65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Uso didático do Kit Estrutura Molecular Artesanal: uma ferramenta revolucionária no ensino de Química Orgânica em uma escola pública em São Luís- MA
Marcos Vinicius do Lago Bezerra - Aluno - Colégio Militar 2 de Julho
Fiama Martins Cutrim - Instituto Federal do Maranhão
Moisés Rocha dos Santos - Monitor do Laboratório Interdisciplinar de Ciências - Colégio Militar 2 de Julho
Marcio Roberto Ferreira Costa - Professor Licenciado em Química/Orientador - Colégio Militar 2 de Julho
INTRODUÇÃO:
Lecionar não basta, é preciso fazer com que se aprenda. Por mais que estes termos sejam parecidos, é possível identificar a diferença entre os enunciados citados, posto que para lecionar basta dominar o conteúdo, mas para fazer com que se aprenda exige-se capacidade intelectual, criatividade e dedicação. Em razão disto, procurou-se revolucionar o ensino tradicional da disciplina Química em uma escola pública de São Luís- MA através de uma ferramenta didática chamada Kit Estrutura Molecular. Este recurso didático visa melhorar a demonstração de moléculas no plano tridimensional para que os alunos possam aprender a Química de maneira prática, dinâmica e participativa, criando assim um canal aluno-conteúdo que facilita as interações de ensino-aprendizagem. Como o material possui o custo elevado, confeccionou-se um modelo artesanal feito com materiais alternativos, para que cada aluno possuísse o seu e praticassem além da sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar de forma dinâmica e interativa o conteúdo de Química Orgânica no ensino médio.
MÉTODOS:
Utilizou-se na confecção do kit estrutura molecular artesanal os seguintes materiais: tesouras, bolas de isopor de medidas variadas, palitos de madeira que são utilizados corriqueiramente para assar churrasco, tintas com cores vivas, pinceis. Primeiramente pintou-se com os pinceis as bolas de isopor determinando para cada dimensão uma cor e um especifico átomo: para as menores a cor laranja e o átomo representativo Hidrogênio, para as médias a cor preta e o átomo Carbono, para as maiores deu-se a cor azul e o átomo Oxigênio e caso houvesse necessidade de representar outros átomos far-se-ia com outra dimensão e outra cor. Os palitos servem para representar as ligações e são cortados com a tesoura de acordo com as necessidades. A aula é ministrada pelo professor com o kit estrutura molecular original, montando-se a molécula que deseja demonstrar a frente e estimulando que, através da observação, os alunos a representem também em seus kits artesanais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a aplicação deste método inovador, percebeu-se o aumento da participação dos alunos na aula, aumentaram os questionamentos e com isso aumentou o entendimento do conteúdo. A estrutura molecular fez também com que os alunos não tivessem a necessidade de gravar o conteúdo, pois com o decorrer das aulas, a maioria já havia memorizado vários tipos de moléculas. Esta ferramenta serviu como alicerce para aulas como cadeias carbônicas, grupos funcionais, hibridização, entre outros. Verificou-se também, que além da compreensão do conteúdo, este método estimulou a concentração e organização do discente, posto que para montar sua molécula é preciso que tenha o seu material organizado e atenção ao modelo proposto. Pôde-se perceber com bastante clareza a mudança de postura daqueles jovens em relação à disciplina Química, pois aquele conteúdo que dizia-se abstrato e tradicional passou a fazer parte da realidade dos indivíduos em questão e desfez-se do tradicionalismo para adotar uma postura dinâmica e acessível.
CONCLUSÕES:
A criatividade na didática tem sido uma ferramenta de revolução na educação, pois o ensino tradicional faz com que vários eixos da construção do conhecimento fiquem atrofiados, pois a mente limita-se apenas na repetição, fazendo com que os alunos de capacidade intelectual ilimitada percam o interesse pelo conteúdo proposto. O desenvolvimento da interatividade é uma luz que os professores vem encontrando para a defasagem de recursos da rede pública de educação e a falta de estímulo dos alunos. O Kit Estrutura Molecular Artesanal também reforça um dos temas mais comentados pedagogicamente que é a humanização das ciências exatas, que chegam a ser abstratas para alunos de baixo poder aquisitivo que não conseguem perceber o quanto estão em desvantagem em relação a outros modelos de educação, fazendo assim com que aceitem de forma passiva o conteúdo não compreendido. A valorização da construção democrática do saber empregando métodos alternativos relacionados ao cotidiano do discente e a inovação na busca de práticas criativas em sala de aula desmistificará as ciências e dará oportunidade para que tenhamos muitos outros grandes mestres provenientes das diferentes camadas da sociedade.
Palavras-chave: Ensino criativo, Material alternativo, moléculas organicas.