65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
Microbiologia aplicada à conscientização higiênica
Millena de Carvalho Silva - Aluna - Colégio Militar 2 de Julho
Moisés Rocha dos Santos - Monitor do Laboratório Interdisciplinar de Ciências - Colégio Militar 2 de Julho
Thonny Yuri Pereira Mineiro - Monitor do Laboratório Interdisciplinar de Ciências - Colégio Militar 2 de Julho
INTRODUÇÃO:
Nas escolas públicas a maioria dos estudantes utilizam o transporte coletivo como meio de locomoção, e devido à má condição de limpeza dos veículos, estes se tornam meios favoráveis à proliferação de microrganismos, dentre eles destacam-se as bactérias, que em sua maioria trazem malefícios a saúde humana. Preocupando-se com estes fatores decidiu-se demostrar de forma experimental o risco que estes usuários correm, e a importância da higienização das mãos após o desembarque do ônibus.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar o risco de contração de infecções bacterianas através do contato com o transporte coletivo sem a devida higienização e verificar a possibilidade de transmissão direta após o desembarque.
MÉTODOS:
Primeiramente preparou-se o meio de cultura utilizando o meio ágar nutriente, pois este é propicio para cultura de diversos tipos de bactéria. Com o auxílio de um agitador magnético, misturou-se 0,8g de meio ágar nutriente desidratado com 40 ml de água para prepara-se através do aquecimento 20ml de meio de cultura em aspecto caudaloso.
O meio ágar nutriente, após o preparo, foi colocado na Placa de Petri e esterilizado na Estufa de Esterilização e Secagem à 120 °C. O procedimento citado foi o mesmo para o preparo das outras 2 Placas de Petri que serão utilizadas na pesquisa. Foram utilizados 2 alunos para coleta das amostras das mãos com hastes flexíveis de plástico com pontas de algodão sendo: uma amostra das mãos não-lavadas, uma amostra das mãos lavadas com álcool em gel e uma amostra das mãos após uma saudação formal (aperto de mão) entre o indivíduo que lavou as mãos e o que não fez a higiene devida. Após estes procedimentos, preparo das amostras e identificação das Placas de Petri, estas foram colocadas em uma Estufa para Cultura Bacteriológica à 37 °C durante um período de 48 horas. Após este período, as amostras foram retiradas da Estufa Bacteriológica para análise. Para análise dos resultados verificou-se a quantidade, morfologia das colônias e a dimensão das mesmas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostra das mãos não lavadas apresentou um número muito grande de formação de colônias, sendo que em uma delas foi identificada a morfologia irregular, branca e viscosa, e as demais circulares, brancas e viscosas, cobrindo toda dimensão da Placa de Petri. A amostra das mãos lavadas com álcool em gel apresentou um número muito menor de formação de colônias, sendo estas todas circulares, brancas e viscosas, cobrindo pontos isolados na Placa de Petri. A amostra após a saudação entre as mãos lavadas e as não-lavadas apresentou uma quantidade intermediaria de colônias, todas com morfologia circular, branca e viscosa, com grande aglomeração em alguns pontos e pontos isolados, mostrando assim, uma cobertura intermediaria. É importante enfatizar que o álcool em gel não eliminou 100% das bactérias, porém sua ação foi analiticamente eficiente, o que demostra a importância da higienização regular e periódica das mãos.
CONCLUSÕES:
Com base nos objetivos citados anteriormente e na análise dos resultados da pesquisa, concluiu-se que grande parte das infecções causadas por bactérias, tem como vias as mãos e estes seres patológicos estão presentes em abundancia em ambientes de uso coletivo, a exemplo o transporte público. Demonstrou-se também que, ao contrário do exposto pelo conhecimento popular, o álcool em gel não é totalmente eficaz na higienização, no tratante de bactérias, posto que houve formação de colônias na amostra das mãos lavadas com o mesmo, não desconsiderando o seu uso, pois diminuiu notavelmente o número de formação de colônias. Com base no objetivo inicial, a pesquisa teve resultado satisfatório, pois demonstrou experimentalmente a importância da higienização e o risco causado pela ausência da mesma.
Palavras-chave: Risco de infecção, Colônias de bactérias, Higiene Pessoal.