65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA– UFPI NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
Samanda Silvéria Alves Viana - Bolsista de Iniciação Científica Voluntária; Graduanda em Pedagogia UFPI.
Hilda Mara Lopes Araujo - Profa. Dra./ Orientadora – Depto. de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE/UFPI.
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa trata das experiências formativas de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID/Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Partimos da seguinte pergunta: até que ponto o PIBID tem contribuído, efetivamente, para elevar a qualidade da formação dos futuros professores? A pesquisa se fundamentou nas teorias de Josso (2002); Araujo (2011); Gatti (2012). Esses referenciais constituíram fundamentos à pesquisa que evidenciou o percurso formativo de um grupo de licenciandos que atuam no PIBID. O estudo apontou para a problemática inerente à formação docente expressa na dificuldade, dentre outras, em articular teoria e prática (ARAUJO, 2011), podendo traduzir-se, futuramente, na dificuldade desses estudantes em organizar e mediar às situações de ensino e aprendizagem, no exercício da docência, na Educação Básica. Esse fato abre uma via importante para a dinâmica da formação, em particular, da formação para a profissão docente, que é a necessidade de uma aproximação dos estudantes com o mundo do trabalho e, portanto, uma atenção mais qualificada aos saberes profissionais, promovendo, dessa forma, a articulação teoria e prática, advindo, daí, a relevância dessa pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral pretendeu compreender os sentidos atribuídos pelos licenciandos às experiências formativas vivenciadas no contexto do PIBID e, especificamente: analisar a efetividade da articulação teoria-prática no contexto das experiências dos licenciandos no âmbito do PIBID e explicitar saberes concernentes à identificação com a profissão docente.
MÉTODOS:
No desenvolvimento do trabalho utilizamos a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN,1996; SILVA, 2006) a qual projeta um modo inverso de construir a pesquisa, uma vez que o campo de investigação não se constitui como mais uma instância verificadora de checagem de uma problemática estabelecida a priori, mas passa a ser o próprio lócus dessa problemática. Fizemos uso de dispositivos como o grupo focal (GATTI, 2012; ARAÚJO, 2011) que possibilitou a apreensão de uma multiplicidade de sentidos desvelados das falas dos licenciandos sobre seu percurso formativo no PIBID. As etapas para a operacionalização da pesquisa dividiu-se da seguinte forma: 1) primeiramente fizemos o estudo do referencial teórico da metodologia da Entrevista Compreensiva, compreendendo a dinâmica da entrevista para a articulação com nossa pesquisa, 2) construímos o roteiro de entrevista; 3) Desenvolvemos o grupo focal, realizado em duas sessões e, 4) por último, escutamos as falas desveladas dos pibidianos e organizamos as fichas de interpretação e os planos evolutivos para, por fim, iniciarmos a construção da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa se constituíram de seis bolsistas do PIBID/Pedagogia cujos nomes são retratados nessa investigação por meio de pseudônimos, escolhidos pelos próprios interlocutores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No contexto das falas desveladas pelos interlocutores da pesquisa, a pibidiana Girassol considera que o PIBID proporciona aos bolsistas experiências formativas que os orientam à identificação sobre em qual área poderão atuar: na docência ou na administração escolar. Assim, Girassol elucida que “no PIBID temos a noção em que espaço queremos atuar; temos a oportunidade de estar em dois ambientes diferentes que é a sala de aula, e na gestão, observando os problemas que ocorrem nesses dois espaços”. Conforme depreendemos da fala da discente, a experiência de formação possibilita reconhecer-se na futura profissão, o que a orienta a assumir sua quota de responsabilidade no processo formativo, colocando-se numa relação renovada consigo, com os outros (docentes, gestores, instituições) e com o universo, considerando uma identidade que se constrói numa relação experiencial (JOSSO, 2004). Por sua vez, o estudante Cravo enfatizou a vivência da relação teoria/prática por meio do Programa, oportunidade em que, conforme expressa, se constituiu no “aprendizado prático de todas as teorias que aprendemos; e isso não acontece com os colegas que não participam do mesmo”. O discente enfatiza a necessidade da relação teoria/prática prescrita no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2009).
CONCLUSÕES:
As falas dimensionadas acima enfatizam que as experiências formativas vivenciadas pelos bolsistas constituíram aspectos de uma identificação com a futura profissão. Favorece a compreensão da dinâmica da formação profissional docente, pela aproximação dos estudantes com o mundo do trabalho e, portanto, uma atenção mais qualificada aos saberes profissionais, promovendo, dessa forma, a articulação teoria e prática. Outro ponto a ser mencionado relaciona-se a relevância do Programa para a formação inicial dos bolsistas, pois percebemos que a articulação teoria e prática no PIBID acontecem concomitantemente, dessa forma essas experiências tem possibilitado aos bolsistas lidarem com situações reais do contexto educacional, favorecendo sua inserção no mundo do trabalho.
Palavras-chave: Formação, Experiências, Aprendizagens.