65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS VISTA POR UM NOVO VIÉS METODOLÓGICO
Lister claudio dos Santos Chaves - Universidade Federal do Maranhão
Wesley da Silva Queiroz - Universiade federal do Maranhão
Orientador: Prfº Me. Ramon Alcântara - Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Este trabalho relata a experiência de uma pesquisa vivida em sala de aula, por meio do subprojeto “Conhecendo Grajaú através de um resgate histórico e geográfico: novas perspectivas educacionais” na Escola “Ilton Nunes” no período de um ano. Mostra um resultado de uma pesquisa através de um experimento metodológico em sala de aula, elaborado em um plano de ação que teve como título: ”Aprendendo a ler e a escrever com a Geografia e a História”, que foi aplicado em uma turma de alunos selecionados em horário especial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva provar que podemos fazer uma educação de qualidade em qualquer ambiente, podendo chegar até ao problema de cada aluno, com eficácia e eficiência, em busca da solução para um melhor aprendizado.
MÉTODOS:
Esta experiência foi pensada por meio dos conceitos da Psicologia da Educação, através das seguintes abordagens: Psicologia da Gestalt, Epistemologia dialética de Wallon, Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, Psicanálise e dinâmica de grupo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Demonstra que estas teorias podem ser utilizadas em conjunto para pensar a realidade da sala de aula, operacionalizando os conceitos de acordo com cada situação. A aplicabilidade da metodologia diversificada e dinamizada tirou as tensões que existia na sala de aulas, gerando um maior desempenho dos alunos e que é possível a viabilidade de se aplicar várias metodologias em uma sala de aula, levando em consideração os diferentes contextos históricos dos alunos, sem exclusão, que proporcionou um maior rendimento no aprendizado de todos.
CONCLUSÕES:
. Em suma, como resultado, enfatiza que através do uso destas teorias metodológicas é possível Concluímos que, entender o aluno e transmitir um aprendizado dinâmico que se enquadre na situação, resulta em maior rendimento escolar. Demonstrmos que estas teorias podem ser utilizadas em conjunto para pensar a realidade da sala de aula, operacionalizando os conceitos de acordo com cada situação. Mostramos que, para uma educação mais qualificada, temos que levar em consideração todo processo histórico, metodológico e social do aluno.
Palavras-chave: Educação., Metodologia, Aprendisagem.