65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
UBERABA E O GOLPE DE 64: UMA ANÁLISE DAS ATAS DO PODER LEGISLATIVO
Thayane da Rocha Cruz Dias Freitas - Depto. de História - UFTM
Renato Florêncio Pavanelli Ortega - Depto. de História - UFTM
Rochelle Gutierrez Bazaga - Depto. de Documentação e Pesquisa da Câmara Municipal de Uberaba - CMU
Clayton Cardoso Romano - Prof. Dr./Orientador - Departamento de História - UFTM
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho vem discutir o momento de crise da política brasileira no período de 1964, na cidade de Uberaba, interior de Minas Gerais. Sendo um momento ímpar na história da política e da sociedade brasileira, este trabalho analisa as Atas Legislativas da Câmara Municipal de Uberaba para entender melhor o impacto e a relevância dada neste período da história pelos parlamentares da cidade. Utilizando das Atas como fonte de pesquisa, pensaremos sobre a interpretação do poder público sobre o ideal comunista ligado ao poder público de uma cidade de médio porte, mas de grande influência no Triângulo Mineiro. Qual aspecto político cultural esta explícito nesses documentos oficiais? E qual ideal político era predominante na casa legislativa de Uberaba.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Em geral, pensar a cultura política na cidade de Uberaba no momento de crise política no Brasil em 1964, utilizando a leitura de Antonio Gramsci. Além de outros objetivos específicos, como: entender a posição política de Uberaba ou a ausência dela nas sessões que precedem o golpe e em sessões que procedem ao golpe e compreender as questões colocadas pelos parlamentares sobre o ideal comunista.
MÉTODOS:
Por meio da Ata 39 inscrita no período de 3 de fevereiro até 13 de julho de 1964, examinamos 6 sessões, sendo elas as três anteriores ao golpe, isto é, antes de 30 de abril e as três posteriores ao golpe. Deste modo levantamos os elementos que se congratulam com o movimento político da época. Assim, diante das questões postas pela fonte, procuramos as referências necessárias para entender as nuances desses processos. Por fim, procuramos fazer uma leitura das fontes, selecionando as questões evidentes nesses documentos e tentar encontrar reflexões nas referências que contribuísse para uma análise interpretativa do momento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado deste trabalho podemos levantar as seguintes questões: durante os dias antecedentes ao golpe, aqui pensado por uma interpretação de imprevisibilidade histórica, 13, 20 e 23 de março há apenas uma manifestação sobre uma votação de repúdio ao comunismo. Porém, não houve nenhuma manifestação contra ou a favor. Assim, perceber-se que por mais que tivessem pessoas com ideologias favoráveis ao golpe, a posição política foi de não comprometimento, dessa maneira nota-se que havia a possibilidade de não concretização das ações militares e civis, além disso, esta nota demonstra uma viabilidade de pesquisa sobre as cidades no movimento de esquerda. Entre, 3 e 10 de abril, percebemos que havia um medo em relação à tomada do Brasil pelo comunismo ateu, neste sentido, percebemos que a visão câmara de Uberaba sobre o conceito de comunismo era negativo e que talvez uma das percepções era de um comunismo deturpado e criminoso instalado na URSS. As páginas demonstram sobre o golpe uma satisfação e anunciam uma corajosa empreitada patriótica que iria ajudar a estabelecer a democracia no país. Apesar do clima de instabilidade política, a casa Legislativa não colocava golpe como ponto central e sim, assuntos corriqueiros e de ações práticas.
CONCLUSÕES:
A proposta de se pensar sobre a cultura política no período do golpe militar através das atas da casa legislativa, nos proporcionou perceber que o impacto desse ato simbólico, a derrubada do poder presidencial, não se manifestou inicialmente com grande potência, diante do fato das poucas manifestações mescladas com ações de tipo prático da cidade de Uberaba. Isso demonstra que as colocações políticas de uma cidade de grande influência no Triângulo Mineiro foram de discussões pontuais e com poucas aberturas para assuntos de relevância nacional, mantendo as atividades corriqueiras. Por outro lado, o estudo apresenta o tipo de visão sobre o conceito de comunismo, sendo ele, o inimigo dos cristãos e da democracia, e que pode nos revelar um pensamento quase que hegemônico na sociedade. Quase hegemônico, pois algumas ocorrências vieram à tona. Um dos vereadores foi preso e seu mandato caçado por se manifestar contra o regime militar, porém também não demonstra que o tal vereador era comunista e sim questionador do ato. Sendo assim, nota-se que há uma incongruência entre a esfera nacional e a esfera municipal, principalmente no interior do país, revelando que o impacto deste ato foi mais evidente de início em alguns lugares do Brasil.
Palavras-chave: Conceito, Arquivo, Cultura Política.