65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
A experiência didática como contribuição para a formação de doutores em Saúde Coletiva
Jane Kelly Oliveira Friestino - Departamento de Saúde Coletiva - UNICAMP
Paula Mayara Matos Fialho - Departamento de Saúde Coletiva - UNICAMP
Rosemeire de Olanda Ferraz - Departamento de Saúde Coletiva - UNICAMP
Carlos Roberto Silveira Corrêa - Prof. Dr. Departamento de Saúde Coletiva - UNICAMP
Djalma de Carvalho Moreira Filho - Prof. Dr. Departamento de Saúde Coletiva - UNICAMP
INTRODUÇÃO:
A formação de mestres e doutores no Brasil atualmente é adquirida através do cumprimento de programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC. Muitos destes profissionais após sua formação irão atuar na educação, seja na formação tecnológica, graduação e pós-graduação. Sabe-se que, mesmo sendo considerado um eixo importante de atuação nem todos os programas de pós-graduação contam com incentivo ou direcionamento didático aos futuros mestres e doutores. Em 1999, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio da Resolução 065/99 institui a obrigatoriedade do estágio docente aos alunos bolsistas dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). As instituições que oferecem os cursos de pós-graduação na modalidade stricto sensu criaram normas para a operacionalização desses estágios. Na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Programa de Estágio Docente (PED) foi instituído em 2007 e regulamentado em 2010, “cujo objetivo é o de aperfeiçoar para o exercício da docência os estudantes de pós-graduação”. Com isso, alunos da pós-graduação tem oportunidade de vivenciar experiências didáticas em áreas correlatas à sua atuação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever a experiência vivenciada no estágio de docência junto à disciplina Prática de Ciências III.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo documental com base em relatórios livres de doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - área Epidemiologia da Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP que participaram do PED, no ano de 2012, na disciplina Prática de Ciências III, a qual tem caráter teórico-prático e é obrigatória no currículo de graduação em Medicina, oferecida no segundo ano. A turma foi dividida em 05 grupos com cerca de 20 alunos cada, com a participação de 05 docentes da universidade e 03 alunas do PED. A participação no PED ocorreu sob a supervisão do coordenador da disciplina em todas as fases de seu desenvolvimento, englobando o planejamento, a execução e a avaliação. As doutorandas participaram em: revisão do plano de ensino, elaboração de material didático, aplicação e correção dos exercícios, atuação no ensino em aulas teóricas e práticas e atendimento aos alunos. Foi realizada análise documental dos relatórios finais de cada estagiária que tinha por objetivo ser de escrita livre, apontando a descrição de sua experiência e contribuição para sua formação, enfatizando os pontos mais relevantes. Na análise foram feitas leituras e releituras exaustivas dos textos, identificando estruturas de relevância, ideias centrais e momentos-chaves sobre o tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na análise documental foram identificadas como estruturas relevantes: práticas didáticas, a necessidade de metodologia de ensino bem definidas, e inserção do estágio docente como um elo entre o aluno e o professor. Como ideias centrais foram encontradas a satisfação com a prática didática, motivação por adquirir habilidades de docência. Como momentos-chaves foram observados: perda da timidez, adquirir uma visão de docente, e aprender a lidar com os alunos em relação às suas expectativas.
CONCLUSÕES:
Observa-se, na atualidade, que os mestres e doutores são mais capacitados para o desenvolvimento de pesquisas, porém, estão sendo também preparadas para as exigências da própria educação em nível superior. Com base nos resultados encontrados, ocorreu uma mudança de paradigma, visto que os alunos de pós-graduação tiveram experiência didática e isto contribuiu para a formação enquanto doutores, pois permitiu um avanço das práticas docentes.
Palavras-chave: APRENDIZAGEM, SAÚDE COLETIVA, ENSINO.