos - Instituto de Saúde e Biotecnologia - UFAM
Jocilene Guimarães Silva - Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Saúde e Biotecnologia - UFAM
INTRODUÇÃO:
No Brasil as infecções parasitárias apresentam elevadas taxas de prevalência em diferentes regiões do país, estima-se que um em cada quatro habitantes esteja infectado. Esta elevada frequência envolve principalmente as populações pediátricas, onde a ocorrência de infecção por Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiura e Ancilostomideos consiste num fator agravante podendo acarretar severas complicações nutricionais e imunológicas, que geram a incapacitação física e intelectual dos indivíduos parasitados. Apesar dos inúmeros trabalhos acerca de enteroparasitismo, especialmente em crianças, na região norte e especificamente, em populações ribeirinhas Amazônicas, ressaltasse a escassez de estudos acerca deste problema, o que impossibilita as autoridades competentes de elaborar medidas efetivas para profilaxia e controle.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi determinar a prevalência de infecção por enteroparasitas em uma população infantil de duas diferentes comunidades ribeirinhas do médio Solimões, visando contribuir para o panorama epidemiológico destas infecções na região Amazônica.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no período de agosto de 2011 a Março de 2013, e consistiu em uma amostra de 100 crianças na faixa etária de 1 a 17 anos, randomicamente selecionadas entre um universo total de 508 crianças morador das comunidades do Itapeua, localizadas a margem esquerda do rio Solimões, e Nossa Senhora do Livramento, localizada a margem direita do rio Solimões, ambas no município de Coari no Amazonas. Previamente, os responsáveis pelos menores foram esclarecidos sobre a pesquisa, sendo solicitada a permissão e consentimento, através da assinatura do Termo de Esclarecimento e Consentimento Livre. A detecção enteroparasitária foi realizada utilizando-se as técnicas coproparasitológicas de exame direto e o método de concentração de Ritchie (formol-éter) modificado, sendo que para detecção de formas parasitárias (cisto e/ou trofozoíto) foi utilizado o método direto com lugol (MD) e o método de flutuação de FAUST e colaboradores (MFF). A equipe do projeto conduziu-se as comunidades tanto para coleta dos dados amostrais quanto para entrega dos exames realizados, com o objetivo de auxiliar os indivíduos a procurarem orientações médicas a cerca do seu quadro clínico. A análise estatística foi realizada utilizando o programa BioEstat 5.0
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos para os testes parasitológicos revelaram um percentual de 70% de positividade de enteroparasitas, quanto se estratificou por comunidades, a região do Itapéua apresentou maior prevalência com 78,5% de indivíduos parasitados, contra 50% da comunidade de Nossa Senhora do Livramento, no entanto a falta de estudos atuais em populações ribeirinhas impediu a comparação das prevalências obtidas. Entre os quadros parasitários, indivíduos que se apresentavam poliparasitados foram mais frequentes na comunidade de Nossa Senhora do livramento com percentual de 66%, quando comparados estes resultados com dados literários de populações infantis urbanas, estes são concomitantes com a elevada frequência de poliparasitismo infantil. Em relação às principais espécies parasitárias encontradas, a infecção por T. trichiura foi mais frequente com 38% de casos, podendo ser em parte explicada pelas precárias condições de saneamento básico que favorecem a contaminação.
CONCLUSÕES:
A elevada prevalência de enteroparasitas nas populações infantis estudadas evidenciam que estas afecções funcionam como um problema de saúde pública nestas comunidades, demonstrando claramente que estas carecem de melhorias nas condições de moradia e saneamento, assistência à saúde e ações interventivas que possam possibilitar uma melhor qualidade de vida a estas crianças.
Palavras-chave: Crianças, Parasitas, Ribeirinhos.