65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ARACATI, TOUROS/RN: UM NOVO OLHAR NO ÂMBITO RURAL
Dina Ayara Araujo de Azevedo - PET Conexões de Saberes- UFRN
Francisco Valdeizio da Silva Pacheco - PET Conexões de Saberes- UFRN
Iranilson Silva dos Santos - PET Conexões de Saberes- UFRN
Josineide Kaline da Silva - PET Conexões de Saberes- UFRN
Maria José Alexandre da Silva - PET Conexões de Saberes- UFRN
Maria Rosana de Oliveira Lima - PET Conexões de Saberes- UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho retrata as experiências de um grupo de discentes, dos cursos de ciências biológicas, ecologia, geografia e engenharia agronômica da Universidade Federal do Rio grande do Norte- UFRN, em um assentamento de Reforma agrária, de nome Aracati, situado na região do mato grande, especificamente no município de Touros no RN. Este grupo de discentes atua na referida comunidade por meio do grupo PET Conexões de Saberes - Comunidade do Campo, que consiste num projeto que trabalha por meio da tríade: ensino, pesquisa e extensão, no qual, é voltado para realização de atividades no campo.
A comunidade rural Aracati enfrenta, atualmente, problemas socioambientais (caracterizados anteriormente por questionários realizados com os assentados). Foi detectada a importância de um novo olhar sobre Aracati, voltado para a conservação local, pois muito do sustento daquelas famílias sai de dentro do próprio assentamento. Seus principais problemas ambientais se resumem em desmatamento, uso de agrotóxico, mau destinação final dos resíduos sólidos, entre outros. Era perceptível a falta de informação que os mesmos tinham sobre esses assuntos, levando-os a buscar alternativas para solucionar esses problemas, que nem sempre eram das mais corretas, fazendo com que os recursos naturais que dispunham se tornasse limitado e outros inviáveis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levar as informações necessárias à localidade o quanto antes, fazendo-nos propagar a Educação Ambiental no assentamento.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento das ações em Aracati eram realizados encontros a cada quinze dias na Escola Municipal Profª Maria Altair Souza com as crianças do 3º, 4º, 5º e 6º anos. Para realização e definição das atividades o grupo ambiental reunia-se semanalmente na universidade para pensar e elaborar as atividades que seriam executadas na localidade. A comunidade não participava efetivamente das definições, pois o contato com a comunidade só se dava a cada quinze dias. Apesar de não haver essa participação efetiva o grupo mantinha boa relação com os participantes e as atividades eram facilmente desenvolvidas e aceitas por eles, de modo que nós já elaborávamos com a perspectiva de aceitação das crianças, para uma melhor fixação dos conhecimentos e alcance dos objetivos.
Aracati disponibiliza de uma escola de nível fundamental, onde aplicavam-se as atividades de Educação Ambiental , voltadas para as crianças da comunidade dos 3º e 4º anos daquela escola e 5º e 6º anos de escola da comunidade vizinha (essas crianças eram do assentamento, mas não tinham o suporte necessário naquela escola e estudavam no assentamento vizinho) com faixa etária entre 10 e 16 anos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante de a realidade encontrada dar-se inicio a um processo de intervenção, que por sua vez, é iniciado com a aplicação de um questionário para uma turma multisseriada composta pelas quatro turmas citadas, com a finalidade de levantar os conhecimentos prévios dos alunos daquela escola no que diz respeito às questões ambientais. Com os resultados obtidos com aplicação desse questionário inicial, que abordava alguns termos referentes às questões ambientais e ecológicas, logo foi possível perceber a carência de informação dos alunos, ou seja, a falta de conceitos básicos como sustentabilidade, todavia, sabe-se que essa dificuldade se expressa devido à falta de um trabalho de sensibilização que deveria ocorrer desde a base.
CONCLUSÕES:
Trabalhar educação ambiental em Aracati nos garante um grande crescimento pessoal e profissional, mesmo quando o resultado das atividades não corresponde ao idealizado pelo grupo, mas ver que o processo de conscientização feito pelo grupo aos poucos foi tomando o rumo certo, e ao longo do ano percebemos que as crianças já não jogavam lixo no chão das salas, que eles entre si já se policiavam, nos deixa extremamente maravilhados. Pois isso é sinal que todo o esforço realizado pelo grupo não foi em vão, logo valeu a pena. Principalmente, quanto ao termino das atividades anuais, onde eles nos perguntam quando iriamos retornar. Desse modo, o importante é que cada uma dessas experiências tem algo de peculiar e que denota a satisfação em propor alternativas de transmitir uma educação ambiental através de atividades lúdicas que são indispensáveis na formação dos indivíduos.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Comunidade rural, Aracati - Touros/RN.