65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
Utilização da NONI (Morinda citrifolia) NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO AUTO-TURI
Aline Marinho de Souza - Discente do Curso Técnico em Análises Química. IFMA – Campus Zé Doca
Davina Camelo Chavez - Profa. Dra./Orientadora – Diretora geral. IFMA – Campus Zé Doca
Fábio José dos Santos - Profo. Co-orientador. IFMA – Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
O uso das plantas medicinais é uma prática que sempre esteve presente ao longo da história da humanidade. Essa técnica é conhecida como fitoterapia e faz uso de matérias-primas ativas em vegetais utilizados na produção de medicamentos para fins terapêuticos. O uso de plantas medicinais é parte integrante da cultura Maranhense, pois há nela uma grande diversidade cultural e, com isso, uma variedade de conhecimento empírico, utilizado por diferentes comunidades, como quilombolas, povos indígenas, pescadores artesanais, entre outros. As plantas utilizadas como cura para determinadas doenças podem apresentar substâncias benéficas à saúde, mas o uso indiscriminado pode trazer malefícios ao ser humano. Apesar da riqueza da flora brasileira e da ampla utilização de plantas medicinais pela população, existe o consenso da insuficiência de estudos científicos acerca do tema. Portanto, torna-se necessário estimular a realização desses estudos, tendo em vista a importância dos seus resultados tanto individuais como sociais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aproximar o conhecimento tradicional das comunidades indígenas do Alto-Turi aos princípios do conhecimento científico, com vistas a fornecer elementos até então desconhecidos pela ciência estabelecida.
MÉTODOS:
Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram desenvolvidos inicialmente por meio de levantamento das comunidades tradicionais do Alto-Turi. Em seguida foi realizada a coleta de dados na comunidade que faz uso do noni. Após a coleta de dados foi realizado a sistematização dos dados. Inicialmente foram realizados estudos em materiais cartográficos e consultas a instituições ligadas às comunidades tradicionais, como FUNAI, FUNASA, Secretaria de Educação, associações, cooperativas, entre outras. Realizou-se um levantamento das comunidades que utilizam a Morinda citrifolia (noni) como fonte medicinal. Com a identificação dessas comunidades, foram realizadas entrevistas com os moradores e com as lideranças da comunidade. Essas entrevistas foram transcritas, fazendo uso da Análise da conversação de proveniência etnometodológica, etnográfica e sociológica. No intuito de aprofundar a pesquisa, fizeram-se coletas da espécie Morinda citrifolia (noni), e transportadas ao laboratório de química do IFMA Campus Zé Doca para início das análises. Com estas análises verificaram-se malefícios que o uso indiscriminado do noni pode trazer à saúde. Realizou-se um estudo comparativo entre o modo como as comunidades tradicionais utilizam o noni e os resultados de estudos já feito com o noni.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O uso da Morinda citrifolia (noni) como remédio medicinal é um recurso muito utilizado por comunidades tradicionais. Buscou-se na comunidade indígena informações da planta em estudo, através de entrevista, observou-se que os indígenas não conheciam a planta logo que ela tem origem da região da Micronésia e sua introdução é recente no Brasil. Logo após, buscou-se em outra comunidade, aplicou-se questionários na comunidade de pescadores artesanais. Onde se observou grande número de indivíduos consumidores do noni como fonte de cura para doenças tais como: inflamações, reumatismo, artrite, diabetes, dores de cabeça, hipertensão, asma, dores, entre muitas. Para maioria o noni é uma fonte de cura nociva à saúde sem riscos ou efeito colateral. O preparo é feito de maneira totalmente caseira, chamada de garrafada, feito a partir do fruto com suco de uva ou vinho, em outros casos utiliza-se a folha para fazer o chá. A espécie apresenta efeito antimicrobiano, observando-se pode ser devido à presença de compostos orgânicos encontrados na mesma, esses foram identificados a partir de análises fitoquímicas onde se encontrou substancias como saponinas espumídicas, açucares redutores, antraquinonas e fenóis.
CONCLUSÕES:
A polpa do noni é uma fonte natural de nutrientes, com destaque na concentração de compostos fenólicos, antraquinonas, fenóis, açucares redutores, e saponinas. Observou-se um grande número de pescadores artesanais que utilizam o noni como remédio, assim percebe-se o uso indevido desse fruto no tratamento de doenças.
Palavras-chave: noni, Fitoquímica, Comunidades tradicionais.