65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
JORNAL UNIVERSITÁRIO UENF ON-LINE
Jéssica Mulinari Mota - Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico - UENF
Marcelo Carlos Gantos - Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico - UENF
INTRODUÇÃO:
O Jornal UENF On-Line oferece suporte de acesso a conteúdos de informação científica, tecnológica e extensionista via INTERNET, divulgando e popularizando o conhecimento. Se busca identificar, registrar e produzir informações audiovisuais acerca de experiências científico-culturais singulares da região Norte Fluminense enfatizando o “mundo da ciência” e a cultura, evidenciando pesquisas, atividades de pesquisa, ensino e extensão, elaboradas e/ou promovidas pela UENF.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover uma sociedade mais informada, responsável e inclusiva.
MÉTODOS:
Escolheu-se por sua diversidade temática e sua flexibilidade formal e adequação aos objetivos do projeto a REPORTAGEM DOCUMENTÁRIA AUDIOVISUAL (RDA). Define um gênero versátil que incorpora diversos procedimentos e recursos técnicos absorvendo outros gêneros jornalísticos informativos como: notícias, crônicas, entrevistas e de opinião tais como colunas e comentários. A RDA trata uma realidade e a informação de maneira que o receptor, com diferentes necessidades e exigências tenha a possibilidade de estar bem informado conhecendo as causas e interpretações do acontecimento em foco.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Baseado numa seqüência regular e diversificada de produções e publicações que se renovam anualmente o JUOL apóia-se numa ativa participação discente e no apelo à inovação, incorporando conceitos e técnicas contemporâneas que são aprendidas e experimentadas em cada matéria. Isto auxilia aos alunos e a comunidade da UENF a se manterem informados sobre fatos singulares da vida no campus acedendo às pesquisas em andamento, apreciando suas utilidades e aplicações contribuindo no processo de compreensão pública da ciência. Os bolsistas incumbidos desenvolvem competências éticas, intelectuais e técnicas de caráter diversos baseadas no convívio grupal cotidiano, na prática da leitura, incursionando na filmagem e edição de vídeo, leitura, compreensão e redação de textos, desenvolvendo a arte de entrevistar e apresentar, além de arquivar e armazenar as matérias. Professores também são beneficiados por terem suas pesquisas divulgadas pelo jornal e assim disseminadas mundo fora.
CONCLUSÕES:
A experiência do JUOL desperta os participantes para o mundo da divulgação científica, estimulando o diálogo entre saberes e a cooperação interdisciplinar. Constata-se que a pesquisa tecnológica aplicada à produção audiovisual ajuda a desenvolver a cultura científica institucional e, no plano do sujeito da ação educativa, modifica o modo de ver e relacionar-se com a ciência, a cultura e a sociedade promovendo a compreensão pública da ciência e a inclusão digital.
Palavras-chave: Audiovisual, Comunicação Digital, Divulgação Científica.