65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
REMOÇÃO DO EPICARPO E EMBEBIÇÃO DAS SEMENTES EM ÁGUA NA EMERGÊNCIA DELicania rigida Benth.
Maria Vanilse Sampaio - Discente. Dep. Ciências Biológicas. FANAT/UERN
Ricardo Gonçalves Santos - Discente. Dep. Ciências Biológicas. FANAT/UERN
Maria Valdiglêzia de Mesquita - Discente. Dep. Ciências Biológicas. FANAT/UERN
Cynthia Cavalcanti de Albuquerque - Profa. Dra. Dep. Ciências Biológicas. FANAT/UERN
Ramiro Gustavo Valera Camacho - Prof. Dr. Dep. Ciências Biológicas. FANAT/UERN
Kathia Maria Barbosa e Silva - Profa. Dra. Dep. Ciências Biológicas. FANAT/UERN
INTRODUÇÃO:
Licania rigida Benth., conhecida popularmente como oiticica, pertence à família Chrysobalanaceae e é endêmica do nordeste brasileiro. Esta planta possui grande importância ambiental por ser uma espécie arbórea perene sempre verde, também preserva as margens dos rios e riachos temporários nas regiões da caatinga brasileira e oferece um enorme potencial para utilização em arborização urbana, recuperação de áreas degradadas e exploração econômica de forma sustentável. Além disso, a oiticica é utilizada na medicina popular e pela indústria farmacêutica e cosmética, sendo uma importante fonte de renda para muitas famílias nordestinas. Com o ritmo acelerado da degradação ambiental, tem sido comum o incentivo de produção de mudas nativas em várias regiões do Brasil e, a oiticica apresenta-se com grandes potencialidades para esta finalidade. Por ter uma germinação dita como tardia e lenta, é primordial e necessário um estudo para viabilizar a uniformidade da sua germinação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da remoção do epicarpo e embebição das sementes em água na emergência de L. rigida.
MÉTODOS:
O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central/Mossoró-RN. As sementes de oiticica utilizadas foram coletadas de plantas matrizes na Floresta Nacional de Açu (FLONA)-RN em março de 2009 e armazenadas em câmara fria até fevereiro de 2010, quando foi montado o experimento. A semeadura foi realizada em sacos de polietileno com capacidade para 1 kg, contendo um substrato composto de areia lavada, argila e húmus (polifértil®) na proporção de 1:1:1. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3, sendo o primeiro fator constituído por sementes com o epicarpo presente e ausente, e o segundo fator constituído pela imersão das sementes em água por 0, 80 e 160 horas. Cada tratamento teve 5 repetições de 20 sementes. Foram avaliadas as seguintes variáveis: porcentagem de emergência (%E), tempo médio de emergência (TME) e índice de velocidade de emergência (IVE). As médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As análises estatísticas dos dados mostraram que não houve interação significativa para os dois fatores estudados, no entanto, a remoção do epicarpo apresentou influência com significância para o percentual de emergência (%E) e índice de velocidade de emergência (IVE), enquanto que a imersão em água influenciou o tempo médio de emergência (TME) e índice de velocidade de emergência. O percentual de emergência foi melhor quando as sementes tiveram o epicarpo removido, apresentando média de 53,6% de emergência, independentemente da embebição em água. As sementes com o epicarpo presente apresentaram apenas 4,6% de emergência. Esses resultados indicam que a camada que envolve a semente reduz a permeabilidade à água e à gases, necessários para o processo germinativo, ou ainda, que estas possuem substâncias químicas inibidoras da germinação. O tempo médio de emergência foi reduzido nas sementes sem embebição, de 40,75 dias para 24,8 e 23,3 dias nas sementes que embeberam água por 80 e 160 horas, respectivamente. O IVE foi melhor nas sementes com ausência do epicarpo (0,537), sendo superior ao IVE das sementes com epicarpo presente (0,037). A embebição das sementes também elevou o IVE, apresentando 0,31 e 0,29, respectivamente para o embebição em 80 e 160 horas em água, sendo estatisticamente maior do que o controle (0,22).
CONCLUSÕES:
A remoção do epicarpo das sementes deLicania rigidaBenth proporciona melhores percentuais e índices de velocidade de emergência desta espécie, enquanto a embebição em água reduz o tempo de emergência e também eleva o IVE.
Palavras-chave: Oiticica, Propagação sexuada, Vigor de sementes.