65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
Caracterização e aspectos limnológicos na Estação Ecológica Taiamã, Cáceres – MT, Pantanal Mato-Grossense.
Claumir Cesar Muniz - Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Ernandes Sobreira Oliveira Junior - Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
O Pantanal é um bioma recente no âmbito geológico e frágil em relação à resistência e resiliência ambiental. Por ser um ambiente jovem, apresenta características bastante distintas sob seu próprio domínio. Os trabalhos ecológicos realizados no Pantanal apresentam características diferenciadas em cada parte em que é estudado. Sob esta ótica, este estudo propõe apresentar as características limnológicas da região do rio Paraguai, na área da Estação Ecológica Taiamã, município de Cáceres - MT. Essa região é caracterizada por apresentar-se em alto grau de preservação, mantendo suas características ambientais naturais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi verificar as variações físico-químicas da água durante os diferentes períodos sazonais no ambiente pantaneiro.
MÉTODOS:
Para a realização do estudo, utilizou-se o equipamento limnológico HACH h4d – HEXIS, permitindo identificar em campo as características físico-químicas da água. Os dados foram coletados durante o período de 12 meses, englobando o que no Pantanal se conhece como “pulso de inundação”, teoria que infere que este ambiente sofre com variações ambientais de cheia, vazante, estiagem e enchente. Para analisar o ambiente, correlacionamos as variáveis obtidas em campo entre si, assim como comparamos os meses de amostragem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da correlação de Spearman pudemos constatar que durante os 12 meses de amostragem de variáveis limnológicas, houve uma correlação forte positiva principalmente entre as variáveis OD e Saturação (0,94), OD e pH (0,87), Saturação e pH (0,87), e correlações negativas puderam ser observadas entre a variável profundidade e OD (-0,80), Saturação (-0,85) e pH (-0,76). O período com maior diferenciação limnológica em relação aos outros foi o mês de maio. Os meses de março, abril, junho, julho e novembro apresentaram-se com valores aproximados aos dois agrupamentos formados pela PCA, porém não permitindo seu agrupamento. Através da PCA pudemos diferenciar as características limnológicas em três períodos distintos, sendo um período de cheia, outro de estiagem e um período intermediário, em que as características não possuem correlações. Este modelo de diferenciação pôde ser confirmado pela ANOVA one-way, a qual demonstrou uma diferença significativa entre os dados apresentadas bastante forte (p<0,05) e pela PCA calculada novamente quando aglomerados os dados dos três períodos identificados.
CONCLUSÕES:
Estes resultados demonstram que o Pantanal possui características bastante diferentes em um período curto, como de um ano, e que essas características são altamente influenciadas pela entrada de água no sistema. O período de cheia é aquele com maior uniformidade entre suas variáveis, enquanto o período intermediário, em que as águas estão entrando ou saindo do sistema, é aquele período com maior diferença entre suas características físico-químicas. Este estudo corrobora com a teoria do pulso de inundação no Pantanal demonstrando que o ambiente é variável e instável, devendo estas modificações ambientais ser observadas como um aspecto importante para a conservação e gestão do ambiente pantaneiro.
Palavras-chave: variáveis físico-químicas, Pantanal mato-grossense, Períodos hidrológicos.